Logo
Imprimir esta página

Porsche: Temporada de corridas curtas termina com título inédito de Enzo Elias na preliminar da F1

Enzo Elias venceu a primeira corrida (Fernanda Freixosa/Porsche Carrera Brasil) Enzo Elias venceu a primeira corrida (Fernanda Freixosa/Porsche Carrera Brasil)

Piloto brasiliense chegou ao título na categoria principal após uma vitória no sábado e um terceiro lugar neste domingo. Próximo encontro da categoria será para a final do Endurance, no dia 3 de dezembro

- Material traz tabela com comparativo nos dados de frenagem de um carro de Fórmula 1 e do Porsche GT3 992 no S do Senna ao final do texto;

- Fim de semana coroou Enzo Elias como campeão da Carrera Cup;

Depois de seis etapas terminou a temporada 2022 do campeonato Sprint da Porsche Carrera Cup Brasil. Neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de novembro, a prova festiva do maior campeonato monomarca coroou como campeão o piloto brasiliense Enzo Elias. O piloto mais jovem do grid da Porsche terminou a prova de sábado, após largar na pole, com uma vitória e a prova deste domingo com um terceiro lugar, após largar da segunda colocação. A vitória deste domingo ficou com Miguel Paludo, que largou na pole e liderou a prova inteira, com Marçal Müller na segunda posição.

Elias começou a colocar a mão na taça ainda no sábado, quando venceu a prova e tinha a missão de apenas não ser desclassificado na corrida deste domingo. O piloto se envolveu em duas situações que poderiam ter colocado em xeque essa situação e que daria esperança para o gaúcho Marçal Müller, que terminando na segunda colocação e com uma desclassificação de Elias, herdaria o título.

O piloto do carro #73 se envolveu em duas situações, ambas justamente em pontos em que os freios são decisivos no circuito. A primeira quando disputava a segunda colocação com Werner Neugebauer e na disputa Neugebauer levou a pior e rodou na primeira perna do S. Elias avançou e instantes depois teve um toque com Renan Pizii no Laranjinha. Nada disso foi suficiente para tirar a taça do brasiliense.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Fala, piloto!
“Foi uma final bem complicada. Tentei me proteger o máximo possível. Mesmo com todos os contratempos que enfrentei na prova, eu ainda tinha ritmo para buscar os pilotos que estavam à minha frente, o que era impressionante. Termino a temporada com cinco vitórias e o tetracampeonato na categoria. Muito obrigado a todos que fazem parte dessa história. Estou muito feliz. Foi um ano incrível”
(Enzo Elias, piloto da Carrera Cup, #73)

Comparativo de frenagem entre o Porsche GT3 992 e o carro da Fórmula 1:

PORSCHE GT3 992
Frenagem no S do Senna

Velocidade máxima antes da frenagem: 252,25 km/h

Distância percorrida em frenagem: 191 metros

Tempo de frenagem: 4,2 segundos

Pressão aplicada no pedal do freio: 188,27 kg/cm²

Velocidade mínima ao final da frenagem: 82,05 km/h

Desaceleração: 2,16 G (longitudinal)

FÓRMULA 1
Frenagem no S do Senna

Velocidade máxima antes da frenagem: aprox. 330 km/h

Distância percorrida em frenagem: 140 metros

Tempo de frenagem: 2,4 segundos

Pressão aplicada no pedal do freio: 174 kg/cm²)

Velocidade mínima ao final da frenagem: 124 km/h

Desaceleração: 5,8 G (longitudinal)

6ª Etapa Sprint – Porsche Carrera Cup Brasil – Interlagos
Final Sprint
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto