SEGS Portal Nacional

Veículos

Um ano depois, a história continua a mesma

  • Sexta, 14 Março 2025 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Já se passou pouco menos de um ano desde o GP da Austrália de 2024, mas o resultado do primeiro dia de treinos livres continua o mesmo, com Lando Norris mais rápido no TL1 e Charles Leclerc mais rápido no geral.

O piloto da McLaren liderou o pelotão no final da primeira hora com tempo de 1min17s252, que é 1s312 mais rápido do que sua melhor volta nesta sessão há um ano. Há uma diferença menor para o piloto da Ferrari, que fez 1min16s439 hoje contra 1min17s277 em março passado.

O DIA NA PISTA

O principal fator desconhecido para o fim de semana em Melbourne é o clima. O dia de hoje foi ensolarado e relativamente quente. Para amanhã espera-se que as temperaturas subam acima da marca de 30°C ambiente e 40°C na pista, enquanto há 80% de chance de chuva no domingo, com temperaturas que devem cair mais de 10°C. Esse cenário influenciou a abordagem das equipes para as duas horas de treinos livres de hoje em termos de escolhas de acerto e configuração aerodinâmica, mas não tanto no que se refere ao gerenciamento dos pneus. A Mercedes foi a única equipe a usar um jogo de pneus duros, tanto em um stint curto quanto em longo, enquanto todas as outras equipes ficaram com os médios e macios. Obviamente, todos os pilotos tentaram um stint de performance máxima com o C5 no meio do TL2 e Pierre Gasly (Alpine) também fez uma simulação de corrida longa, de 12 voltas com o mais macio dos três compostos disponíveis.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“Foi um dia de abertura muito interessante. Puramente em termos de corrida, mais uma vez vimos que a disputa está muito acirrada, com os 14 primeiros pilotos separados por menos de um segundo, e sete equipes diferentes entre os dez primeiros. Quanto ao comportamento dos pneus, uma análise inicial revelou um nível relativamente baixo de granulação, menor, por exemplo, do que o que vimos há cerca de um ano nesta pista.

Houve uma clara melhora nas condições da pista durante a primeira sessão, enquanto na segunda a evolução foi relativamente estável. Em termos de diferença de desempenho entre os compostos, podemos dizer que o delta entre o C4 e o C5 é de cerca de meio segundo, o que, na verdade, está de acordo com o que esperávamos para esse evento. Neste momento, não temos dados suficientes para avaliar a diferença entre o C3 e o C4.

Na segunda sessão, vimos todas as equipes realizarem alguns stints longos com uma carga pesada de combustível, com todos os três compostos em ação, mesmo que a grande maioria dos pilotos, 17 dos 20, tenha se concentrado no C4. Os únicos que ficaram de fora foram os pilotos da Mercedes, que utilizaram o Duro, e Gasly, que também experimentou o Macio em uma simulação de corrida longa. Em termos de queda de desempenho, o C3 e o C4 apresentaram um nível relativamente baixo, enquanto o C5, como era totalmente previsível, sofreu mais. Se a corrida for realizada em tempo seco, o que, na verdade, parece uma possibilidade remota no momento, com esse nível de degradação, uma parada única parece ser uma opção absolutamente competitiva, com o pneu médio tendo um papel mais importante do que vimos no ano passado. Em condições mistas de pista seca e molhada e com temperaturas previstas para serem muito mais baixas do que hoje, até mesmo os macios podem entrar em ação.”

FÓRMULA 2

Na primeira sessão de classificação da temporada, o novato italiano Gabriele Minì, da Prema Racing, conquistou a pole position. O vice-campeão do ano passado no Campeonato de Fórmula 3 da FIA marcou tempo de 1min29s286, 114 milésimos mais rápido que o piloto francês Victor Martins, da ART Grand Prix, em seu terceiro ano na categoria. Para a etapa de abertura da temporada, em Melbourne, a Pirelli confirmou a decisão tomada no ano passado de optar por um salto entre os dois compostos disponíveis a fim de oferecer uma maior diferença em termos de desempenho e degradação durante a corrida. Portanto, mais uma vez neste ano, os pilotos usarão o Médio e o Supermacio.

Na corrida de 2024, a maioria dos pilotos utilizou o Médio para a Sprint Race, com o Supermacio reaparecendo como a escolha de composto mais popular na largada no evento Feature. É fácil esperar um cenário semelhante neste fim de semana.

FÓRMULA 3

O brasileiro Rafael Câmara (Trident) é o primeiro pole sitter da temporada. O piloto da Ferrari Driver Academy fez o melhor tempo em 1min34s999, superando seu companheiro de equipe dinamarquês Noah Stromstedt por 129 milésimos de segundo. Para a estreia na corrida dos novos pneus 16” da F3, o composto escolhido foi o Médio, o mesmo em termos de posição na gama, como no ano passado. Em 2024, a granulação desempenhou seu papel durante todo o fim de semana, tornando o gerenciamento dos pneus muito complicado para os pilotos. Esse fenômeno aumenta a degradação e o desgaste dos pneus e exige um gerenciamento astuto se o piloto quiser obter vantagem sobre seus adversários. Com a ação da Fórmula 3 neste fim de semana ocorrendo no início da manhã, o clima pode contribuir para o quebra-cabeça porque, se as temperaturas estiverem muito baixas, isso certamente complicará as coisas durante a fase de aquecimento dos pneus.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 22, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo Omoda 4 no último trimestre…

Dez 22, 2025 Veículos

Mercedes-Benz conecta tecnologia e praticidade com…

Dez 22, 2025 Veículos

Haval H6, Tank 300 e Haval Dargo lideram em premiação…

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version