SEGS Portal Nacional

Veículos

Dia do Carro Antigo: saiba quais os principais cuidados que colecionadores devem ter com seus veículos

  • Sexta, 24 Outubro 2025 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caio Loura
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

LeMans-20230630-153356-EraMedia-MikaPietrus

Óleos desenvolvidos para carros clássicos garantem proteção contra corrosão e o funcionamento correto do motor após longo período em repouso

Caio LouraNo dia 28 de outubro, é celebrado o dia do Carro Antigo no estado de São Paulo. Para os apaixonados por automóveis, ter um carro antigo na garagem é uma grande conquista, seja por conta de ser um modelo raro que não é mais fabricado ou por ter uma história marcante por trás da marca ou do modelo.

Para os colecionadores, os cuidados com o carro precisam ser diferentes se comparados aos de um carro novo, principalmente em relação ao motor. Motores mais antigos não utilizavam as mesmas técnicas de produção atuais, eram feitos com menos precisão e menos tecnologia embarcada. As folgas e tolerâncias eram maiores, os tratamentos superficiais eram mais simples ou mesmo não existiam e os sistemas hidráulicos no motor eram restritos a poucos modelos. De maneira geral, os motores eram desenvolvidos para trabalhar em conjunto com óleos de viscosidade mais alta, preenchendo de maneira correta essas folgas. Por esse motivo, utilizar um óleo de baixa viscosidade, como os atuais, em motores antigos, na maioria das vezes, não é uma boa ideia.

Atualmente, é comum que os óleos de motor sejam sintéticos e de baixa viscosidade para atender a essas exigências de alta durabilidade, proteção e eficiência no consumo de combustível. Mas quando olhamos para um motor de carro antigo, ele não conta com todos esses avanços. Além disso, esses veículos costumam ficar muito tempo parado nas garagens e necessitam de manutenção adequada, principalmente na hora da troca do óleo.

“É extremamente importante que os donos de carros clássicos, com motores antigos, utilizem óleos especiais para seus motores. A tecnologia atual – tanto dos óleos quanto dos motores - não cabe para as unidades de décadas atrás”, explica Danilo Silva, especialista de produtos da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia.

“É importante que o filme lubrificante - uma camada de fluido - do óleo, no caso, que se forma entre duas superfícies para separá-las - tenha uma capacidade de adesão superior, para que perdure por um bom tempo, mesmo que o motor fique em repouso sem circulação de óleo. Isso garante proteção contra corrosão e que a partida após esse período de inatividade seja feita de forma segura e eficaz”, reforça

Aditivos: importantes para motores clássicos

Em muitos motores clássicos, as condições de trabalho e os requisitos sobre os lubrificantes eram diferentes em relação ao regime de lubrificação da parte superior no cabeçote. Ali, ocorre o regime limite de lubrificação, quando há mais carga entre as peças metálicas, e o contato das superfícies metálicas.

“Nessa condição, não há filme lubrificante espesso entre as superfícies, ou seja, as peças se tocam e a camada de óleo é extremamente fina. A proteção da superfície é obtida através de aditivos que fazem parte da fórmula do óleo, adicionados cuidadosamente na proporção e nos tipos corretos para fazer o trabalho de proteção das peças que são submetidas a essa condição limite”, finaliza Silva.

A linha Classic Motul foi desenvolvida para, justamente, atender aos donos desses carros. Desde óleos de motor monoviscosos minerais, de poder detergente baixo, até semissintéticos multiviscosos, com poder médio de detergência, para clássicos mais modernos.

Além de óleos de motor, a Motul conta com uma linha de aditivos, com um preservador de gasolina para situações de longos períodos de armazenamento desse combustível no tanque.

Sobre a Motul

Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Tour de France, UCI, Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, entre outros.

Além da rede de distribuidores Motul espalhada pelo Brasil, é possível adquirir os produtos da companhia nas lojas oficiais da marca no Mercado Livre e na Shopee.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version