Logo
Imprimir esta página

Será que as necessidades automotivas continuam sendo as mesmas desde 1910?

Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal destaca quais as principais necessidades do consumidor do futuro

Quando se olha para um futuro próximo ou se debruça no passado, um fator comum é claro. Todos os veículos, desde o primeiro que foi criado, precisam de energia para se mover. Então o que pode ter mudado se todos os carros, motos e caminhões necessitam de um pilha ou de um posto de gasolina? Pergunta Osvaldo Keller, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal para um auditório virtual composto por mais de 3 mil pessoas durante o evento on-line ROTA 2025.

Para contextualizar a resposta, o executivo trouxe o seguinte tema: Qual perfil do consumidor 4.0 em negócios automotivos? E antes de iniciar a discussão, ilustrou modelos icônicos da indústria automotiva. A frase seguinte para a reflexão foi a seguinte: apesar de mudarem tanto em design, carroceria, motorização e aerodinâmica, os modelos continuam precisando de duas características, da manutenção e do combustível.

Com base nessa afirmação, o diretor ressaltou que mesmo com a mudança do perfil do consumidor durante anos, a essência e as principais necessidades continuaram iguais, logo, o que mudou na verdade foi a relação dos indivíduos com o transporte. “Hoje, por exemplo, o carro está mais conectado com o restante das tarefas do dia a dia, porém ele continua precisando de energia, seja ela a combustão ou elétrica”, reforçou ele.

Um exemplo que ele trouxe para mostrar a essência daquilo que o motorista precisa foi o de um para-brisa sujo: “quando você dirige e não enxerga 100%, fica complicado entender o que está acontecendo. Após a limpeza tudo acaba ficando mais claro. Ou seja, a transparência é a principal ferramenta que diferencia o mercado e o consumidor”, finaliza.

A DPaschoal, em revisão veicular consciente, por exemplo, revisitou seus processos com o objetivo de manter seu programa de sustentabilidade compatível com as práticas de consumo consciente atuais, através da prestação de serviços inovadores e ecologicamente corretos. Para isso, desde 2007 lançou o programa “Economia Verde”, que auxilia o cliente a economizar na manutenção do seu veículo e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, gerando um equilíbrio entre o crescimento econômico e a proteção ambiental.

“Todos acabam ganham com esse sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia e, mais importante, o meio ambiente, pela redução dos descartes”, finaliza o Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal.

Sobre o Maxxi Trainning

O Maxxi Trainning surgiu em agosto de 2011, diante da necessidade de capacitação e atualização técnica dos profissionais do setor automotivo brasileiro. “A nossa proposta é uma resposta à complexidade técnica da indústria automotiva, que aumenta diariamente face às novas tecnologias e as exigências do mercado consumidor. Com o Maxxi Training, o setor terá acesso às informações que hoje estão restritas a uma minoria”, explica o Presidente da Companhia DPaschoal de Participações, Luis Norberto Pascoal.

Até o momento foram realizadas mais de 690 edições de treinamentos presenciais (Feira do Conhecimento Técnico), todas oferecendo capacitação gratuita aos mecânicos. Nestes 9 anos foram mais de 130 mil certificações. Esta é uma das maiores movimentações de “educação profissional” do segmento automotivo brasileiro.

“O mecânico devidamente capacitado fará uma instalação mais eficiente, identificará avarias mais técnicas, aconselhará adequadamente o cliente e terá maior atenção às questões de responsabilidade ambiental, como o descarte correto de peças inservíveis e a troca de componentes apenas quando, de fato, houver necessidade”, diz o Gerente do Maxxi Trainning, Leandro Mateus Vanni.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto