SEGS Portal Nacional

Veículos

De resíduo a recurso: como cada litro do óleo lubrificante usado conta

  • Segunda, 03 Fevereiro 2025 18:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Rariz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

De resíduo a recurso: como cada litro do óleo lubrificante usado conta - divulgação/Adobe Stock

Você sabe o que acontece com o óleo lubrificante usado depois da troca? Pode parecer só mais um resíduo, mas na verdade, cada litro faz a diferença em relação ao impacto ambiental.

No Brasil, a logística reversa do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC) é uma referência em sustentabilidade para diversos segmentos, dado o seu potencial contaminante. Para ter uma ideia, em 2023 o volume de OLUC coletado em todo o País (567 milhões de litros), teria o potencial de contaminar 3 mil vezes o volume total de água do Sistema Guarapiranga, que abastece grande parte da capital paulista. Esse impacto também equivaleria à contaminação de 89 mil “Lagoas Rodrigo de Freitas”, no Rio de Janeiro, ou 55 mil “Lagoas da Pampulha, em Belo Horizonte, uma vez que 1 único litro de OLUC é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.

“O OLUC é aquele óleo usado pelos motores dos nossos veículos, motocicletas, caminhões, máquinas, indústrias e em todo tipo de segmento em que haja motores. Neste sentido, o sistema de logística reversa do óleo lubrificante usado é absolutamente necessário para transformar um resíduo nocivo ao meio ambiente, que contamina o solo, o ar e a água, em um produto de alta qualidade, que é o óleo básico, matéria prima para novos lubrificantes, em um ciclo infinito em que nada se perde”, explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais, empresa brasileira e líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de OLUC, e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II).

O processo de reciclagem do OLUC, conhecido por rerrefino que a Lwart Soluções Ambientais realiza, utiliza a tecnologia de hidrotratamento, que vai além de uma solução ambiental: é um exemplo claro de economia circular. A partir de um processo resíduo zero, ele recupera os componentes presentes no OLUC, devolvendo o óleo básico com suas características originais, além de tratar a água e aproveitar outras frações do resíduo como subprodutos. Isso contribui para a economia circular, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais.

Legislação pioneira

Antes da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Resolução Conama nº 362/2005 já estabelecia a responsabilidade compartilhada na cadeia do óleo lubrificante, definindo claramente os papéis de cada agente na coleta e destinação correta. Essa regulação foi fundamental para consolidar o Brasil como referência mundial no setor.

Combinando avanços tecnológicos e regulação eficaz, o Brasil se destacou como exemplo global. “Quando todos os envolvidos, desde quem usa o óleo até quem faz sua destinação, colaboram, o impacto positivo cresce. O Brasil mostrou que é possível transformar um grande desafio ambiental em uma solução eficiente que beneficia a economia e o planeta”, acrescenta Rodrigo Maia.

Hoje, o Brasil é líder mundial em destinação de óleo usado para rerrefino, superando potências como os Estados Unidos e o Japão. Essa liderança demonstra que cuidar do meio ambiente não é um fardo para as empresas, mas uma oportunidade para inovar e crescer de forma consciente.

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. Focada em promover a sustentabilidade e fortalecer os princípios da economia circular, a Lwart atende anualmente cerca de 90 mil clientes; sua planta em Lençóis Paulista (SP) é uma das mais avançadas do mundo e é apoiada por 19 unidades de armazenamento temporário de óleo distribuídas por todo o país. Em 2025, se tornará a segunda maior rerrefinaria do mundo após a inauguração de uma nova fábrica. Para saber mais, acesse: https://www.lwart.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version