SEGS Portal Nacional

Veículos

CNH Industrial fomenta iniciativas sustentáveis na manufatura por meio da economia circular

  • Segunda, 03 Janeiro 2022 10:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNH Industrial
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Com o agravamento das condições climáticas adversas no planeta, a sustentabilidade se tornou um dos assuntos mais frequentes nos meios corporativo e governamental. Um dos grandes desafios dessa agenda é a gestão de resíduos urbanos e industriais, que poluem o meio ambiente, contaminam o solo, geram problemas de saúde, entre outros. Em 2020, o Brasil produziu 79,6 milhões de toneladas de resíduos segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), volume que deve crescer quase 50% em 30 anos. A economia circular é um dos caminhos que vêm sendo utilizados pela indústria para reverter essa situação. A CNH Industrial, empresa do setor de bens de capital, adota esse modelo econômico e tem alcançado bons resultados. O índice de reciclagem nos parques fabris da companhia na América Latina atualmente é de 99,86%.

O gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da CNH Industrial para a América Latina, Fábio Belasco, explica que na economia circular o resíduo de um processo produtivo é usado como matéria prima em outro, gerando um ciclo virtuoso. “O modelo de economia linear, em que pegamos um material da natureza, utilizamos e depois descartamos, não se sustenta mais e o planeta vem dando sinais nesse sentido”, afirmou o executivo durante o BW Talks, evento do Movimento Biosphere World e da Sobratema para compartilhar iniciativas para diminuir o impacto ambiental. “Por isso precisamos praticar os 5R - repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. É uma jornada com uma evolução gradativa que começa na empresa e, posteriormente, pode envolver toda a cadeia” destaca.

Atualmente, seis das sete fábricas brasileiras da empresa são aterro zero, ou seja, reciclam 100% dos seus resíduos. Na fábrica de Curitiba, 0,5% é destinado a aterros em cumprimento a uma legislação ambiental do estado do Paraná. A companhia, que tem a pegada de carbono como um de seus focos, estimula projetos de melhoria contínua em diversas frentes que, além de reduzir o impacto ambiental, geram economia. Um exemplo é o projeto de Córdoba, na Argentina, que reutilizou resíduos que eram separados na ilha ecológica da planta para uso interno na fábrica de caminhões.

“Tivemos a validação da engenharia para fazer a substituição de alguns componentes do produto por materiais reutilizados na ilha ecológica, mantendo as especificações funcionais e de qualidade. Assim, deixamos de comprar madeira e o policarbonato, que é derivado de petróleo, que cumpriam essa função anteriormente. Tivemos uma redução de descarte importante desses resíduos, de 1.900 quilos de policarbonato e 3.650 quilos de madeira por ano”, observa Belasco.

Em Sorocaba, o reaproveitamento de embalagens transformou madeira em paletes para uso interno, para transporte de materiais e armazenamento de peças. Dessa forma, a unidade deixa de descartar 110 toneladas de madeira por ano. “Também temos iniciativas envolvendo outros recursos, como a água. Os projetos de reutilização alcançaram a marca de 39,2% nas plantas brasileiras de janeiro a novembro de 2021. Em 2018, o reuso de água era de 13%”, revela Belasco.

O gestor explica que nem sempre o reuso é feito exclusivamente nas plantas da companhia. “Nós fazemos conexões com empresas de outras cadeias produtivas que precisam desses resíduos em seus processos produtivos e fazemos acordos de fornecimento. Vale a pena o esforço de realizar essa busca para injetar esses resíduos no processo novamente.”

Sustentabilidade no Pós-venda

Além da manufatura, a empresa investe em iniciativas de logística reversa com o objetivo de dar uma destinação adequada aos produtos após o uso. A CNH Industrial, por meio da área de Aftermarket Solutions, se associou à Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos e Industriais), para o recolhimento e reciclagem de filtros de óleo usados. De janeiro a outubro de 2021, foram arrecadados 18 mil quilos de material, o equivalente a 27.500 filtros.

A reutilização também é uma solução de pós-venda que contribui para este movimento. Em 2021, a FPT Industrial, marca da CNH Industrial, lançou a linha Original Reman FPT, destinada a motores de máquinas agrícolas e de construção. Assim, os propulsores desses equipamentos podem ter a vida útil ampliada por meio da remanufatura completa ou parcial (Long Block), que vai permitir elevar sua durabilidade mantendo o desempenho e qualidade de uma unidade nova.

Reconhecimentos em Sustentabilidade

A estratégia global da CNH Industrial é alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, plano de ação da ONU contra a pobreza, para proteger o meio ambiente e o clima e garantir paz e prosperidade a todas as pessoas. Os esforços da companhia nesse sentido receberam reconhecimentos internacionais importantes. Em 2021, a empresa foi incluída, pelo 11º ano consecutivo, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) Mundial e Europa. Ela também recebeu a medalha Platina na avaliação anual de sustentabilidade EcoVadis, um dos fornecedores mais importantes e confiáveis de classificações de sustentabilidade empresarial.

Recentemente, a CNH Industrial também foi reconhecida pelo CDP como líder global em sustentabilidade corporativa, pela sua forma de lidar com as mudanças climáticas, bem como agir para proteger a segurança da água. O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem por objetivo incentivar empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e proteger os recursos hídricos.

Sobre a CNH Industrial

CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) uma das líderes globais no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, tem uma ampla gama de produtos e presença mundial. Cada uma das marcas individuais que pertencem à empresa é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; CASE Construction Equipment e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; IVECO para veículos comerciais; IVECO BUS e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Defence Vehicles para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões; CNH Industrial Capital para serviços financeiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version