SEGS Portal Nacional

Veículos

Para o GP da Malásia, Pirelli confirma a mesma alocação escolhida para a Tailândia

  • Quinta, 31 Outubro 2024 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Pirelli

Em Sepang, o circuito que vai receber o penúltimo GP da temporada, os pilotos de Moto2™ e Moto3™ terão à disposição os compostos da alocação padrão, mas em maiores quantidades

No próximo final de semana, o Circuito Internacional de Sepang, na Malásia, sediará o último GP da excursão na região Ásia-Pacífico, bem como a penúltima etapa da temporada da MotoGP. A pista da Malásia tem características semelhantes às de Buriram, na Tailândia, cuja etapa foi disputada há menos de uma semana, razão pela qual a Pirelli decidiu confirmar a mesma alocação para os pilotos de Moto2 e Moto3, que inclui os compostos da alocação padrão, porém em quantidades maiores.

Equipes e pilotos já estão bastante familiarizados com os pneus slick Pirelli DIABLO Superbike da alocação padrão, que já demonstraram excelente desempenho tanto em volta rápida quanto na distância de uma corrida. Mais uma vez, quantidades maiores de cada composto darão às equipes mais flexibilidade no planejamento de estratégias durante o fim de semana.

Interface gráfica do usuário, Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

Alocação padrão para um circuito que conhecemos bem

“O circuito de Sepang é um dos que conhecemos bem, pois corremos aqui há vários anos, tanto no Campeonato Mundial de WorldSBK quanto nos vários campeonatos asiáticos em que estamos envolvidos. Como Buriram, na Tailândia, onde foi realizado o último GP, essa pista não é particularmente exigente para os pneus, embora haja aspectos a serem levados em consideração: ambas são caracterizadas por longas retas, frenagem firme e curvas rápidas, e as altas temperaturas podem afetar a aderência oferecida pelo asfalto, que é moderadamente abrasivo. Em particular, a última curva, um hairpin que conecta as duas retas, pode ser um ponto crítico tanto para a dianteira, devido à forte frenagem, quanto para a traseira. Desde o recapeamento da pista em 2016, de fato, ela tem uma inclinação negativa, ou seja, uma inclinação do asfalto para fora, o que gera muita carga lateral nos pneus no ângulo máximo de inclinação. As corridas em Sepang costumam ser imprevisíveis devido ao clima quente e úmido, e além disso, o fator desconhecido da chuva está sempre presente, pois a área está sujeita a chuvas repentinas e violentas, que podem mudar drasticamente as condições de aderência e a evolução da pista, complicando o trabalho das equipes. Até o momento, todos os nossos compostos apresentaram resultados muito positivos; portanto, estamos confiantes de que a alocação padrão é a escolha correta para esse GP, como já demonstrado na Tailândia. Mais uma vez, vamos oferecer um número maior de pneus para cada composto, como já fizemos em outras ocasiões, para continuar facilitando o trabalho das equipes e dos pilotos.”

· Mais pneus para cada composto: cada piloto terá 8 unidades de cada composto disponíveis tanto para a dianteira quanto para a traseira. Para os dianteiros de ambas as classes, as opções disponíveis são SC1 (macio) e SC2 (médio). As escolhas variam para a traseira: na Moto2 estarão disponíveis as opções SC0 (macio) e SC1 (médio), enquanto na Moto3 serão oferecidas as opções SC1 (macio) e SC2 (médio). Em caso de chuva, haverá pneus de pista molhada DIABLO Rain, na quantidade de 5 unidades para a dianteira e 6 para a traseira para ambas as classes.

· Longas retas e frenagem violenta: o circuito de Sepang é caracterizado por duas longas retas conectadas por uma curva de quase 180º, a número 15. A velocidade de chegada antes da frenagem é muito alta e, portanto, os pneus dianteiros precisam gerenciar uma frenagem muito violenta. Refeita em 2016, essa curva é caracterizada por uma inclinação negativa, ou seja, uma inclinação do asfalto para o lado de fora, o que favorece as ultrapassagens, mas também representa um desafio para os pneus em termos de carga lateral e capacidade de aceleração.

· Chuvas de monções: a área onde está localizado o Circuito Internacional de Sepang é propensa a chuvas repentinas, especialmente à tarde. Embora o clima quente favoreça a secagem rápida do asfalto, suas características de aderência podem ser afetadas pela chuva, exigindo um esforço extra dos pneus para compensar essa deficiência.

· Precisão e estabilidade: a segunda parte da pista, das curvas 9 a 14, é uma seção técnica e rápida, que destaca as qualidades de agilidade e confiança que os pneus podem oferecer aos pilotos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version