Uso do celular é apontado como principal vilão do trânsito por 76% dos motoristas, revela pesquisa do Sem Parar
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Tatiane Santos
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
Levantamento realizado para entender comportamento de motoristas em relação à Semana Nacional de Trânsito, mostra ainda que 2 em cada 3 motoristas já sofreram acidentes e 1 em cada 5 foi vítima de violência no trânsito
O Sem Parar, plataforma de soluções para o carro, realizou uma pesquisa para entender as percepções e preocupações sobre a segurança no trânsito atualmente, em alusão à Semana Nacional de Trânsito. Entre os principais resultados da pesquisa, o uso do celular ao volante permanece como a maior preocupação dos motoristas brasileiros: 76% dos entrevistados apontam o aparelho como o principal vilão das ruas e estradas, superando inclusive o excesso de velocidade e a criminalidade, que aparece apenas em sétimo lugar, com 44%.
Os dados ainda revelam um cenário preocupante: cerca de dois em cada três motoristas (69%) afirmaram já ter se envolvido em algum tipo de acidente de trânsito, e um em cada quatro motoristas já se envolveu em discussões ou brigas no trânsito. Além disso, 22% dos entrevistados já foram vítimas de algum tipo de violência ou crime enquanto dirigiam. Entre os casos mais relatados estão agressões verbais ou físicas (45%) e furtos de equipamentos do carro (35%).
Apesar de apenas uma parcela dos motoristas ter vivenciado diretamente episódios de violência, a preocupação com a segurança é um fator comum. A pesquisa mostra que 77% dos condutores já adotaram medidas de autoproteção no dia a dia, mesmo sem terem sido vítimas. As estratégias mais comuns são não permanecer muito tempo parado dentro do veículo (79%) e evitar ruas consideradas perigosas (71%).
Outro fato relevante é a percepção de risco: 67% dos motoristas acreditam que dirigir em áreas urbanas é mais perigoso do que em estradas. Além disso, a maioria dos entrevistados (66%) considera essencial contar com seguros automotivos como forma de proteger o patrimônio.
“A pesquisa revela um alerta claro: o celular se consolidou como a principal preocupação da segurança viária, mas o problema vai além da distração ao volante, como acidentes, discussões e até episódios mais graves. Os resultados reforçam a necessidade de campanhas educativas contínuas e de ações integradas de autoproteção entre autoridades, sociedade civil e iniciativa privada para reduzir acidentes, prevenir a violência e tornar o trânsito mais seguro” diz Jose Luiz Machado, Diretor de Seguros do Sem Parar.
A Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre 18 e 25 de setembro, é um marco nesse movimento, estimulando a conscientização e promovendo atitudes mais responsáveis nas ruas.
Sobre a pesquisa
O estudo foi conduzido entre os dias 8 e 15 de setembro, com clientes do Sem Parar, com mais de 400 respondentes. A margem de erro de 5% e intervalo de confiança de 95%.
Sobre o Sem Parar
Em 2025, o Sem Parar, plataforma de soluções para o carro, pioneiro nos serviços de pagamentos automáticos no Brasil, completa 25 anos. O Sem Parar é uma empresa do grupo norte-americano Corpay. Com mais de 7,5 milhões de tags ativas, está em 100% da malha pedagiada nacional e é aceito em mais de 8 mil pontos urbanos credenciados entre estacionamentos, postos de combustível, drive-thrus, lava-rápidos e condomínios. Com o SuperApp Sem Parar, principal elemento de conexão com clientes, a empresa descomplica a rotina de motoristas de todo Brasil, com mais de 30 produtos e serviços além da já conhecida tag Sem Parar. Atualmente, o Sem Parar dispõe de amplo portfólio de planos e serviços, que se encaixam no perfil de cada cliente e podem ser adquiridos em mais de 10 mil pontos de venda próprios e de parceiros, por meio do site Sem Parar ou pelo Televendas. Sem Parar foi ganhador de 10 prêmios Reclame Aqui e das seguintes premiações organizadas pelo jornal O Estado de S. Paulo: Prêmio Mobilidade (2022), Melhores Serviços (2019|2020|2023|2024), Marcas Mais (2020|2021|2022|2023|2024) e está listada entre as 100 empresas mais influentes em mobilidade urbana do Brasil (2022|2023|2024). A empresa também foi reconhecida pelo prêmio O Melhor de São Paulo, da Folha de São Paulo (2015|2016|2017|2018|2024). Em 2025, o Sem Parar foi listado na 26ª posição do ranking Brand Finance, que avalia as marcas mais valiosas e influentes do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>