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Revisão de férias ou durante o ano todo: Qual a melhor escolha?

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Consultor da NGK Brasil aponta cuidados simples que o motorista deve ter no dia a dia, colocando como última opção a revisão de férias

São Paulo, setembro de 2022 - O cenário ideal para realizar a manutenção de um veículo seria determinar um plano de cuidados periódicos para evitar problemas em seu funcionamento, como o agravamento de um dano já existente. Isso, porém, nem sempre acontece porque muitos condutores deixam para fazer o check-up do seu veículo apenas nas revisões de férias.

“Nada mais errado do que isso”, comenta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil. Segundo o especialista, o aconselhável é sempre manter o veículo revisado e pronto para uso durante todo o ano, tornando uma revisão onerada de férias secundária. “A revisão de férias existe como precaução para quem não realiza a manutenção periódica e o ideal é manter esses cuidados de forma constante, proporcionando uma rotina segura para todos e evitando maiores dores de cabeça. As montadoras já oferecem o plano de manutenção específico para o seu veículo dentro de seus manuais”.

Cuidados podem ser tomados pelo próprio condutor

A revisão de férias está relacionada ao trabalho de profissionais, porém alguns cuidados podem ser tomados pelo próprio motorista. “Existem fatores que influenciam na boa performance de um veículo, como a calibragem dos pneus e do estepe, condições das palhetas do limpador de para-brisa, funcionamento de todas as luzes do veículo, ruídos anormais em pisos irregulares, nível de líquido de arrefecimento e reservatórios de limpador de para-brisa e fluido de freio, e que podem ser avaliados de forma rápida e sem exigir grandes conhecimentos. Caso note alguma irregularidade, você deve procurar o auxílio de um profissional”, explica Hiromori.

Em paralelo, há condições de rotina, como utilização do carro em trechos curtos ou de trânsito intenso e falta de uso do veículo, que são consideradas comuns pelos proprietários, porém, na realidade, são classificadas como de uso severo pelas montadoras. “Nestes casos, o cliente deve verificar a sua condição e consultar seu plano de manutenção preventiva, aconselhado pela montadora no manual do veículo, para seguir as sugestões por quilometragem e tempo de uso”, completa o consultor da NGK.

Plano de revisões periódicas

Diante desse cenário, de acordo com Hiromori, é importante determinar um plano de revisões periódicas, o que evitaria diversos problemas no funcionamento do veículo. “Além de todas essas questões, o motorista deve se atentar a ruídos e anormalidades e evitar tanto o trânsito intenso, optando por caminhos que exijam menos esforço, quanto a falta de uso do automóvel por longos períodos e, se necessário, procurar um profissional que possa auxiliá-lo”.

“De forma preventiva, as velas de ignição devem ser verificadas anualmente ou a cada 10.000km. Assim podemos avaliar o seu desgaste, identificar algum problema como queima de óleo ou infiltração de fluido de arrefecimento na câmara de combustão e até mesmo identificar o uso de combustível de má qualidade, pela presença de resíduo nas velas”, finaliza.

Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos.


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