Quais montadoras mais elevaram preços de seus modelos em 2021? Mobiauto aponta os resultados em pesquisa exclusiva
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Edu Pincigher
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto realizou uma pesquisa em sua base de dados para verificar o comportamento de preços dos principais modelos zero km das maiores montadoras do país. Os analistas capturaram as cotações desses veículos em janeiro de 2021, por intermédio de anúncios de modelos novos, e as compararam com o último trimestre do ano.
Para uma inflação oficial de 10,06% no ano, de acordo com o IPCA, as principais montadoras brasileiras reajustaram seus carros em 12,84%, o que nem se traduz em uma diferença tão elástica. O problema reside no “pódio”: a Fiat majorou os preços de seus principais modelos em 22,82%, seguida pela Ford (16,56%) e pela Hyundai (15,74%).
Na opinião do especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o resultado pífio na venda de modelos zero km em 2021 (retração de 1% frente a 2020) pode ser explicado por essa alta nos preços. “O discurso no decorrer do ano repetiu a mesma justificativa: o mercado está fraco porque faltam semicondutores e a produção não está atendendo à demanda”, lembra. “Esses reajustes bem acima da inflação dão, entretanto, a verdadeira justificativa: o carro zero km ficou muito caro em 2021”.
Veja a tabela de aumentos em 2021:
A Mobiauto, recém-incorporada ao menu corporativo do Banco Pan, utilizou sua base de dados e pesquisou um total de 43 modelos (146 versões) de veículos, levantando a variação entre o início e o final do ano. “Para não haver nenhuma distorção com um carro que havia acabado de ganhar reajuste em um ou outro mês, preferimos fazer a média do último trimestre do ano”, explica Castro Jr.
A pesquisa traz um retrato muito fiel do comportamento do mercado de modelos zero km no país, à medida que foge das ilusórias “tabelas de preços”. O CEO da Mobiauto explica: “Os preços sugeridos são meras referências. Há diversas formas de puxar pra cima ou pra baixo esses valores, dependendo das estratégias de cada marca. Um carro com alta procura, por exemplo, tem fila de espera e preço real majorado com cobrança de ágio ou repasse de reajustes ao longo dessa espera. Já um modelo mais difícil de vender costuma receber os bônus de fábrica, que são descontos efetivos que a montadora autoriza a concessionária a conceder”, explica.
“Já os preços veiculados nos anúncios, que foram a fonte primária da nossa pesquisa, retratam rigorosamente o quanto cada consumidor pagou naquele carro, sem os truques comerciais já descritos”, resume Castro Jr.
Como não poderia deixar de ocorrer... a campeã absoluta de reajuste durante o ano foi a Fiat Strada Cabine Simples Endurance, com 42,87% de alta, sabidamente um dos modelos – se é que não foi “o modelo” – com fila de espera mais longa nas concessionárias (4 ou 5 meses após a compra). “O consumidor precisa ficar atento a esses detalhes. Estou muito orgulhoso do trabalho feito pelo nosso time, que escancara esses aumentos e pode orientar melhor quem está comprando carros novos no Brasil”, sentencia o executivo da Mobiauto.
Interessante também observar os modelos que foram reajustados abaixo da inflação oficial, indicando que, sim, havia (aparentemente em alguns casos) margem para se tornarem mais competitivos. Em geral, essas ações foram tomadas por agressividade da concorrência ou sazonalidade de novas gerações. O Toyota Corolla, por exemplo, havia sido renovado no final de 2019. E sofreu pesados reajustes em 2020. No início do ano passado, ele já estava com “preços cheios”: em média, o modelo custava R$ 125.026. No final do ano, os anúncios já retratavam o valor de R$ 117.709 na média das versões.
Outro exemplo foi o Renault Captur que, apesar de ter recebido nova motorização em julho de 2021, não obteve êxito comercial no mercado de zero km para permitir reajustes no decorrer do ano. Tanto que chegou ao último trimestre do ano 0,12% mais barato do que registrara em janeiro. Veja a tabela completa em anexo.
A MOBIAUTO – Em menos de três anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 5 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco Pan, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>