SEGS Portal Nacional

Veículos

Fórmula E: Autódromo Internacional de Miami estreia no Campeonato Mundial 100% elétrico; veja o Guia do E-Prix de Miami de 2026

  • Terça, 27 Janeiro 2026 18:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eugenio Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

E-Prix de Miami troca o circuito de Homestead pelo Autódromo Internacional para Temporada 2025/2026 - Crédito: Fórmula E/Divulgação

Corrida acontece no sábado, 31 de janeiro; na sexta-feira, 11 pilotos estreantes entram na pista para o Treino Livre para Novatos

- Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E chega no sábado, 31 de janeiro, ao Autódromo Internacional localizado no Hard Rock Stadium;

- Circuito possui extensão total de 2,32 km e consiste em 14 curvas;

- Após conquistar a primeira vitória da Citroën Racing na Fórmula E, na Cidade do México, Nick Cassidy chega a Miami como líder do Campeonato Mundial.

A Temporada 12 (2025/26) do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E continua com a 3ª etapa, que acontecerá no Autódromo Internacional de Miami, localizado no Hard Rock Stadium, em 31 de janeiro de 2026.

Nick Cassidy é o atual líder da classificação do Campeonato Mundial de Pilotos, após uma vitória incrível para a Citroën Racing, logo na segunda corrida da equipe. O piloto neozelandês teve um início fulminante com a fabricante francesa, conquistando dois pódios nas duas primeiras etapas, após excelentes recuperações no grid.

Após duas rodadas, com uma estreia de temporada impressionante em São Paulo e uma atuação magistral na Cidade do México, os olhares de Miami estarão voltados para a Citroën.

Nick Cassidy, piloto do carro nº 37 da Citroën Racing, afirmou:

"Estou muito animado para correr no Autódromo Internacional de Miami. É sempre especial correr em um novo circuito pela primeira vez. Tivemos um ótimo início de temporada, principalmente com a vitória na Cidade do México, e o momento dentro da equipe Citroën Racing é muito animador. Todos estão se esforçando ao máximo, a energia está alta e nosso foco é continuar a construir sobre esse início e conquistar outro bom resultado em Miami".

Taylor Barnard, piloto do carro nº 77 da DS PENSKE, afirmou:

"Estou muito animado para correr em Miami, especialmente em um local tão lendário como o Autódromo Internacional de Miami. Trabalhamos muito duro, nos preparamos para esta corrida, e terminar em 4º lugar na Cidade do México mostrou que temos um ritmo forte e estamos no caminho certo. Esse resultado só nos deixou mais motivados, o objetivo no próximo fim de semana é lutar pelo pódio".

11 PILOTOS ENTRAM NA PISTA PARA O TREINO LIVRE DE NOVATOS
Antes do E-Prix de Miami, a Fórmula E realizará o Treino Livre para Novatos, com duração de 40 minutos, na sexta-feira, 30 de janeiro.

Após o sucesso das sessões anteriores em Roma, Misano e Jeddah, o evento retorna e oferece aos "estreantes" a oportunidade de pilotar a atual geração de carros da Fórmula E, o GEN3 Evo.

Esta iniciativa surge na sequência do segundo Teste Exclusivo para Mulheres da Fórmula E, realizado durante a pré-temporada em Valência, em outubro, e reforça ainda mais o compromisso da Fórmula E e da FIA em criar caminhos diversos e inclusivos para a próxima geração de pilotos.

A lista completa de pilotos, com participação de homens e mulheres, é a seguinte:

Porsche: Ayhancan Güven
Jaguar TCS Racing: Alessandro Giusti
Nissan: Abbi Pulling / Gabriele Mini
Mahindra Racing: Chloe Chambers
DS Penske: Nikita Bedrin
Andretti: Dennis Hauger
Envision Racing: Zak O'Sullivan
Citroën Racing: Théo Pourchaire
Cupra Kiro: Pepe Martí
Lola Yamaha ABT: Hugh Barter

Fórmula E chega a um novo circuito, em Miami

Esta será a terceira edição do E-Prix de Miami, com a prova inaugural realizada em 2015 no Circuito de Rua de Biscayne Bay, no coração do centro da cidade. Foi a quinta corrida na história do Campeonato - que acaba de celebrar a 150ª prova com o E-Prix da Cidade do México, no início deste mês-, tendo sido vencida por Nico Prost, da equipe e.dams Renault. Jean-Éric Vergne, agora na Citroën Racing, garantiu a Julius Baer Pole Position para a Andretti Autosport, enquanto Scott Speed conquistou o único pódio para um piloto norte-americano na Fórmula E, ao terminar em segundo lugar em sua corrida em casa.

O campeonato retornou uma década depois, no evento do ano passado, no Homestead-Miami Speedway, que viu Pascal Wehrlein conquistar a vitória e seu então companheiro de equipe, António Félix da Costa, terminar em terceiro pela Porsche Formula E.

O brasileiro Lucas di Grassi também garantiu seu primeiro pódio pela equipe Lola Yamaha ABT, terminando em segundo. Norman Nato (Nissan Formula E) também conquistou sua primeira pole position na Fórmula E.

De volta pela terceira vez à cidade, o paddock agora será formado no Autódromo Internacional de Miami. Este local será familiar para alguns dos pilotos, já que sediou a edição inaugural do EVO Sessions, em 2025, onde alguns dos maiores nomes do entretenimento e do esporte tiveram a oportunidade de experimentar os carros GEN3 Evo.

Sujeito à homologação da FIA, o circuito tem 2,32 km de extensão e consiste em 14 curvas.

Fórmula E reforça sustentabilidade no E-Prix de Miami de 2026

Com a conquista da Certificação B Corp pela Formula E, que consolida sua posição como referência em inovação sustentável no esporte, a categoria continua a apoiar as comunidades e o meio ambiente, como parte de seu propósito mais amplo de acelerar o progresso humano sustentável.

Desde programas de impacto social de base e projetos comunitários locais apoiados pelo Fundo Better Futures, até o fornecimento de energia renovável para o evento e sistemas robustos de gestão de resíduos, a sustentabilidade social e ambiental permanece intrínseca ao DNA da Formula E.

As credenciais de sustentabilidade no E-Prix de Miami de 2026 incluem:

- Fontes de energia sustentáveis: O E-Prix de Miami será alimentado por uma combinação de fontes de energia, incluindo eletricidade da rede, óleo vegetal hidrotratado sustentável (combustível "verde" HVO), sistema de armazenamento de energia em baterias junto à pista e energia solar, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e apoiando um fornecimento de energia mais resiliente e com menor emissão de carbono.

- Redução das emissões do transporte aéreo de carga: A Fórmula E continua a reduzir as emissões de CO2 relacionadas ao transporte de carga na Temporada 12, otimizando a logística, reduzindo o transporte aéreo de três para dois aviões e aprimorando as soluções de transporte marítimo.

FIA Girls on Track no E-Prix de Miami de 2026

Reafirmando seu compromisso com a educação e a inclusão de gênero no automobilismo, a iniciativa FIA Girls on Track para a Temporada 12 visa alcançar ainda jovens mulheres em todas os locais de prova, apoiando a crescente demanda por oportunidades e suporte para que elas sigam carreira no automobilismo.

As atividades do programa FIA Girls on Track para o E-Prix de Miami de 2026 incluem:

- O programa FIA Girls on Track receberá até 120 jovens mulheres durante a semana da corrida. As participantes poderão desfrutar de workshops, jogos, palestras sobre carreiras e uma visita guiada aos boxes, promovendo o empoderamento e a educação no automobilismo e na engenharia.

- O programa FIA Girls on Track tem o orgulho de contar com o apoio da Hankook (Parceira Apresentadora) e da AutoLiv (Parceira Oficial).

Fórmula E reforça a educação STEM no E-Prix de Miami de 2026

O E-Prix de Miami coloca a educação STEM (da sigla Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês), o desenvolvimento de habilidades e as futuras carreiras no centro de sua estratégia de impacto social, utilizando as corridas de carros elétricos como uma plataforma prática para inspirar a próxima geração.

Em colaboração com a equipe de Relações com a Comunidade do Hard Rock Stadium, a Fórmula E desenvolveu uma programação para a semana da corrida que prioriza o acesso, a educação e as oportunidades de longo prazo para jovens em Miami, garantindo que o evento deixe um legado significativo e relevante para a comunidade local.

- Driving Force apresentado por PIF E360: O Driving Force retorna a Miami após seu lançamento na cidade na temporada passada, oferecendo duas oficinas escolares próximas ao local da corrida e a primeira oficina da Fórmula E em plena pista, envolvendo jovens com STEM e sustentabilidade, através da perspectiva das corridas elétricas. Além das atividades durante a semana da corrida, a Fórmula E continuará a promover seus planos de aula gratuitos para professores em toda a Flórida, permitindo que educadores continuem inspirando alunos muito depois da bandeirada final e garantindo um legado educacional duradouro do evento.

- Parceria do Fundo Better Futures com a Miami EdTech: Através do Better Futures Fund, a Fórmula E está investindo €25.000 na Miami EdTech para implementar o STEM in Motion, programa prático de mobilidade elétrica e STEM, que apoia 60 meninas de comunidades sub-representadas em Miami. Combinando engenharia de veículos elétricos, mentoria de mulheres na área de STEM e contato com corridas de veículos elétricos, o programa desenvolve autoconfiança, habilidades técnicas e abre caminhos para futuras carreiras em mobilidade, sustentabilidade e tecnologia.

- Tour Comunitário da Fórmula E: Um Tour Comunitário aprimorado, com foco no engajamento em STEM, receberá até 275 participantes de organizações e escolas locais que trabalham com jovens para se envolverem com STEM. Os participantes vivenciarão meio dia no circuito, incluindo uma visita aos boxes, acesso à arena de jogos e ao Treino Livre 1, além de outras sessões que conectarão a emoção do automobilismo com inspirações de carreira no mundo real.

Fórmula E firma parceria com o Google Cloud

Antes do E-Prix de Miami, Fórmula E e Google Cloud anunciaram parceria plurianual, com o Google Cloud nomeado Parceiro Principal de Inteligência Artificial do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. O objetivo central da parceria é demonstrar o potencial da inteligência artificial (IA) para gerar impacto positivo em todas as operações da Fórmula E, da corrida à torcida.

Este acordo plurianual baseia-se na parceria oficial formalizada em janeiro de 2025. A significativa ascensão do Google Cloud ao status de Parceiro Principal envolve a adoção, pela Fórmula E, de ainda mais tecnologias do Google Cloud para seus negócios, como a integração de modelos Gemini em todo o seu ecossistema para acelerar o desempenho, proporcionar operações mais rápidas e eficientes e demonstrar inovação em um cenário global.

Fórmula E faz história no esporte

Antes do E-Prix de Miami, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E anunciou que se tornou o primeiro esporte a obter a certificação B Corp no mundo. Ao garantir esse status, a categoria concretiza sua missão de "Tornar o Progresso Emocionante", desafiando uma indústria esportiva que tradicionalmente prioriza o espetáculo em detrimento do impacto social.

Esse reconhecimento lembra ao mundo esportivo como a Fórmula E busca o sucesso e a inovação, tanto dentro quanto fora das pistas, estabelecendo novo padrão global para o que o esporte moderno pode ser.

Para a certificação B Corp da Fórmula E, foram essenciais os altos padrões sociais e ambientais nos eventos de corrida, as contribuições significativas para as comunidades locais por meio de programas de impacto social direcionados, as estratégias de bem-estar dos funcionários que seguem as melhores práticas e o compromisso da empresa com a transparência e a responsabilidade.

A Fórmula E fez o anúncio no Fórum Econômico Mundial em Davos, após o recente lançamento global do GEN4 – o carro mais avançado da história da categoria totalmente elétrica – com construção 100% reciclável e 20% de materiais reciclados, pronto para estrear nas pistas na próxima temporada. Projetado para corridas a 320 km/h, o GEN4 prova que a engenharia sustentável não compromete a velocidade de ponta.

Lucien Laviscount é o Embaixador de Marca da Fórmula E

Lucien Laviscount foi anunciado como Embaixador Oficial de Marca para a temporada 2025/26 da Fórmula E, consolidando a forte relação desenvolvida ao longo do último ano com a série.

Lucien já esteve presente em diversas corridas da Fórmula E em mercados importantes, incluindo o E-Prix de Miami do ano passado, além de México, Mônaco e Londres, tornando-se rapidamente uma figura conhecida e bem-vinda no paddock. Sua crescente influência no entretenimento, na moda e na cultura jovem, bem como sua paixão genuína pelo Campeonato e seus valores, fazem dele a escolha ideal para o papel de Embaixador, à medida que a Fórmula E expande sua presença cultural.

Seu portfólio inclui atuações marcantes em "Emily em Paris", "Tinsel Town", "Scream Queens", "Snatch - Porcos e Diamantes" e na releitura moderna da Amazon de "No Seu Natal ou no Meu?", com um ano repleto de projetos internacionais de cinema e televisão pela frente, incluindo "De Férias Com Você".

Onde assistir ao E-Prix de Miami de 2026

A torcida pode descobrir no link https://fiaformulae.com/en/ways-to-watch como acompanhar a ação do E-Prix de Miami, com Treino Livre 1 ainda na sexta-feira, após o Treino Livre para Novatos.

No sábado, dia 31 de janeiro, a programação traz, a partir de 09h30 de Brasília, o Treino Livre 2, Classificação e, por fim, a corrida começando às 16h05 de Brasília (14h05, horário local).

Para o Brasil, a transmissão do E-Prix de Miami de 2026 fica a cargo de Band/BandSports e do canal Grande Prêmio.

Sobre a Fórmula E

O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E é conhecido como a próxima evolução do automobilismo. Como a primeira competição totalmente elétrica do mundo, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E funciona como um "laboratório vivo de alta velocidade, onde inovação e adrenalina se encontram.

O campeonato atingiu a marca de 150 corridas e serve como um importante campo de testes para os principais fabricantes automotivos do mundo — incluindo Porsche, Jaguar, Nissan, Stellantis, Mahindra e Lola Cars — para inovar e refinar as tecnologias de veículos elétricos (EV) que definirão a mobilidade urbana do futuro.

Por trás desse desempenho está um profundo compromisso com o impacto. A Fórmula E é uma empresa certificada pela B Corp — o primeiro e único esporte do mundo a obter essa certificação —, refletindo sua dedicação a altos padrões de transparência social e ambiental. É também o único esporte do mundo a ser Net Zero Carbon desde sua criação, se tornando recentemente o primeiro a obter a certificação BSI Net Zero Pathway, estabelecendo uma nova referência global para ações climáticas baseadas em ciência.

Como um desafiante progressista no cenário esportivo, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E é definido por sua competição imprevisível, disputada roda a roda. Em 11 temporadas, o campeonato coroou 10 campeões diferentes, provando ter um dos títulos mais competitivos e abertos do esporte de nível mundial. Tendo compromisso com a acessibilidade e um grid de pilotos e fabricantes de primeiro nível, o campeonato continua a reescrever as regras do esporte de elite, envolvendo uma nova geração que valoriza a ambição proposital e a ação destemida.

Sobre a ABB

A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar seu conhecimento em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis para terem um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun” (Projetado Para Superar). A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB são listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Jan 27, 2026 Veículos

Dürr instala paint shop do futuro para primeira empresa…

Jan 27, 2026 Veículos

Função da bomba de direção hidráulica e sinais que…

Jan 26, 2026 Veículos

Daimler Truck apresenta o Mercedes-Benz NextGenH2 Truck…

Jan 26, 2026 Veículos

Concessionárias Bamaq GWM abrem temporada de descontos…

Jan 26, 2026 Veículos

Fórmula E e Google Cloud anunciam Parceria Principal…

Jan 23, 2026 Veículos

Mercedes-Benz CLA elétrico lidera o Euro NCAP 2025 como…

Jan 23, 2026 Veículos

Jeep Nature Expedições inicia temporada 2026 pelas…

Jan 23, 2026 Veículos

GWM Poer P30 encara o Rally Cerapió 2026 como teste de…

Jan 22, 2026 Veículos

VWCO amplia em 10% seu centro de peças e acessórios

Jan 22, 2026 Veículos

GWM lança primeiro comercial automotivo do Brasil feito…

Jan 22, 2026 Veículos

Audi Revolut F1 Team é apresentado em Berlim

Jan 21, 2026 Veículos

Ram inicia pré-reserva da nova Dakota com condições…

Jan 21, 2026 Veículos

A importância de escolher o lubrificante correto para o…

Jan 21, 2026 Veículos

Audi Revolut F1 Team: apresentação da equipe será…

Jan 20, 2026 Veículos

Ford Racing conquista duplo pódio no Rally Dakar 2026

Jan 20, 2026 Veículos

Transporte de caminhões pesados, médios e semipesados…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version