Logo
Imprimir esta página

A atuação do design na concepção do automóvel

O maior desafio do design automotivo é contribuir para a solução dos problemas relativos à mobilidade urbana e aos impactos do produto no meio ambiente

A estratégia de concepção de um produto automotivo é uma das mais complexas da indústria, pelo fato de envolver quase todas as áreas da empresa, com suas necessidades específicas, demandas de mercado e uma boa dose de emoção. Outra questão que traz grande complexidade é o tempo de desenvolvimento do produto, que é longo, embora as modernas ferramentas de modelagem virtual acelerem o processo. São aproximadamente 36 meses, pois é preciso atender a diversas etapas: identificação de necessidades do público com pesquisas, desenvolvimento de conceitos, aprovações internas, modelos virtuais, simulações, protótipos físicos, testes de processos de fabricação, produção e lançamento.

“Vale destacar que o automóvel passa por uma mudança cultural, ou seja, no século passado era o maior objeto de desejo dos jovens, quando ter um carro era fundamental para a construção social da identidade masculina. Hoje, não é bem assim: os jovens tendem a preferir outras experiências, como viagens, educação e até empreender. Mesmo como meio de transporte individual, sofre críticas do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e da mobilidade urbana nas grandes cidades. Isso não significa que o automóvel esteja em decadência, mas que as montadoras deverão ser muito mais criativas, tanto no produto quanto no modelo de negócio”, explica o professor do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), José Carlos Carreira.

O design é fundamental em todo esse processo, desde o design clássico, responsável pelo conceito, desenho, detalhamento técnico e protótipos, até o design do negócio, que passa pelas estratégias, experiências do usuário e interações entre o veículo e os vários aplicativos que são disponibilizados em seus painéis de controle. “Mas é provável que o maior desafio do design automotivo seja contribuir para a solução dos problemas relativos à mobilidade urbana e aos impactos do produto no meio ambiente”, alerta o especialista.

Nesse sentido, o design contribui para os projetos de carros autônomos, elétricos, bem como para todo o ecossistema de mobilidade. O designer atual considera, além do pensamento do design (design thinking), o pensamento sistêmico (system thinking), para dar conta das exigências de pessoas, empresas e da sociedade. “Tudo isso considerado, é importante ressaltar que, para uma grande parcela da população com potencial para adquirir um automóvel, a escolha do veículo é baseada em critérios de design. A emoção de uma estética automotiva ainda faz nossos olhares grudarem nessas máquinas poderosas que mudaram o mundo”, conclui Carreira.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico há 59 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e agora também na área de Tecnologia da Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto