Em Homenagem Ao Icônico F-Type, Jaguar Preserva Som Inconfundível do V8 Em Biblioteca Britânica
Para a gravação do áudio, a marca utilizou um Jaguar F-TYPE R 75 V8
- Celebração: Enquanto a Jaguar se prepara para um futuro de carros totalmente elétricos, as notas distintivas do Jaguar F-TYPE V8 foram registradas para as gerações futuras apreciarem
- À prova de futuro: A preservação do ruído inconfundível do F-TYPE será submetida aos arquivos ao lado de outras entradas culturalmente significativas, como as primeiras gravações de rua de carros, garantindo que estará disponível para as pessoas desfrutarem pelas próximas gerações
- Som visceral: os engenheiros da Jaguar escolheram a experiência de reprodução mais imersiva possível do V8 5.0 de 575 cv do F-TYPE R 75
- Material de origem: As gravações foram feitas em uma câmara de som construída pela Jaguar no Gaydon Engineering Centre – o mesmo lugar onde a nota de escape do F-TYPE foi originalmente desenvolvida
- No registro: As gravações serão catalogadas nos arquivos da Biblioteca Britânica a partir do outono de 2023. Para ouvir o som acesse este link
Enquanto a Jaguar se move em direção ao funcionamento quase silencioso de seu futuro totalmente elétrico a partir de 2025, a marca decidiu compartilhar gravações do som de seu icônico esportivo Jaguar F-TYPE V8 com a Biblioteca Britânica. As gravações – realizadas de dentro de uma cabine especificamente criada pela Jaguar e feitas de fora do carro – capturaram a trilha sonora V8 inconfundível do F-TYPE. Ao compartilhá-los com a Biblioteca Britânica, a Jaguar permitiu que pessoas em todo o mundo – e de todas as gerações – desfrutassem dos sons do último carro esportivo Jaguar com motor a combustão.
Gravado dentro da câmara semi-anecóica do Gaydon Engineering Centre – uma sala à prova de som usada para desenvolver e testar o refinamento e a qualidade sonora dos veículos da Jaguar – onde a nota de escape do F-TYPE foi originalmente ajustada, o R 75 Coupé preto acetinado realizou uma série de trocas de marchas e sprints de aceleração, compondo faixas de som de 30 e 47 segundos.
Charles Richardson, engenheiro de som sênior da Jaguar, disse: "O F-TYPE V8 sobrealimentado faz um som único por causa do trabalho meticuloso de otimização que aplicamos a todo o trem de força, principalmente aos sistemas de admissão e escape. Foram mais de 85 interações criadas antes de lançarmos o carro pela primeira vez e o temos aprimorado continuamente desde então. O culminar desse trabalho – os sons que você experimenta dirigindo o F-TYPE R 75 – é algo que queremos deixar disponível para as próximas gerações apreciarem. Arquivá-lo com a Biblioteca Britânica nos permite fazer isso, e isso é algo de que estamos muito orgulhosos."
O veículo selecionado para a gravação foi um F-TYPE R 75 Coupé 2024 MY, uma edição especial criada para marcar o último ano-modelo do F-TYPE e os 75 anos de carros esportivos da Jaguar. Oferecido exclusivamente com tração integral, seu V8 sobrealimentado de 5,0 litros desenvolve 575cv e 700Nm de torque e pode acelerar o carro de 0-60mph em apenas 3,5 segundos e a uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 186mph.
Cheryl Tipp, curadora de Wildlife and Environmental Sounds da Biblioteca Britânica, disse: "Estamos muito satisfeitos em poder preservar gravações do motor F-TYPE V8 para entusiastas e ouvintes da Jaguar em todo o mundo. À medida que a produção deste motor chega ao fim, este ruído único toma o seu lugar no arquivo do país ao lado de outros sons que já não podem ser ouvidos hoje".
As gravações de 30 e 47 segundos começam com a partida do motor, iniciada pelo "flare" instantaneamente reconhecível à medida que as rotações sobem antes de se estabelecerem em uma marcha lenta constante de 600 rpm, a nota característica do oito cilindros sugerindo o potencial de desempenho do carro.
Cada vez que o F-TYPE acelera, as válvulas do sistema de escape abrem para alterar o roteamento dos gases de escape e isso libera o rugido característico que é particular para a experiência de condução do F-TYPE.
Os ouvintes ouvirão as subidas e descidas nítidas através da transmissão Quickshift de 8 velocidades, e os estalos característicos na ultrapassagem de suas saídas de escape quádruplas, que são um elemento-chave do caráter visceral e focado no motorista do F-TYPE.
Sobre a Jaguar
A Jaguar fabrica carros de luxo desde 1935, impulsionada por sua paixão em tornar a vida mais extraordinária para seus clientes. A gama mundial de modelos Jaguar de hoje inclui os sedãs XE e XF e XF Sportbrake, o esportivo F-TYPE, o SUV de desempenho F-PACE, o SUV de desempenho compacto E-PACE e o SUV de desempenho totalmente elétrico, o I-PACE.
A partir de 2025, a Jaguar se tornará uma marca de luxo moderna e puramente elétrica, com um novo portfólio dramaticamente belo com designs emocionalmente envolventes e tecnologias pioneiras de próxima geração. A jornada rumo à eletrificação já está em andamento, com uma gama de modelos híbridos leves e plug-in e totalmente elétricos disponíveis hoje.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>