SEGS Portal Nacional

Veículos

Pirelli conclui primeiro teste de pneus da MotoGP™ em Misano

  • Quarta, 17 Setembro 2025 18:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Giorgio Barbier, Diretor de Competições de Moto da Pirelli: “Estamos satisfeitos com a boa relação de trabalho e os resultados alcançados. A aderência, a velocidade de aquecimento e a confiabilidade são as características mais apreciadas dos nossos novos pneus.”

Para o teste, foram utilizadas as motos atuais com os dispositivos de altura de condução desativados e, em alguns casos, com a aerodinâmica modificada e ajustada para simular a configuração das máquinas de 850cc que vão estrear em 2027.

A Pirelli trará sua própria filosofia de desenvolvimento para a MotoGP™: pneus para uso exclusivo da categoria principal, conforme exigido pelo regulamento, mas criados com tecnologias e processos de produção em série na fábrica alemã de Breuberg.

A Pirelli concluiu os testes iniciais com seu primeiro protótipo de pneus para a MotoGP. A companhia, que será a fornecedora exclusiva da categoria principal a partir de 2027, submeteu os pneus à avaliação dos pilotos das equipes de teste dos cinco fabricantes que participam do Campeonato Mundial: Augusto Fernandez pela Yamaha, Daniel Pedrosa pela KTM, Takaaki Nakagami pela Honda, Lorenzo Savadori pela Aprilia e Michele Pirro pela Ducati.

O objetivo deste primeiro teste, que ocorreu hoje no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli em condições meteorológicas predominantemente ensolaradas e pista seca, com temperaturas do asfalto entre 25°C e 43°C, foi obter feedback para continuar o desenvolvimento e o processo de definição das características dos pneus dianteiros e traseiros que serão utilizados na MotoGP.

A Pirelli organizou e definiu os parâmetros e o plano de execução do teste em acordo com os fabricantes e disponibilizou sete conjuntos de pneus para cada equipe, em duas versões diferentes para a dianteira e três para a traseira, nas medidas atualmente utilizadas na MotoGP, ou seja, 17 polegadas de diâmetro para aros. com largura de 4” na dianteira e 6,25” na traseira. Os novos pneus Pirelli, conforme exigido pelo regulamento, foram testados com as motos que estão competindo na temporada atual, com dispositivos de altura de condução desativados e, em alguns casos, desajustados, e com alterações aerodinâmicas apropriadas para torná-las o mais semelhantes possível em termos de características e performance à configuração das novas motos de 850cc, que serão utilizadas na nova era do Campeonato Mundial a partir de 2027.

Os pneus Pirelli para a MotoGP serão produzidos na fábrica da empresa em Breuberg, na Alemanha, a mesma que produz todos os pneus radiais de corrida para motocicletas e alguns dos modelos de maior sucesso para uso em estradas. A escolha é motivada pelo fato de que a Pirelli pretende aplicar à MotoGP a filosofia básica que orientou todo o desenvolvimento dos pneus para motocicletas de corrida produzidos pela empresa nas últimas décadas, ou seja, utilizar as tecnologias e os processos de produção já existentes em favor da sustentabilidade do projeto da MotoGP, da qualidade do produto e da facilidade de transferência da tecnologia e da experiência adquirida na principal competição de motocicletas para produtos destinados ao uso nas ruas.

Giorgio Barbier, Diretor de Competições de Moto da Pirelli, afirmou: “O teste em Misano foi o primeiro passo em nosso retorno ao Campeonato Mundial, e estamos muito satisfeitos tanto com a excelente relação de trabalho que foi estabelecida entre nossos engenheiros e todas as equipes e pilotos dos times de teste quanto com a performance dos pneus. O teste decorreu conforme o plano previsto, que também incluiu uma simulação de corrida Sprint, e os primeiro feedback é muito encorajador – este teste gerou muitos dados que serão analisados para continuarmos nosso trabalho de desenvolvimento dos pneus Pirelli MotoGP. As características mais apreciadas são, definitivamente, a aderência, a velocidade de aquecimento e a confiabilidade. Decidimos abordar a MotoGP com a mesma filosofia que sempre nos distinguiu nas corridas de motovelocidade: os pneus terão de ser dedicados exclusivamente à categoria principal, porque é isso que o regulamento exige. Também queremos explorar as tecnologias e processos consolidados ao longo de anos de produção com o triplo objetivo de tornar nossa participação neste campeonato um exemplo virtuoso de sustentabilidade no motorsport, oferecendo uma construção de qualidade e homogênea do produto e por último, mas não menos importante, transferindo mais diretamente as tecnologias e o know-how que desenvolveremos na MotoGP para pneus destinados ao uso em estradas, para o benefício dos motociclistas ao redor do mundo”.

O acordo de cinco anos firmado com a Dorna prevê, além do fornecimento para a MotoGP, a prorrogação até 2031 do contrato já em vigor para os Campeonatos Mundiais de Moto2™ e Moto3™ da FIM, considerados a mais importante forja de talentos da motovelocidade mundial, e para as copas de talentos que fazem parte do Road to MotoGP™, a iniciativa global que identifica as competições e programas para jovens pilotos que a MotoGP apoia em todo o mundo. O objetivo: aumentar a acessibilidade e a igualdade de oportunidades. A Pirelli, pelo mesmo período de cinco anos, seguirá como a fornecedora oficial e exclusiva de pneus para todas as categorias do Campeonato Mundial JuniorGP FIM, Idemitsu Asia Talent Cup, Northern Talent Cup, Red Bull MotoGP Rookies Cup e MiniGP World Series FIM.

Com o fornecimento para Moto2 e Moto3 desde 2024 e agora também para a principal competição mundial de protótipos de motovelocidade em pista, a Pirelli se torna a primeira fabricante de pneus a fornecer para todas as categorias do Campeonato Mundial e para as mais prestigiadas competições mundiais de motovelocidade.

Este contrato de fornecimento exclusivo coroa o compromisso da Pirelli com as corridas de motocicletas e, de maneira mais geral, com os esportes a motor, nos quais o grupo italiano está envolvido desde 1907, ano em que venceu a corrida Paris-Pequim. O motorsport faz parte do DNA da Pirelli e sempre desempenhou um papel fundamental na estratégia da empresa. Hoje, a Pirelli fornece pneus para mais de 350 campeonatos, tanto de duas como de quatro rodas, e tem mais de vinte anos de experiência como fornecedor exclusivo para todas as classes do Campeonato Mundial de Superbike da FIM. A Pirelli também participa do Campeonato Mundial de Motocross da FIM há décadas, com um cartel de 82 títulos mundiais, e é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA™ desde 2011, além de fornecedora da Fórmula 2 da FIA, Fórmula 3 da FIA, Campeonato Europeu Regional de Fórmula da Alpine, GT World Challenge e várias outras categorias nacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version