Logo
Imprimir esta página

Ociosidade do setor logístico: um 'mar' de oportunidades para as logtechs

Com o propósito de superar os gargalos do setor, as startups logísticas trazem inovações e soluções customizadas ao segmento

Ascensão das logtechs no Brasil e casos de sucesso do setor foram destaques de um webinar exclusivo sobre o assunto, promovido pela Intermodal e pela Abralog

O mercado de logtechs não para de crescer: já são quase 300 startups do setor logístico no país, sendo que mais da metade surgiu apenas nos últimos cinco anos. Foi o que disse o presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Moreira, durante um webinar exclusivo sobre o assunto - promovido nesta quinta-feira (2/12), pela própria instituição e pela Intermodal (plataforma de negócios completa para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas e comércio exterior).

“Apesar de jovem, este é um segmento que vem se desenvolvendo constantemente e atraindo muitos investidores, com várias soluções para o setor logístico. E não deve parar por aí, há uma certa unanimidade no mercado de que essas ações com startups devem crescer ainda mais, não só porque a digitalização e o ecossistema de inovação estão se expandindo, mas também porque adquirir uma solução pronta encurta caminhos e proporciona resultados mais rápidos do que desenvolver algo internamente”, disse.

Quem também participou do debate foi o CEO da Unlog, startup que atua na transformação de espaços ociosos de grandes cidades em mini centros de distribuição para apoio logístico, Michele D’Ippolito, que concordou. Para ele, o futuro do setor está cada vez mais próximo e um fator que deve abrir um vasto campo de oportunidades aos players deste mercado é a ociosidade. “Acredito que a grande sacada é aproveitar a ociosidade. Essa é a palavra-chave na Unlog: como reverter ociosidade em produtividade, como reverter um imóvel em um armazém ou como reverter o subsolo da cidade em solução logística (há inúmeros andares vazios de garagens que estão muito predispostos a se tornarem centros logísticos e estamos voltados a entender como explorar este nicho)”, afirmou.

O CEO da HandOver, uma das primeiras empresas de armários inteligentes do Brasil, Nelson Sauer, corroborou e acrescentou outro ponto que considera fundamental para a continuidade do desenvolvimento do mercado de logtechs no país: a inovação. “Vejo a ociosidade como um insumo para esse desenvolvimento. É ela que vai, de fato, permitir que este novo crescimento aconteça. Agora, se pegarmos a tecnologia como ferramenta e lapidarmos tudo isso, conseguimos preencher muito mais dos gargalos que a logística tem. E é sobre isso que estamos falando: usar a tecnologia e a ociosidade a nosso favor. Inovação constante é algo importantíssimo, precisamos pensar sempre nisso. Outro fator essencial é ter o foco sempre no cliente. Esses são os três pontos-chave para o sucesso das logtechs”.

Foi se valendo disso que diversos modelos de negócios do mercado de startups tornaram-se verdadeiros cases de sucesso, lembrou o CEO da DataOcean, plataforma de análise de dados para transportadoras, Marcus Bottaro. “O Airbnb, por exemplo, aproveitou a ociosidade do setor de hospedagens para criar um modelo de negócio que deu muito certo. A mesma coisa com a Uber, que se aproveitou da ociosidade do setor de transporte urbano privado para criar um novo nicho de mercado. E estes são apenas dois exemplos. Por isso, concordo com tudo o que disseram e acrescento mais um item no aspecto tecnologia: a importância dos dados para qualquer negócio. São eles que auxiliam em qualquer tomada de decisão, em qualquer esfera e em qualquer operação. Poucas empresas se dão conta do quanto custa 1% de ociosidade em um negócio e são informações como estas que os dados nos apresentam. Eles nos dizem absolutamente tudo”.

Estas foram somente algumas das diversas oportunidades de negócios tratadas neste bate-papo, mas, segundo Sauer, há inúmeras outras, visto que o setor logístico é gigantesco. “Se avaliarmos apenas a área de armazenamento, em que atuamos mais diretamente com nossas soluções de armários inteligentes, estamos falando de um mercado de R$ 57 bilhões só neste ano. O grande boom recente do e-commerce também ajudou a impulsionar este segmento e as previsões para os próximos anos são ainda maiores do que as que temos visto hoje em dia”, salientou.

Bottaro complementou: “ainda há um espaço tremendo para ser explorado no setor logístico e inúmeros problemas para serem atacados e solucionados. Para nós, as maiores oportunidades estão no setor de transportes e, neste caso, estamos falando de cerca de 147 mil empresas no país. E o que fazemos na DataOcean? Nós simplificamos a análise e as ciências de dados de uma empresa de transportes com o intuito de auxiliá-la a realizar tomadas de decisões de maneira simples, fácil e rápida”.

Papo em Movimento 2021 - Este debate completou o sexto episódio da série Papo em Movimento 2021 - um dos canais de comunicação da Intermodal, que traz entrevistas em vídeo e webinares estratégicos com autoridades, convidados, especialistas e personalidades do setor para debater ideias, ações e compartilhar boas práticas do mercado. Para assistir a este e aos demais episódios, acesse o canal da Intermodal no YouTube - https://cutt.ly/GvVzO5j.

Sobre a Intermodal

A Intermodal, hoje, se transformou em uma plataforma de negócios completa para os setores de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 150 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdos exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets, organizadora e promotora da Intermodal, cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a promotora segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato através do e-mail


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto