Logo
Imprimir esta página

Cummins apresenta eixo de 38 toneladas e inaugura nova fase em aplicações off-highway severas

Eixo Tandem Eixo Tandem

Eixo de maior capacidade já desenvolvido pela empresa é resultado de engenharia local com apoio global e marca a consolidação da líder em tecnologia de energia em novos mercados de mineração e construção pesada

A Cummins Brasil dá um passo estratégico na ampliação de seu portfólio para veículos fora de estrada com o lançamento do novo eixo tandem MT 38-610, desenvolvido para aplicações severas em mineração. Com capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e Peso Bruto Combinado (PBC) de até 150 toneladas, o modelo inaugura uma nova geração de soluções voltadas ao segmento off-highway.

O eixo MT 38-610 surge como resposta a uma necessidade operacional cada vez mais presente em aplicações fora de estrada, que exigem robustez e alta capacidade para operações severas de mineração — como o transporte de materiais entre áreas de escavação e processamento, em terrenos irregulares e sem infraestrutura viária. A aplicação do eixo é exclusivamente fora de estrada.

Engenharia e validações locais com apoio global

O desenvolvimento do MT 38-610 contou com colaboração da engenharia global da Cummins no segmento off-highway, integrando soluções já aplicadas em veículos canavieiros e madeireiros. “O projeto mescla componentes já consagrados, como a redução nos cubos, a novos conjuntos dimensionados especialmente para essa carga — com destaque para a adoção de cinco planetárias por cubo de roda, o que permite maior distribuição de torque e menor esforço individual por engrenagem, elevando a resistência e a durabilidade sob condições extremas”, explica Thabata R. Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil.

A validação do eixo incluiu mais de 80% dos testes realizados no Brasil, na unidade de Osasco (SP), com otimizações no Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) para suportar as exigências e padrões de qualidade. Outros testes complementares foram realizados nos Estados Unidos.

O eixo foi projetado para ser montado na própria planta de Osasco, sem necessidade de grandes adequações industriais, com aproveitamento da linha de eixos com redução no cubo já existente. A montagem inclui uma fase inicial de preparação dos conjuntos e utiliza peças com elevado percentual de conteúdo local estimado em que reflete o fortalecimento da cadeia de fornecedores locais.

Entre os componentes nacionais estão as carcaças dos eixos (anterior e posterior), caixa das engrenagens do cubo de roda, tambor de freio, freios, câmaras de freio, suportes das câmaras e itens de fixação como parafusos, porcas e arruelas.

Para suportar o aumento de carga, o eixo MT 38-610 adota um novo conceito de fixação: o componente da extensão da carcaça em que é montado o cubo de rodas, é agora parafusado tanto à carcaça quanto ao freio, formando um conjunto rígido e reforçado — em substituição à configuração tradicional de pinos e prensagem. A solução foi inspirada em práticas já consolidadas no exterior e permite ganhos em robustez e flexibilidade de projeto, sem comprometer a confiabilidade.

A Cummins desenvolveu o eixo para operar com três diferentes relações de redução: 5.41, 6.18 e 7.21, ampliando a versatilidade de aplicação conforme a exigência da operação. Para sua montagem, foi necessário realizar instruções específicas aos operadores quanto ao manuseio e encaixe de determinados componentes, assegurando a correta instalação e desempenho do conjunto.

Desenvolvido com foco em robustez e alta capacidade, o eixo MT 38-610 amplia as possibilidades de aplicação em diferentes configurações veiculares voltadas ao transporte em ambientes severos como aplicações de mineiração.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto