SEGS Portal Nacional

Veículos

Brasil lidera mercado global de carros blindados e aposta em novos modelos de acesso como 'carro por assinatura'

  • Terça, 17 Junho 2025 18:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katlen
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Freepik

Alan Lewkowicz*

Nos grandes centros urbanos há uma crescente preocupação especialmente com a segurança pessoal e por isso simultaneamente tem se fortalecido o setor de veículos blindados. Como um carro blindado muitas vezes dobra de valor, por isso comprá-lo nem sempre é uma boa opção. Uma alternativa muito valorosa neste caso é fechar um contrato de um carro blindado por assinatura.

No ano passado, segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), o Brasil blindou 34.402 carros, se tornando o País com a maior frota de carros blindados do mundo. E os números do setor chegam mesmo a impressionar, com o faturamento anual aproximado do segmento chegando a R$3,5 bilhões, conforme dados daquela mesma entidade.

Hoje, o País não apenas lidera em volume, como também inova nas formas de acesso à segurança da blindagem. Além da compra de veículos blindados, cada vez mais consumidores têm optado por alternativas como o aluguel de veículos blindados por assinaturas, com modelos mais seguros, que oferecem praticidade e menos burocracia.

Algumas fabricantes, como a Mitsubishi, foram as primeiras que passaram a disponibilizar SUVs blindados em programas online de assinatura, como o ‘MIT Assinatura’. A disponibilidade permite que o consumidor escolha, por exemplo, modelos com proteção balística como Eclipse, Pajero e Nova Triton, sem naturalmente aquela necessidade de aquisição definitiva.

A expansão do mercado de blindados no Brasil também tem refletido em transformações no comportamento do consumidor urbano com maior poder de compra. Se antes a blindagem era associada apenas a figuras públicas e grandes empresários, hoje ela é vista como uma solução viável também para famílias, profissionais liberais e pequenas empresas. Com isso, o setor deve continuar crescendo, impulsionado tanto pela demanda por segurança quanto pela flexibilização no acesso a veículos protegidos.

A blindagem é uma prática que tem crescido muito hoje em dia, mas a prática de blindar meios de transporte remonta à antiguidade, quando os chineses utilizavam chapas de metal e madeira reforçada em navios ou nas chamadas máquinas de cerco para se protegerem de flechas e projéteis. A blindagem automotiva moderna, no entanto, começou a tomar forma no fim do século 19 e início do século 20. O marco inicial desse avanço foi desenvolvido pelo engenheiro britânico, Frederick Richard Simms, da empresa Motor War Car, que projetou entre 1899 e 1902 um dos primeiros veículos motorizados blindados.

Outros eventos também estimularam essa prática. A Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, impulsionou significativamente a popularização da blindagem para uso militar, com o surgimento dos tanques de batalha e a evolução e outros veículos blindados para guerra. Para o uso exclusivamente civil, a blindagem só começou a se consolidar nos anos seguintes, com destaque para os chamados ‘armored trucks’, ou seja, os primeiros carros-fortes utilizados para o transporte de valores nos Estados Unidos. Houve também mais iniciativas como a da Bellamore Armored Motor Bank Car, em 1910, que concebeu um inovador e arrojado projeto de serviços bancários móveis.

No Brasil, os primeiros veículos blindados civis surgiram nos anos 1950, fabricados pela empresa Massari para atender transportadoras de valores. No entanto, foi somente a partir da década de 1990 que o mercado começou a se expandir de forma mais acelerada, impulsionado por fatores como o aumento da violência urbana e a maior disponibilidade de tecnologias de blindagem voltadas para o uso pessoal.

*Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo. Foi diretor de operações do Grupo Aba, sócio/conselheiro da Maestro Frotas e sócio fundador da startup ComparaCAR, agregador de ofertas de compra e carros por assinatura. É CEO da ComparaCAR, uma MetaSearch (MetaBusca) que consolida todas as ofertas dos portais do segmento automotivo. 

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Dez 03, 2025 Veículos

Revisão do sistema de freio do veículo garante…

Dez 03, 2025 Veículos

Férias e estrada? Veja como os gases industriais…

Dez 03, 2025 Veículos

Tecnologia de Realidade Aumentada TeamViewer acelera…

Dez 02, 2025 Veículos

Luciana Felix dá 5 dicas de manutenção preventiva para…

Dez 02, 2025 Veículos

5ª edição do Autoconcept 2025 traz ao Brasil os maiores…

Dez 01, 2025 Veículos

Dia perfeito para Piastri enquanto a disputa pelo…

Dez 01, 2025 Veículos

Procura por veículos utilitários de trabalho 0KM sobe…

Dez 01, 2025 Veículos

Vai lavar o carro? Dicas para escolher o melhor local

Nov 28, 2025 Veículos

Kia PV5 conquista o prêmio de "Van Internacional do Ano…

Nov 28, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO celebra sua primeira participação no…

Nov 28, 2025 Veículos

Ford apresenta o novo posicionamento global da marca no…

Nov 27, 2025 Veículos

Vai viajar no fim de ano? Veja como pegar a estrada com…

Nov 27, 2025 Veículos

Fiat mergulha no “mundo invertido” de Stranger Things…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version