SEGS Portal Nacional

Veículos

Planejamento: Saiba como otimizar a logística para datas comemorativas

  • Quinta, 09 Dezembro 2021 07:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Élida Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Rafael Dantas (*)

Apesar da inflação, atualmente em mais de 10% em 12 meses, da falta de espaço no modal marítimo e aumento dos fretes, a expectativa é que a Black Friday traga bons resultados para as companhias que atuam no setor logístico. Durante a crise sanitária, que completa quase dois anos, as pessoas se viram diante da necessidade de realizar compras online. Mesmo quem nunca havia utilizado o e-commerce acabou recorrendo a este mercado - em ampla expansão - para adquirir itens diversos, de alimentação, máscaras e medicamentos a produtos eletroeletrônicos, vestuário, calçados e material de construção.

Segundo dados da Ebit Nielsen, as vendas do e-commerce brasileiro alcançaram R﹩ 87,4 bilhões no ano passado, um crescimento de mais de 40% em relação a 2019. Em 2021, o e-commerce brasileiro continua batendo recordes. No primeiro semestre do ano, as vendas no segmento alcançaram R﹩ 53,4 bilhões, uma aceleração de 31% em relação ao mesmo período de 2020. Com a ampliação da vacinação, redução dos casos de mortes decorrentes da Covid-19, fim das restrições de horário para funcionamento das lojas e retomada gradual do trabalho presencial, o e-commerce passa por um processo de maturação e deve continuar crescendo nos próximos anos, mesmo que haja uma desacelerada em relação aos números de 2020 e 2021.

Com o mercado bem aquecido e a proximidade da Black Friday aguçaram-se alguns desafios logísticos iniciados em 2020: falta de insumos e de contêineres para atender a demanda reprimida, o que levou a uma disputa acirrada por espaço nos navios e consequente aumento dos fretes. Só este ano, fretes da China para o Brasil, que no ano passado estavam em torno de US﹩ 2.500, subiram para US﹩ 12 mil, sendo que em Manaus (AM), por exemplo, que envolve uma rota diferente, o valor chegou a US﹩ 20 mil. Além do incremento de vendas, os valores elevados também foram estimulados por outros episódios como a paralisação no Canal de Suez, em março, devido ao encalhamento de um porta-contêineres - e ao fechamento dos três maiores portos da China, em agosto, quando houve um novo surto de Covid-19.

Todas essas variáveis impactaram no abastecimento e no aumento do transit time que, em alguns casos, pulou de 30 para 50 dias. Neste cenário, algumas empresas migraram do modal marítimo para o aéreo, na tentativa de cumprir os compromissos assumidos com seus clientes, inclusive na Black Friday. Alguns agentes de cargas tiveram um crescimento, ao longo do ano, de 30% nas operações aéreas, na tentativa de desafogar o marítimo.

Diante de tantos episódios que marcaram a cadeia logística mundial, o comércio precisa planejar cada vez mais as compras para as datas-chave e com previsão de vendas mais intensas, buscar negociar o que for possível e entender as mudanças que estão em curso. Por outro lado, as empresas do setor tentam se adequar para manter o fluxo de entregas, mesmo em situações adversas, que exigem dinâmicas diferenciadas para driblar os gargalos logísticos, especialmente no Brasil.

Além da Black Friday e do Natal, as duas datas comerciais mais importantes do País, os armadores e agentes de cargas que atuam na Ásia têm pela frente o Ano Novo Chinês, comemorado em fevereiro. Todas as demandas que envolvam a produção na China devem ser programadas com certa antecedência, pois a partir de 31 de janeiro o país asiático celebra o Ano Novo Lunar, que vai até 6 de fevereiro de 2022. Assim como a comemoração natalina, o festival também é um evento que reúne a família. Durante o feriado prolongado, aeroportos, estações de trem e rodoviárias da China recebem uma grande quantidade de passageiros, que recebe o nome de Transporte da Primavera.

Portanto, fazer o planejamento do embarque de mercadorias com origem na China é a melhor estratégia para as empresas, embora alguns exportadores ainda enfrentem um delay e uma complexidade maior na organização da cadeia logística em função do caos imposto pela pandemia e pelos demais episódios que impactaram o setor no último ano e meio. Com a antecipação, tantos os armadores, que de forma geral surfaram na onda do aumento de fretes, quanto os agentes de carga conseguem estudar o melhor cenário para atender os clientes da forma como esperam: com eficiência e agilidade para que os clientes deles tenham a melhor experiência.

(*) Rafael Dantas é diretor comercial da Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version