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Seu carro está gastando mais? NTK explica porquê pode ser culpa do sensor MAP

Seu carro está gastando mais? NTK explica porquê pode ser culpa do sensor MAP

Dificuldade na partida, luz de injeção acesa e funcionamento irregular são alguns indícios de que esse sensor pode estar comprometido

Os sensores MAP são fundamentais para o funcionamento do motor. O componente age medindo a pressão absoluta dentro do coletor de admissão e, em alguns casos, também a temperatura do ar, informações fundamentais para que a central de injeção calcule corretamente a quantidade de ar que entra no motor e, consequentemente, a massa de combustível que será injetada.

Quando o sensor MAP apresenta falhas, o cálculo da massa de ar que entra no motor pode ser comprometido, resultando em uma mistura ar-combustível inadequada - seja ela pobre (causando falhas, superaquecimento e até danos ao motor), ou rica (aumentando o consumo e as emissões). A NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa também responsável pela NGK e referência global em componentes para sistemas de ignição, destaca os principais sinais de que esse sensor precisa ser verificado, ajudando os motoristas a identificar o momento certo de procurar um mecânico.

- Aumento no consumo de combustível: quando o sensor MAP fornece uma leitura incorreta, o cálculo da mistura ar-combustível pode ser comprometido, levando à injeção excessiva de combustível. Isso resulta em maior consumo e, a longo prazo, maior custo para o motorista.
- Maior emissão de poluentes: um sensor com defeito pode causar mistura rica (excesso de combustível) ou pobre (falta de combustível), ambas prejudiciais ao meio ambiente. Isso eleva os níveis de emissões e pode comprometer o funcionamento do catalisador.
- Dificuldade na partida: falhas no sensor MAP podem causar dificuldades ao dar partida, especialmente com o motor frio. Isso acontece porque a central de injeção não consegue ajustar corretamente a quantidade de combustível necessária para o arranque.
- Funcionamento irregular do motor: em situações mais graves, o motor pode apresentar instabilidade, falhas na aceleração e perda de potência. Isso compromete diretamente a dirigibilidade e pode colocar em risco a segurança do condutor.
- Luz de injeção acesa no painel: a maioria dos sistemas de injeção modernos possui diagnóstico eletrônico. Quando o sensor MAP apresenta leituras incoerentes, a central pode acionar a luz de advertência no painel. Esse é um alerta importante para que o motorista procure um mecânico de confiança o quanto antes.

Diagnóstico preciso é fundamental

Apesar dos sintomas, falhas semelhantes também podem ser causadas por outros sensores do sistema, como o sensor de rotação, o TPS (posição da borboleta), a sonda lambda ou até o sensor de temperatura do motor. Por isso, é essencial levar o veículo a uma oficina especializada, onde testes específicos podem confirmar o diagnóstico.

“Se o seu carro apresentar qualquer um dos sinais mencionados, não ignore. Falhas no sensor MAP não só aumentam o consumo e as emissões, como podem comprometer a segurança e causar danos ao motor. Ao menor sinal de anormalidade, procure uma oficina especializada”, aconselha Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra

Quando for necessário substituir a peça, a NTK oferece sensores MAP de alta qualidade para o mercado de reposição. A troca dos sensores é fácil, mas é fundamental verificar se há entradas de ar falso, o que podem comprometer a leitura correta do sensor. A marca indica utilizar o sensor recomendado pelo fabricante, para evitar erros de aplicação ou danos ao sistema. Além dos sensores MAP a NTK oferece uma ampla gama de sensores para a correta manutenção dos veículos, além de possuir um atendimento técnico, através do seu SAC, para auxiliar o mecânico no correto diagnóstico do veículo.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 65 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK e NTK (componentes automotivos) foram mantidas para ambos os negócios.


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