SEGS Portal Nacional

Veículos

E o vento levou

  • Sexta, 01 Março 2024 18:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

O fim de semana de abertura da temporada mais longa da história da Fórmula 1 viu a Mercedes escrever a primeira manchete. A equipe dirigida por Toto Wolff teve ambos os seus pilotos no topo da tabela de tempos ao final da segunda sessão de treinos livres, aquela que é a mais relevante por ter acontecido em condições similares às da classificação de amanhã e da corrida de sábado. O mais rápido foi Lewis Hamilton (1min30s374), enquanto seu companheiro George Russell foi apenas 206 milésimos de segundo mais lento. Atrás da dupla da Mercedes vieram pilotos de cinco equipes diferentes na seguinte ordem: Fernando Alonso (Aston Martin), Carlos Sainz (Ferrari), Oscar Piastri (McLaren), Max Verstappen (Red Bull) e Nico Hulkenberg (Haas), todos no intervalo de 286 milésimos, com o tempo do alemão sendo 510 milésimos mais lento que o de Hamilton.

Ventos bem fortes estiveram na ordem do dia, bem como temperaturas muito mais frias do que o habitual para o GP do Bahrein e, de forma menos significativa, do que as experimentadas no teste da semana passada, com os termômetros ficando abaixo de 20ºC para a temperatura do ar no TL2. É preciso notar que esse evento está acontecendo um pouco mais cedo do que o costume. O tempo de Hamilton foi pouco menos de seis décimos mais rápido do que o melhor tempo do TL2 do ano passado, quando Alonso marcou 1min30s907, e 666 milésimos abaixo do tempo da pole de 2023 estabelecido por Verstappen.

Hoje também marcou a estreia em um GP dos pneus Pirelli com certificação FSC.

O DIA NA PISTA

De um jeito ou de outro, todos os três compostos de pneus para pista seca escolhidos para este GP estiveram disponíveis ao longo das duas sessões de treinos livres. As escolhas foram divididas entre o C2 e o C3, sendo o primeiro mais utilizado no TL1 e o segundo, no TL2. Ninguém correu com o C1, prova clara de que as equipes querem manter um ou ambos os conjuntos para a corrida. Esse cenário ocorreu nesta pista no ano passado e parece plausível após a sessão de testes da semana passada.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“Um dia muito interessante, porque obtivemos as primeiras indicações de hierarquia no pit lane, mesmo que tenhamos de levar em conta os fatores desconhecidos habituais, como a quantidade de combustível que os carros tinham a bordo e como a unidade de potência foi utilizada. Vimos as equipes fazendo escolhas quase idênticas em termos de utilização de pneus, com preferência pelo C2 na primeira sessão e pelo C3 na segunda, quando as condições da pista estiveram semelhantes às que podemos esperar para a corrida, enquanto os dois conjuntos de C1 foram guardados para o restante do fim de semana. Os stints longos do TL2 foram quase todos realizados no C3 e demonstraram que mesmo o composto mais macio pode ser competitivo durante um stint longo. Quanto ao C2, já vimos nos testes que a diferença de desempenho em relação ao C1 não é tão grande, mas o composto mais duro garante melhor consistência e é, portanto, a escolha preferida para a corrida.”

Uma imagem contendo Diagrama Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente com confiança média

PIRELLI NO MOTORSPORT

Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia "da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsport há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version