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Pirelli Moto2 e Moto3 - Compromisso triplo da Pirelli em Jerez: GP, teste e estreia na FIM MotoGP™ Rookies Cup

  • Terça, 23 Abril 2024 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
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A alocação padrão para Moto2™ e Moto3™ foi confirmada para o GP da Espanha, que será seguido por um dia de testes na terça-feira; foco também está na primeira competição da copa para jovens talentos

Para o GP da Espanha, a quarta etapa do Campeonato de 2024 que acontece neste fim de semana no Circuito de Jerez-Ángel Nieto, na Andaluzia, a Pirelli disponibilizará a alocação padrão de pneus prevista para este ano aos pilotos de Moto2 e Moto3. A Pirelli acredita que as soluções padrão são particularmente adequadas às características do circuito espanhol, seguindo os dados coletados na pré-temporada no início do ano e os resultados que surgiram nos três primeiros GPs.

Na terça-feira seguinte ao GP, os pilotos de ambas as classes irão realizar um dia de testes na mesma pista, uma oportunidade útil para melhorar o conhecimento deles sobre os novos pneus Pirelli que equipam suas máquinas este ano.

Depois dos eventos do fim de semana passado com a Northern Talent Cup, em Assen, e o Campeonato Mundial FIM JuniorGP™, em Misano, Jerez também sediará e estreia da Pirelli ao lado dos pilotos da FIM Red Bull MotoGP Rookies Cup, outra competição para jovens talentos que faz parte do projeto Road to MotoGP, da Dorna.

Interface gráfica do usuário, Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

Fim de semana cheio de atividades numa pista que conhecemos bem

“Jerez, ao contrário de outras do calendário deste ano, é uma pista que conhecemos bem porque competimos lá muitas vezes, incluindo recentemente, com o Campeonato Mundial de Superbike. É uma pista não particularmente rápida, mas muito técnica e seletiva. No entanto, notamos que o conhecimento da pista é uma vantagem parcial, porque as características das máquinas utilizadas na Moto2 e na Moto3 são muito diferentes das da Superbike, e isso significa que as referências que temos nem sempre são úteis para prever o comportamento dos compostos. É preciso dizer que já foram realizados três dias de testes nesta pista em fevereiro, embora no final de abril as temperaturas muito provavelmente serão mais elevadas, portanto, só teremos o feedback real depois dos pilotos terem ido para a pista nas primeiras sessões de testes na sexta-feira e isso nos leva a Jerez com uma boa dose de curiosidade misturada com expectativa. Até agora, os pilotos de ambas as classes têm sido muito rápidos e têm quebrado recorde após recorde nos circuitos em que corremos, melhorando progressivamente a configuração da moto e a confiança em nossos pneus. Nesse sentido, esta etapa também será uma oportunidade para eles acumularem alguns quilômetros com nossos pneus tendo em conta o dia de testes marcado para a terça-feira seguinte ao GP. Depois, aqui também faremos nossa estreia com os pilotos da FIM Red Bull MotoGP Rookies Cup, então será certamente um fim de semana que nos verá ocupados em muitas frentes.”

- Circuito histórico: inaugurado em 1986, acolheu o primeiro GP no ano seguinte e continua a fazê-lo ininterruptamente de 1989 até hoje. Em 2018, foi batizado em memória de Ángel Nieto. Jerez, tal como Assen, é considerado por muitos pilotos um circuito de referência, pois apresenta uma série de curvas de baixa, média e alta velocidade que são tecnicamente ideais para a afinação da moto, razão pela qual, assim como a localização estratégica que permite sua exploração nos meses mais frios, muitas vezes é escolhido para a realização de testes.
- Traçado: a pista tem 4.423 metros de extensão, dos quais aproximadamente 70% são retas e 30%, curvas. A reta final mede pouco mais de 600 metros, com largura de 12 metros que se torna 11 metros no restante do percurso. Treze curvas no total, cinco para a esquerda e oito à direita com raio de curvatura que varia de 30 metros nas curvas 2, 6 e 13 a 116 metros na curva 4. O declive máximo é de 5,1% na reta principal, enquanto o aclive máximo é 5% na saída da curva 5. A inclinação lateral máxima é registrada na saída das curvas 2, 6 e 13 e é igual a 7,46%. A mínima é de 4,70% nas curvas 4 e 12.
- Dificuldade para os pneus: as curvas são muito variadas, e você freia em todas exceto na curva 3, que é muito rápida. Mesmo que as cargas laterais geradas durante a volta não sejam muito elevadas, para enfrentar as diferentes necessidades da pista (seções rápidas alternadas com curvas lentas, algumas das quais em descida), um pneu traseiro com bom equilíbrio de maneabilidade, apoio também em inclinação enquanto os dianteiros estão envolvidos em algumas frenagens importantes, em particular na curva 6, a mais difícil de todas. O asfalto tem bom nível de aderência e não é particularmente agressivo.
- Alocação para a MotoGP Rookies Cup: cada piloto poderá usar no máximo 4 jogos de pneus para pista seca no composto SC2 dianteiro e traseiro. Em caso de chuva, eles podem utilizar as soluções SCR1 para pista molhada.


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