SEGS Portal Nacional

Veículos

Pirelli F1: GP da Itália - Em Monza, a Fórmula 1 faz VROOOM

  • Quarta, 28 Agosto 2024 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Vrooom é uma onomatopeia que captura o som de um motor potente em aceleração, ou em altas rotações, tipicamente associado a qualquer tipo de veículo motorizado, como um carro ou motocicleta, evocando a ideia de velocidade, energia e movimento. O Autodromo Nazionale di Monza é conhecido como o Templo da Velocidade, um apelido apropriado, dado que no GP da Itália de 2003, Michael Schumacher e sua Ferrari estabeleceram um recorde de maior velocidade média de todos os tempos, na distância de uma corrida, com 247,585 km/h. Nada melhor para reconhecer esse fato do que nomear os troféus que serão entregues aos três pilotos e ao representante da equipe vencedora no pódio no domingo, 1º de setembro, "VROOOM".

Desde 2021, o troféu do GP da Itália, do qual a Pirelli é a principal patrocinadora, foi projetado por um artista por meio de uma colaboração com o Pirelli HangarBicocca. Este ano, a tarefa foi confiada a Andrea Sala, um artista altamente respeitado no mundo da arte contemporânea, cujo trabalho é encontrado em importantes museus e coleções particulares e que sempre explorou a relação entre a arte, a história do design italiano e da manufatura industrial. A obra de arte que ele projetou, intitulada VROOOM, representa, de forma abstrata, a longa história dos pneus Pirelli, combinada com impressões de velocidade e aceleração. A parte principal do troféu, do qual foram produzidos quatro no total, para os três pilotos e o representante da equipe vencedora, é feita de Valchromat com uma base de alumínio cromado.

"A idealização e o conceito do troféu resultaram de uma série de visitas a muitas áreas do mundo Pirelli, dos departamentos de P&D ao processo de produção para descobrir mais sobre o mundo dos pneus, da borracha natural aos materiais utilizados em sua construção, e também de pesquisas no arquivo da Pirelli Foundation", explicou Sala. "O nome VROOOM captura o que eu queria representar, ou seja, a imagem da Fórmula 1 que sempre tive desde criança: a largada, os carros alinhados no grid, as luzes se apagando e a arrancada até a primeira curva. O troféu transforma esse momento – o ponto de partida de tudo, a arrancada, a velocidade – em uma escultura".

Os troféus VROOOM estarão em exposição no evento Pirelli Tyres Talk exclusivo para a imprensa, na sexta-feira, 30 de agosto, na garagem Pirelli Hot Laps (boxes 7 e 8) pouco antes da primeira sessão de treinos livres. Participarão do evento, junto do artista, Nikolas Tombazis, Diretor de Monopostos da FIA, e Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli.

Outro novo elemento para o FORMULA 1 PIRELLI GRAN PREMIO D'ITALIA 2024 será uma edição especial do Boné de Pódio, que, como foi o caso este ano em Miami, Montreal em Silverstone, terá a bandeira nacional italiana.

A terceira e, de um ponto de vista puramente técnico, mais importante mudança para o GP da Itália deste ano diz respeito ao asfalto. O circuito embarcou num processo de renovação e modernização de suas instalações, visando garantir seu futuro, e parte da primeira fase deste trabalho foi o recapeamento completo de toda a pista. Além disso, algumas passagens subterrâneas foram alteradas: a de Santa Maria dele Selve e as duas na reta entre a chicane Ascari e a Parabolica, juntamente com a construção de uma nova ligando a entrada Vedano à Parabolica, visando manter pedestres e veículos separados. Além disso, os sistemas de coleta e drenagem de água do circuito foram reformulados.

O trabalho envolveu uma equipe de 240 pessoas e 92 veículos. Quando foi concluído, no início de agosto, uma equipe de engenheiros da Pirelli realizou uma inspeção da nova superfície, compartilhando os dados com a FIA e as equipes, em preparação para a última etapa europeia da temporada de Fórmula 1. Como geralmente é o caso com asfaltos recém-colocados, a superfície é mais lisa do que sua antecessora e de cor mais escura. Este último fator terá um impacto na temperatura da pista, que, se o sol estiver brilhando, pode ficar mais quente do que no passado, chegando a atingir máximas significativas de mais de 50ºC. Em teoria, a nova superfície deve oferecer mais aderência, o que impactará o desempenho dos pneus e sua faixa de temperatura operacional. É altamente provável que a evolução da pista seja muito alta ao longo do fim de semana, à medida que as várias categorias que correm neste evento acumularem voltas.

Em Monza, os carros geralmente correm na configuração aerodinâmica mais baixa da temporada para reduzir o arrasto, a fim de favorecer a velocidade máxima. A estabilidade na frenagem e a tração na saída das duas chicanes são os fatores que mais testam os pneus e, além disso, as cargas laterais nas curvas rápidas, como a Parabolica, agora nomeada em homenagem a Michele Alboreto, e a Curva Grande, não devem ser subestimadas. Para o evento deste ano, os três compostos para pista seca são os mesmos de 2023: C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio.

Esta é uma pista onde o tempo necessário para um pit stop é um dos maiores do ano, então, no papel, uma estratégia de parada única é a mais rápida. Nos treinos livres será importante identificar o efeito que a nova superfície pode ter no comportamento dos pneus, em um stint longo, tanto em termos de performance quanto de degradação. No ano passado a corrida foi muito linear, com os dois compostos mais duros sendo a escolha mais utilizada. 17 dos 20 pilotos escolheram largar com o C4, enquanto apenas três – Hamilton, Bottas e Magnussen – preferiram o C3. 14 pilotos pararam apenas uma vez, e seis fizeram dois pit stops, embora no caso de Piastri isso tenha sido devido à necessidade de trocar a asa dianteira após uma colisão com Hamilton. Os cinco restantes – Gasly, Zhou, Lawson, Hulkenberg e Magnussen – adotaram essa estratégia porque a queda no desempenho dos pneus já era muito alta no primeiro stint.

O GP da Itália tem sido um evento permanente no calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde sua criação, tornando o evento deste ano a 75ª edição. Ele foi realizado em Monza em todos os anos com exceção da corrida de 1980, que foi realizada em Ímola. Michael Schumacher e Lewis Hamilton venceram aqui mais vezes, com cinco vitórias cada, seguidos por Nelson Piquet com 4. Quanto a pole positions, Hamilton lidera com 7, seguido por Juan Manuel Fangio e Ayrton Senna com 5 cada. Hamilton e Schumacher também compartilham as maiores honras quando se trata de pódios com 8, enquanto Sebastian Vettel e Fernando Alonso dividem o terceiro lugar com 6. A Ferrari lidera a tabela de vitórias por equipes com 19, pole positions com 23 e pódios com 17. Na verdade, a Scuderia não é a única equipe italiana a ter triunfado em casa. A equipe sediada em Faenza correu sob licença emitida pelo Clube Italiano do Automóvel desde que era conhecida como Minardi, até sua encarnação atual como Visa CashApp Racing Bulls. Sob a bandeira Toro Rosso, venceu em Monza com Sebastian Vettel em 2008 e novamente em 2020, quando conhecida como AlphaTauri, conquistou sua única vitória até o momento com Pierre Gasly ao volante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Dez 15, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO realiza Christmas Day em clima de…

Dez 15, 2025 Veículos

Audi Revolut F1 Team é o nome oficial da marca das…

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version