Logo
Imprimir esta página

Disputa acirrada em Barcelona

Disputa acirrada em Barcelona

Cinco pilotos de cinco equipes diferentes nos cinco primeiros lugares ao final dos treinos livres do GP da Espanha. Até agora nesta temporada, a disputa parece muito equilibrada, ou pelo menos tem sido desde o GP da Austrália e foi o caso hoje, o dia mais longo do ano no hemisfério norte. Do tempo mais rápido de 1min13s264 estabelecido por Lewis Hamilton da Mercedes ao quinto colocado Max Verstappen da Red Bull (1min13s504), a diferença é de apenas 340 milésimos e entre estes dois temos Carlos Sainz (1min13s286) da Ferrari, Lando Norris da McLaren (1min13s319) e a Alpine de Pierre Gasly (1min13s443).

O DIA NA PISTA

As duas horas de treinos livres correram muito bem, com apenas uma breve interrupção no TL1 devido a um pedaço de asa dianteira deixado na pista. Todas as equipes trabalharam na adaptação dos carros às características da pista e ao desempenho dos pneus, utilizando várias cargas de combustível e diferentes formas de gerir os pneus, especialmente em stints longos. O composto Duro foi muito utilizado na primeira sessão, principalmente no início. Ao final dos 60 minutos, apenas seis pilotos (Piastri, Sargeant, Albon, Zhou, Magnussen e Bearman) não haviam utilizado o C1. Na segunda hora, no entanto, o Macio ganhou destaque, não só no que diz respeito aos stints de desempenho, mas também em stints mais longos, nos quais as equipes trabalharam no final da sessão. Até o stint mais longo do dia – 19 voltas cortesia de Yuki Tsunoda na Racing Bulls – foi feito no C3.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“Barcelona sempre oferece um teste rigoroso para todas as peças que compõem um carro de Fórmula 1 e os pneus não são exceção à regra! Foi o caso hoje, com altas temperaturas, com a pista se aproximando da marca de 50ºC, o que acrescentou ainda mais estresse sobre os pneus, que já estão sujeitos a algumas das forças laterais mais elevadas de toda a temporada. Honestamente, não vimos nada de particularmente surpreendente em termos do desempenho dos três compostos para tempo seco, mesmo que obviamente ainda não tenhamos tido a oportunidade de estudar detalhadamente os dados de hoje. A diferença de desempenho numa volta rápida parece corresponder às previsões – seis a sete décimos entre Duro e Médio e pouco mais de um segundo entre Médio e Macio – e o C3 parece ser uma opção possível para a corrida, especialmente em termos de explorar sua vantagem de desempenho a partir da linha de chegada e nas primeiras voltas, como vimos no ano passado.”

FÓRMULA 2

A classificação da Fórmula 2 foi muito disputada, com os três primeiros separados por apenas seis milésimos de segundo. A pole position foi para o estoniano Paul Aron (Hitech Pulse-Eight) com tempo de 1min24s766. Atrás dele vieram o piloto americano da DAMS Jak Crawford (1min24s768) e o piloto argentino da MP Motorsport Franco Colapinto (1min24s772). Os dois compostos escolhidos para a etapa de Barcelona são o Pirelli P Zero Branco duro e o P Zero Vermelho macio. Todos os pilotos conhecem muito bem essa pista, pois é utilizada para testes e apresenta um dos desafios mais duros da temporada para os pneus, especialmente devido às elevadas forças laterais que têm de enfrentar. Comparado ao ano passado, as temperaturas do ar e da pista podem ser mais altas, já que este ano a corrida acontece três semanas mais tarde no calendário. Isso pode ser uma vantagem durante a fase de aquecimento de pneus, principalmente na largada, mas também pode ser uma desvantagem, induzindo degradação térmica.

FÓRMULA 3

A pole position da centésima rodada do Campeonato FIA de Fórmula 3 foi para Christian Mansell. O piloto australiano da ART Grand Prix fez o tempo mais rápido com 1min28s463, 36 milésimos mais veloz que o inglês Arvid Lindblad (Prema Racing), enquanto o companheiro de equipe de Mansell, o búlgaro Nikola Tsolov, foi o terceiro, a 56 milésimos do tempo da pole. O P Zero Branco duro é o pneu escolhido para o Circuito de Barcelona, já que as forças laterais na pista espanhola estão entre as mais altas da temporada, devido às suas longas curvas de alta velocidade. Como em 2023, a gestão do eixo dianteiro é o fator principal quando se trata de manter o desempenho do composto. A mudança de traçado para o setor final, com a remoção da chicane introduzida em 2007, aumenta ainda mais o desgaste dos pneus dianteiros, agravando assim a queda de desempenho. As temperaturas mais elevadas, que podem se esperar ao longo do fim de semana por devido à data posterior do calendário, vão ajudar no aquecimento dos pneus, principalmente na largada: quem aproveitar ao máximo esse aspecto poderá ganhar algumas posições.

A F1 Academy está se somando à ação na pista de Barcelona nesta terceira rodada da temporada. Hoje as competidoras realizaram uma sessão de treinos livres e classificação. Como aconteceu na última vez em Miami, a luta pela pole terminou mais uma vez a favor da inglesa Abbi Pulling, da Alpine, que registrou o melhor tempo em 1min41s396, à frente da americana Chloe Chambers (Haas, 1min41s455) e da espanhola Nerea Martì (Hilfiger, 1min41s529). No carro da Rodin Motorsport, Pullin teve uma segunda volta rápida veloz o suficiente para garantir que ela também largue na pole também da segunda corrida. Houve uma convidada especial para entregar o Prêmio Pirelli Pole Position: Giulia Conti, uma das timoneiras do Luna Rossa Prada Pirelli. Giulia entrou na equipe em 2024 para disputar a Women's America's Cup, em Barcelona, e é uma das velejadoras italianas com maior número de participações em Jogos Olímpicos, sendo a primeira italiana a ser premiada como Treinadora Nacional do Ano nos Estados Unidos. Ela também ganhou prata no Campeonato Mundial de 2008 e ouro no Campeonato Europeu do ano seguinte.

PIRELLI NO MOTORSPORT

Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia "da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsport há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto