SEGS Portal Nacional

Veículos

VW Caminhões e Ônibus cria a Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade

  • Quinta, 04 Novembro 2021 08:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lara da Robox
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

· Nova área soma práticas de ESG a atividades governamentais e institucionais

· Roberto Cortes: “Focaremos ainda mais na sustentabilidade dos negócios”

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de criar a Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade. A nova área soma práticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG) a atividades governamentais e institucionais. O diretor Marco Saltini se reporta ao presidente e CEO Roberto Cortes, e agora conta com a executiva Priscila Rocha para o foco da empresa em objetivos de desenvolvimento sustentável.

“Para o GRUPO TRATON e suas marcas, a sustentabilidade significa entender e enfrentar desafios globais, reconhecendo as oportunidades e riscos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Responde às expectativas dos clientes, da política e da sociedade em geral, além de dar respostas concretas aos múltiplos desafios da mobilidade sustentável”, diz Roberto Cortes.

Segundo Marco Saltini, a nova diretoria estabelecerá uma estratégia sólida, planejada e incorporada em todas as ações da empresa. “Não apenas no meio ambiente, também estarão na pauta a inclusão e diversidade, relações de trabalho com colaboradores, clientes e fornecedores, adicionalmente às relações com as comunidades, bem como esferas administrativas e de gestão”, explica.

Executiva experiente

Para agregar as atividades de ESG à Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade, a Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com a executiva Priscila Rocha. Engenheira química formada pela Universidade Federal de São Carlos, com especialização em Sistemas de Gerenciamento Ambiental e mestrado em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade pela USP, a nova supervisora acumula experiência profissional em empresas dos segmentos de celulose e papel, químico e automotivo, além de uma passagem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

https://vwtbpress.com/

Um membro do GRUPO TRATON

Sobre a VW Caminhões e Ônibus

A VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.

Sobre o GRUPO TRATON

Com as marcas Scania, MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Navistar e RIO, a TRATON SE é uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais. Sua linha abrange veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. O grupo busca transformar o sistema de transporte - com seus produtos, seus serviços e sua parceria com clientes. Para a TRATON, o crescimento econômico sustentável sempre inclui tratar as pessoas e a natureza com respeito. A tríade Pessoas, Planeta e Desempenho moldará o futuro da empresa.

Transformação digital: o que veículos e publicações podem aprender com o streaming

Por mais de um ano, a pandemia alterou a nossa definição de lazer. Obrigados a mudar de perspectiva, buscamos alternativas às atividades externas que faziam parte da nossa rotina. E é claro que o lazer não foi o único setor da nossa vida que precisou ser repensado - a forma de consumir notícias também precisou passar por uma grande transformação. Afinal, em uma era digital marcada por fake news, microtargeting e manipulação de dados, é essencial checar os fatos e consultar fontes seguras na hora de se informar.

Unindo essas duas demandas, o mercado editorial conseguiu se fortalecer durante a pandemia. “Assim como os streamings, os clubes de assinatura de livros e revistas passaram a ser uma opção de lazer possível durante a pandemia, explorando novas possibilidades de entretenimento em casa”, afirmou Thiago Lins, diretor de crescimento da Robox, plataforma que trabalha com recorrência e mercado de assinaturas. “Mesmo que esse boom tenha acontecido justamente num período excepcional da história da humanidade, as empresas que souberem manter a qualidade de seus conteúdos e serviços de assinatura podem continuar colhendo os frutos em qualquer época”, completou.

Para Lins, o mercado editorial brasileiro está num movimento similar ao que aconteceu entre os veículos internacionais no começo da década passada. “Investir em um conteúdo transmidiático, segmentado especialmente para assinantes, foi o que alavancou o número de assinaturas digitais no The New York Times, em contraponto à queda nas assinaturas do jornal físico”, lembra Thiago, referindo-se a um dos maiores cases do mercado de assinaturas no setor editorial. Em 2020, o faturamento do NYT com assinaturas digitais superou o obtido com assinantes do jornal impresso pela primeira vez, graças ao investimento da empresa em aprimorar a entrega dos seus produtos digitais.

Em fevereiro de 2021, o NYT já ultrapassava os 7,5 milhões de assinantes, 90% desses de produtos digitais. O jornal também terá, ainda esse ano, uma segmentação premium das suas newsletters, que há 20 anos eram produzidas e entregues gratuitamente.

Aqui no Brasil, não faltam exemplos de produtores de conteúdo que segmentam newsletters com conteúdo especial, bem produzido e exclusivo para assinantes. A newsletter Meio, editada pelo jornalista Pedro Doria, foi uma das pioneiras no país. “O Meio é uma newsletter, sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu email. A leitura demora menos de oito minutos. E todas as notícias essenciais do dia estão ali, concisas. Da política ao que estreia no Netflix”, informa o site da publicação.

Uma das estratégias do Meio é conhecida como freemium, e consiste em oferecer uma assinatura básica totalmente gratuita para fidelizar e, em seguida, propor um upsell para a assinatura paga. “Da mesma forma que se paga para consumir filmes e séries via streaming, a população está se reeducando sobre o consumo de conteúdo jornalístico e informativo. Depois de anos oferecendo notícias gratuitas nos portais online, os veículos estão finalmente entendendo que para entregar conteúdo de qualidade, é preciso cobrar por assinaturas digitais, que são fundamentais para manter uma boa receita recorrente”, finalizou o diretor da Robox, que atualmente atende as revistas Elle, Exame e Carta Capital.

Mercado editorial em números

De acordo com uma pesquisa do Digiday, que mapeou tendências digitais para 2021, 46% dos veículos de comunicação entrevistados afirmaram que a busca por crescimento nas assinaturas digitais está no centro das suas estratégias de crescimento. E não é por acaso: as assinaturas já fazem parte da rotina (e dos gastos recorrentes) de boa parte das pessoas - e a pandemia só acelerou esse processo.

Segundo um estudo da Vindi, plataforma de pagamento online e cobrança recorrente, mais de 50% da população brasileira assina de 6 a 10 serviços. A pesquisa revelou, ainda, que seus clientes que utilizam o modelo de negócios recorrente cadastraram 35% mais assinaturas em 2020 do que em 2019 (apenas nos meses de maio a julho, por exemplo, este crescimento foi superior a 130%).

“Mensalmente, a gente sente na pele como esse mercado vem crescendo. E é muito legal ver como os negócios de assinaturas estão nascendo agora: com mais visão de futuro, escalabilidade e com um forte direcionamento em tecnologia”, afirmou Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, no prefácio da pesquisa. “De aplicativos a consultorias, de ração a tags de estacionamentos, de cursos online a seguradoras, a gente vai de vento em popa, por um simples motivo: escolhemos um modelo muito poderoso, a recorrência. Os clientes crescem dentro da gente e a gente cresce dentro deles”, finalizou o CEO.

Mas, com a flexibilização do comércio e os planos de convivência com a Covid-19 cada vez mais avançados, graças à vacinação em massa, as empresas que trabalham com recorrência precisam se preparar para desafios como a fidelização a longo prazo e o temido churn, ou seja, a perda de clientes.

“Uma empresa que trabalha com assinaturas só será bem sucedida quando tiver uma plataforma boa, que não ofereça obstáculos irritantes aos seus assinantes. Um bom e-commerce de assinaturas não falha na hora de realizar uma cobrança, tem um bom paywall de pagamentos e não deixa o serviço repentinamente indisponível por horas a fio”, afirmou o estrategista de assinaturas Nick Cherrier em um artigo da Subscribed, blog oficial do software Zuora.

Após a pandemia, conteúdo é rei e experiência é ouro

Para Nick, é normal que uma baixa no número de assinantes aconteça após altos picos de aquisição (como os que aconteceram durante períodos de lockdown). Tanto streamings quanto veículos de comunicação e publishers podem contornar essa situação com a manutenção de uma boa experiência e um bom conteúdo. Afinal, não basta conquistar um assinante - é preciso que ele enxergue valor e benefícios no que está assinando.

“Explorar os dados fornecidos pelo assinante apenas para oferecer super descontos e promoções não basta. Esses dados precisam ser usados para melhorar o serviço e a experiência”, lembrou o estrategista. A Netflix é um dos melhores exemplos dessa estratégia: a partir dos dados coletados e da interação do público com o marketing de conteúdo da empresa, o serviço de streaming vem produzindo séries e filmes que encaixam perfeitamente com o gosto da sua audiência.

Além disso, o site é simples e intuitivo - seja para assinar ou cancelar, o indivíduo não encontra obstáculos e dificuldades nesses processos. A interface também sai na frente em relação à concorrência - como a HBO Max, que no Brasil foi recebida com uma enxurrada de críticas dos usuários devido a problemas recorrentes de legendas desconfiguradas, bugs e dificuldades de acesso e pagamento.

Para o diretor de crescimento da Robox, o conteúdo é rei, mas a experiência é ouro na hora de deslanchar um serviço por assinatura no mercado editorial. “Garantir que os clientes encontrem o que desejam de forma rápida, com liberdade de cancelar ou fazer alterações na sua conta sem burocracias, é crucial para um bom serviço de assinatura. Essa facilidade é o que garante a fidelização, juntamente com a qualidade das publicações, que podem ser feitas com mais recursos de acordo com a receita recorrente que vai entrando na empresa graças às assinaturas”, arrematou Lins.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version