SEGS Portal Nacional

Veículos

Stellantis e Orano assinam acordo para reciclagem de baterias de veículos elétricos

  • Quinta, 26 Outubro 2023 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stellantis Communications
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

- A parceria com Orano pretende suportar a gestão sustentável de componentes de veículos elétricos a bateria da Stellantis e o plano estratégico Dare Forward 2030 para se tornar uma empresa com emissão zero de carbono até 2038

- Cobalto, níquel e lítio recuperados apoiam a abordagem de economia circular da Stellantis e ajudarão a cumprir a diretiva de baterias da União Europeia (UE) de 2031 para usar materiais reciclados em novas baterias

- A parceria está na primeira onda de acordos do setor para apoiar uma abordagem de economia circular global à manufatura e ao consumo

A Stellantis N.V. e a Orano anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento para estabelecer uma joint venture para a reciclagem de baterias de veículos elétricos em fim de vida e resíduos das gigafábricas na Europa expandida e na América do Norte, fortalecendo a posição da Stellantis na cadeia de valor das baterias de veículos elétricos, garantindo o acesso adicional necessário a cobalto, níquel e lítio para a eletrificação e a transição energética.

“Os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas confirmaram a necessidade de encontrar soluções como esta da Orano para enfrentar o desafio da escassez de recursos naturais e da sustentabilidade”, disse Alison Jones, Stellantis Senior Vice President, Circular Economy Business Unit. “Orientada pelo nosso plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis está comprometida com a mudança do seu modelo de produção e de consumo para satisfazer seu compromisso com a economia circular.”

A joint venture capitaliza a tecnologia inovadora e de baixo carbono da Orano, que rompe com os processos existentes, permitindo a recuperação de todos os materiais das baterias de íons de lítio e a fabricação de novos materiais catódicos. A joint venture produzirá materiais também conhecidos como “massa negra” ou “massa ativa”. Isso pode ser refinado na unidade hidrometalúrgica da Orano a ser construída em Dunkirk, na França, para que os materiais possam ser reutilizados em baterias, fechando assim o ciclo de uma economia circular.

Graças a sua abordagem de pré-tratamento inovador e tecnologia de hidrometalurgia de ponta, as taxas de recuperação dos metais pode alcançar níveis incríveis de mais de 90%. Isso permite que os OEM atinjam os níveis da taxa de reciclagem da Comissão Europeia em baterias de veículos elétricos e garante a sustentabilidade do modelo de negócio. Num contexto de aumento da procura de metais estratégicos e de forte dependência da Europa desses metais, a Orano posiciona-se como um participante-chave na cadeia de valor integrada, desde a reciclagem de baterias até à produção de materiais catódicos.

“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com um grande participante como a Stellantis para trabalharmos juntos na reciclagem de baterias elétricas usadas”, disse Guillaume Dureau, Director of Innovation, R&D and Nuclear Medicine, Magnets and Batteries do Orano Group. “Temos orgulho de trazer nossa experiência e conhecimento com um processo inovador e disruptivo que permite um verdadeiro ciclo fechado. A Orano continua com o seu compromisso de desenvolver uma economia de baixo carbono com a reciclagem de materiais estratégicos para a transição energética e a economia circular.”

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, sua unidade de negócio de economia circular está buscando aumentar as receitas da reciclagem em dez vezes e alcançar mais de 2 bilhões de euros em receitas totais da economia circular até 2030. A Stellantis está a caminho de se tornar uma corporação neutra de carbono até 2038, em todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

A nova entidade de reciclagem comercial também fornecerá aos parceiros da Stellantis, à sua rede de pós-venda e a outros OEMs uma solução para gerir baterias em fim de vida e resíduos das gigafábricas. A produção começará na primeira metade de 2026, reutilizando os ativos e as unidades existentes da Stellantis. Os investimentos para requalificar e melhorar as competências dos colaboradores da Stellantis e da Orano abrirão perspectivas sustentáveis para as pessoas nas suas novas funções.

A joint venture está sujeita a acordo sobre documentação definitiva.

Sobre a Orano

Como reconhecido operador internacional na área de Materiais Nucleares, a Orano oferece soluções para enfrentar os desafios globais atuais e futuros de energia e saúde. Sua experiência e domínio de tecnologias de ponta permitem que a Orano ofereça para os seus clientes produtos e serviços de alto valor agregado ao longo de todo o ciclo do combustível. Todos os dias, os 17.000 colaboradores do grupo Orano baseiam-se nas suas competências, na dedicação inabalável à segurança e na busca constante pela inovação, com o compromisso de desenvolver conhecimento sobre transformação e controle de materiais nucleares, clima e para uma vida saudável e com recursos. mundo eficiente, agora e amanhã. Orano, dando à energia nuclear todo o seu valor.

Sobre a Stellantis

Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version