SEGS Portal Nacional

Veículos

4 dicas para organizar a regularização de veículos para empresas de transporte e frotistas

  • Segunda, 30 Dezembro 2024 18:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Wippel
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Foto-008-2024--Debitos-veiculares----credito-Canva

 CEO da Débito Direto, plataforma que facilita a consulta e a gestão de dados e débitos veiculares, orienta sobre como evitar transtornos e gastos adicionais

Com o início de 2025, é chegada a época de pagar as obrigações veiculares, como o IPVA, o licenciamento e possíveis multas. De acordo com dados do Serasa, em 2024, cerca de 42% dos motoristas não quitaram as dívidas. Para empresas de transporte e gestoras de frotas, este período pode ser desafiador, dada a necessidade de gerenciar uma grande quantidade de veículos e garantir a regularização dentro dos prazos estabelecidos.

Para atender a essas demandas, plataformas, como a Débito Direto, estão sendo cada vez mais utilizadas por organizações que buscam maior agilidade e efetividade na gestão de débitos veiculares. A ferramenta permite obter dados da frota e acesso a débitos veiculares, como IPVA, dívida ativa e todas as multas, com informações como valor, vencimentos e linha digitável para pagamento. A Débito Direto funciona a partir de uma API, que é integrada a sistemas para centralizar essas informações, dar mais controle às empresas e frotistas, oferecer parcelamento facilitado de contas, reduzir burocracias e otimizar a gestão, economizando tempo e dinheiro.

“Hoje, atendemos mais de 200 clientes pelo Brasil que usam nossa solução para dar eficiência em seus negócios, aprimorando o controle financeiro de suas frotas. Com uma gestão de CNH e veículos, é possível ter uma economia de até 40% nos gastos com multas e condutores. Além disso, se pagar a multa antes do vencimento, tem desconto garantido por lei de 40%, o que muitas vezes acaba passando batido por muitas empresas do setor, que nem sempre conseguem se atentar a esses detalhes dentro dos prazos concedidos. E é aí que a Débito Direto se torna mais eficaz, organizando essas demandas e facilitando a gestão desses dados e débitos veiculares”, explica Bruno Grahl, CEO da startup.

Ele também dá algumas dicas, com base na sua expertise, para iniciar 2025 com tudo em dia.

Antecipe e fique de olho nos prazos

Confira o calendário divulgado pelos órgãos estaduais e federais para o pagamento do IPVA, SPVAT e licenciamento. Esse acompanhamento evita multas e ajuda na organização financeira.

Utilize ferramentas robustas

Plataformas ajudam a buscar e centralizar informações, bem como permitem o pagamento de débitos veiculares, oferecendo parcelamento e controle em tempo real. Além de facilitar a gestão de despesas e economizar tempo, especialmente para quem administra frotas.

Planejamento financeiro

Não esqueça de incluir as despesas veiculares no planejamento financeiro anual. Para empresas, é importante considerar o parcelamento como uma solução para equilibrar o fluxo de caixa.

Revise as condições da frota

Realize periodicamente manutenções preventivas. Um veículo em boas condições pode evitar incidentes que resultem em multas inesperadas.

Benefícios da plataforma

Com a solução para o setor automotivo no mercado desde janeiro de 2023, a Débito Direto concentra dados de sites públicos e órgãos municipais, estaduais e federais em sua plataforma, integrada a sistemas por meio de uma API. Dentre as soluções oferecidas, estão os débitos e dados veiculares, dados da CNH, consultas ANTT/RNTRC, de frotas e Fipe.

Empresas e instituições de diferentes setores dentro do mercado automotivo podem se beneficiar desta plataforma, como transportadoras e gestoras de frotas de veículos; concessionárias e revendedoras de veículos; empresas de rastreadores veiculares; advocacia e empresas jurídicas; bancos e instituições financeiras; seguradoras e empresas de segurança automotiva organizações de dados e de validade facial; garagens e estacionamentos; empresas que recorrem a multas ou que ajudam condutores a recuperarem a carteira de habilitação caçada; as de parcelamento de débitos on-line por cartão de crédito e despachantes; plataformas de compartilhamento; e locadoras de veículos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Dez 15, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO realiza Christmas Day em clima de…

Dez 15, 2025 Veículos

Audi Revolut F1 Team é o nome oficial da marca das…

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version