SEGS Portal Nacional

Veículos

Mercedes-Benz eActros 600 é eleito como o “International Truck of The Year 2025”

  • Quinta, 26 Setembro 2024 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

- Caminhão pesado elétrico para longas distâncias foi escolhido como o caminhão do ano, conforme votação de jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus

- Prêmio mais importante do setor foi anunciado durante a IAA Transportation 2024 em Hannover, na Alemanha
- Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Estamos orgulhosos e empolgados com a premiação. Quase todos os membros do júri dedicaram algum tempo ao volante, testando o eActros 600 em rodovias por toda a Europa. Assim, eles tiveram a oportunidade de experimentar pessoalmente a capacidade de desempenho do caminhão. Hoje é um dia de orgulho para as equipes que trabalharam com tanto afinco nos últimos anos para fazer desse caminhão um líder de mercado”

Jornalistas que cobrem o setor de veículos comerciais em 24 países europeus votaram no Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico à bateria, como o “International Truck of The Year 2025”. Esta é a premiação mais importante no setor.

Em sua argumentação, o júri elogiou o conceito tecnológico inovador do caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz para longas distâncias, que impressionou pela moderna tecnologia de tração, alta eficiência energética e autonomia de 500 quilômetros sem carregamento intermediário. Esses números foram alcançados no “eActros 600 European Testing Tour 2024” – uma jornada de desenvolvimento do caminhão elétrico de mais de 15.000 quilômetros, passando por um total de 22 países. Em vários estágios desse tour, em teoria, teria sido até mesmo possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Ao longo de toda a rota, os dois caminhões de longa distância foram carregados exclusivamente em pontos de recarga públicos.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, recebeu a premiação de Gianenrico Griffini, presidente do júri do ItotY, num evento realizado na IAA Transportation 2024 em Hannover, na Alemanha.

“Desde o início, a Mercedes-Benz Trucks projetou o eActros 600 como um caminhão elétrico. O resultado é um veículo de última geração movido à bateria elétrica, apropriado para uma ampla gama de aplicações de longa distância”, diz Gianenrico Griffini, resumindo a decisão do júri.

“Estamos orgulhosos e empolgados com a premiação. Quase todos os membros do júri dedicaram algum tempo ao volante, testando o eActros 600 em rodovias por toda a Europa. Assim, eles tiveram a oportunidade de experimentar pessoalmente a capacidade de desempenho do caminhão. Hoje é um dia de orgulho para as equipes que trabalharam com tanto afinco nos últimos anos para fazer desse caminhão um líder de mercado”, afirma Karin Rådström.

De acordo com as regras do júri, o título é concedido anualmente ao caminhão que realizou a maior contribuição para inovações no transporte rodoviário em termos de eficiência, emissões, segurança, dinâmica veicular e conforto. Desde a introdução da premiação “International Truck of The Year”, em 1977, a Mercedes-Benz Trucks ganhou o título dez vezes. Neste ano, a fabricante também impressionou o júri pela primeira vez com um veículo movido à bateria elétrica.

Os vários jornalistas do ITotY que participaram do eActros 600 European Testing Tour 2024 elogiaram a aerodinâmica da nova cabina ProCabin. A aerodinâmica aprimorada é particularmente importante para os caminhões movidos à bateria elétrica no transporte em longas distâncias, pois a resistência do ar é um dos principais fatores que influenciam o consumo de energia. Além disso, mais energia pode ser recuperada, levando a uma maior autonomia.

O desempenho do conjunto de propulsão, a aceleração suave e o ambiente de trabalho sem vibração, com os vários programas de condução, também foram avaliados positivamente pelos jornalistas do ITotY. A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo de roda elétrico, projetado para 800 V, com dois motores elétricos e transmissão de quatro velocidades, especialmente para o uso no transporte de longa distância. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW, e uma potência de pico de 600 kW. Adicionalmente, o eActros 600 apresenta o piloto automático e controle de transmissão Predictive Powertrain Control (PPC) compatível com a tração elétrica. Este sistema considera automaticamente a topografia, o traçado da estrada e as sinalizações de tráfego para permitir o estilo de condução mais eficiente possível.

Sobre o eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.

Além da carga em “CCS” com até 400 kW, futuramente, o eActros 600 será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

O eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões a longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Dez 15, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO realiza Christmas Day em clima de…

Dez 15, 2025 Veículos

Audi Revolut F1 Team é o nome oficial da marca das…

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version