Empresários de São Paulo participam de livro inédito sobre gestão no transporte de cargas
A publicação conta com reflexões e diferentes perspectivas sobre a gestão na atualidade, marcada pela inovação e pelos processos humanizados
Dados levantados, de 2015 a 2016, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a Pesquisa de Inovação (Pintec) revelaram que 33,6% de um total de 116.962 empresas brasileiras com 10 ou mais trabalhadores realizaram algum tipo de inovação em seus produtos ou processos. Outra pesquisa desenvolvida, em junho de 2020, pelo Instituto FSB Pesquisa sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que 83% das organizações precisarão inovar mais para crescer, ou até mesmo sobreviver no mercado pós-pandemia.
Sendo o principal meio de abastecimento da indústria e do comércio, o transporte rodoviário de cargas (TRC) é, segundo os dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), responsável por movimentar mais de 65% do que é produzido no País. Tamanha relevância e abrangência exigem uma forte atuação e atenção das empresas do setor para as inovações que o mercado oferece, a fim de melhorarem cada vez mais os seus serviços.
Percebendo essa necessidade e atentos em disseminar as boas práticas realizadas pelas transportadoras, a presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo (SETCESP), Ana Jarrouge, o presidente da ABC Cargas, Danilo Guedes, a diretora administrativa da Zorzin Logística, Gislaine Zorzin, e o CEO do Grupo MOVE3, Guilherme Juliani, lançaram oficialmente, na última terça-feira (14), o livro Experiências na gestão para a inovação do transporte de cargas brasileiro. A obra também conta com outros 14 autores para apresentarem os desafios, as oportunidades e os aprendizados de gestão com base em suas experiências.
Ana Jarrouge, idealizadora do Vez & Voz - Mulheres no TRC, endossado pelo SETCESP, destacou, durante o lançamento oficial do livro, a importância e a necessidade da pluralidade no segmento. “Estamos mudando e percebendo o quanto a diversidade é importante para o ambiente corporativo. A variedade de ideias traz novidades e inovação. Não adianta estar em um meio em que vemos tudo igual, caso contrário, não evoluiremos”.
Já na visão de Gislaine, gestora da Zorzin Logística, referência no transporte, armazenamento e logística de produtos químicos (sólidos, líquidos e gases) na região Sudeste e no Mercosul há mais de 30 anos, a inovação precisa estar em todos os setores da empresa, não apenas em seu crescimento.
“Promover mudanças durante o ano de 2021 foi fundamental para garantir a segurança dos caminhoneiros nas estradas, por exemplo. Realizamos investimentos em câmeras de fadiga, em telemetria e em gestão de pessoas para gerar e analisar dados. Com isso, fazemos as medidas necessárias para evitar quaisquer acidentes, tanto com as cargas quanto com os nossos colaboradores”, explica Gislaine.
Ainda sobre inovação, Danilo Guedes comentou sobre como o investimento em novos projetos são importantes para sua empresa. “O processo de inovação é longo, por isso é preciso ter calma. Estamos procurando fazer as inovações com muita paciência e, apesar de eu ser um cara ansioso, com a inovação não temos resultado logo de cara. Por isso é importante investir o recurso certo no tempo certo”.
Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, também destacou, durante o lançamento oficial do livro, a inovação como uma das principais ferramentas para o crescimento sustentável da organização nos últimos dois anos. O conglomerado de empresas que possui Flash Courier e Moove Mais, cresceu cerca de 130% no período, e segundo o CEO, isso foi possível graças a uma estratégia agressiva de investimento e alinhamento interno.
“O crescimento é fruto de vários fatores. No começo da pandemia, quando nosso faturamento caiu 40, 50, 60, 70%, nós tomamos a decisão de aproveitar a crise. Enquanto todo mundo começou a demitir, reestruturar, nós fizemos exatamente o contrário. Abrimos uma filial em Portugal, encomendamos o maior equipamento de roteirização da nossa história, abrimos um novo CD, instalamos mais três ou quatro filiais pelo Brasil, lançamos o ship from store, desenvolvemos lockers, pontos de retirada, mexemos em quase todos os sistemas da empresa, porque aproveitar a crise é isso, você olhar para o lado, ver todo mundo desestruturando e você investindo”, comentou o empresário.
A obra faz parte dos projetos IT10 e IT Seniors, cujo objetivo é desenvolver a imagem do transporte rodoviário de cargas brasileiro através de uma comunicação eficiente e ativa dos influenciadores do TRC com a imprensa e as suas mídias sociais. Da mesma forma, o projeto busca levar as principais discussões do segmento para lugares onde o setor não costuma ser associado ou não tem o hábito de frequentar. Assim, trazendo à sociedade a importância do segmento e a abrangência de atuação dele.
É a segunda publicação do projeto. No ano passado, 10 empresários participaram do primeiro livro, intitulado de O transporte de cargas brasileiro em tempos de pandemia, que trouxe as reflexões, os desafios e as oportunidades apresentadas ao segmento de transporte de cargas na pandemia, ocasionada pelo surgimento do novo coronavírus.
O livro Experiências na gestão para a inovação do transporte de cargas brasileiro estará em breve disponível na internet e é uma iniciativa do Grupo Mostra de Ideias com o apoio do EME e incentivo da Mercedes Benz.
Sobre o projeto
IT Talks:
O projeto IT Talks é uma iniciativa do Grupo Mostra de Ideias com o apoio da Mercedes Benz. A ideia reúne 18 dos principais empresários do transporte de cargas brasileiro para trazer ao público uma imagem diferenciada a respeito do setor, mostrando a sua importância através do engajamento nas mídias digitais e impressas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>