Consórcio pode ser alternativa em momento de alta no valor dos veículos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Daya Lima
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
• Pandemia aumentou a demanda por veículos novos e usados
• Pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que 75% dos consumidores pretendem comprar ou trocar de carro
• Dificuldades na linha de produção e fabricação aumentaram os preços
• Comparativo mostra diferença entre custo real do veículo em um financiamento e consórcio
Com a pandemia prevalente há quase dois anos, a necessidade das famílias e comerciantes de ter meios alternativos de locomoção aumentou a demanda por veículos, seja para uso pessoal ou para atividades comerciais. No entanto, as altas taxas de juros (de 0,78% a 3,75% ao mês, segundo o Banco Central) e a impossibilidade de pagamento à vista têm sido alguns dos fatores apontados pelos que desejam adquirir um veículo, mas que ainda não tomaram essa decisão.
Os financiamentos são realizados em diferentes bancos por meio do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), e podem ser utilizados para a aquisição de carros usados ou novos, vinculados ao salário do comprador. Há também o leasing, na qual o carro é alugado e tem a opção posterior da compra, e o consórcio, no qual o carro só é recebido quando a pessoa é sorteada ou tem o lance aceito.
"O consórcio é um meio de autofinanciamento, no qual pessoas se unem para formar um fundo conjunto e adquirir bens móveis (como veículos), imóveis (casas, apartamentos) e serviços (viagens, festas de casamento, cirurgias plásticas). As administradoras de consórcios gerenciam esses fundos e organizam a distribuição por meio de sorteios periódicos. A iniciativa surgiu no Brasil, por volta dos anos 1960, diante da falta de crédito ao consumidor no país, e vale lembrar que, para ser idônea, a administradora precisa ser fiscalizada e autorizada pelo Banco Central", ressalta Fernando Lamounier, COO da Multimarcas Consórcios.
No consórcio, o prazo e o número de cotas são pré-estabelecidos, o valor do bem é dividido pela duração do consórcio e cada integrante paga uma parte desse valor. Como as parcelas normalmente são mais acessíveis, a cada sorteio há também a possibilidade do consorciado dar oferta de lances para antecipar a contemplação. "Caso a pessoa não tenha sido sorteada e o seu lance for o maior naquele mês, ele ganha o direito de ter o bem", explica Lamounier.
Os consórcios de veículos são os mais populares no Brasil, totalizando 83% dos quase 8 milhões de contratos existentes do país, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Nessa categoria se enquadram automóveis de passeio, veículos comerciais, máquinas agrícolas, motos e caminhões, ou seja, todos eles também fazem parte desse número.
"A vantagem do consórcio é que ele é mais barato, pois não há cobrança de juros, e o Brasil é um país de juros altos. Mesmo em 2020, quando a taxa básica da economia, a Selic , atingiu seu patamar mais baixo, os juros nominais seguiam altos para o crédito e agora, em 2021, essa taxa voltou a subir e puxar os juros ainda mais acima", aponta Lamounier.
No entanto, o consórcio pode ser um planejamento demorado, pois o comprador não recebe o bem ao aderir ao grupo e precisa ser sorteado ou ter recursos para dar um lance. "Não há garantia de data de contemplação, então é importante estar atento e saber que o consórcio é indicado para pessoas que se planejam financeiramente para ter acesso ao bem. Se a necessidade é imediata, o consórcio não é alternativa ao financiamento, mas se a pessoa consegue se planejar financeiramente, ela é, definitivamente, a melhor opção, com preço mais competitivo", completa o COO da Multimarcas Consórcios.
Abaixo, a tabela ilustra o que Lamounier quer dizer: comparando o mesmo valor de financiamento e consórcio, considerando um valor igual e mesmo prazo, o valor das parcelas é bem diferente, bem como o custo efetivo total, uma medida comum no mercado de crédito que avalia o custo total do financiamento, realizando a soma de tudo que o consumidor paga (parcelas) e divide pelo crédito adquirido.
Sobre a Multimarcas
Em quatro décadas de atuação no sistema consorcial, a Multimarcas Administradora de Consórcios cresceu e se tornou uma das maiores administradoras do país. Atualmente, a empresa é a 1ª em Minas Gerais e a 16ª no ranking nacional do Banco Central do Brasil em faturamento de taxa de administração.
A Multimarcas Consórcios tem 270 representações abertas em todo o Brasil e no Distrito Federal. Patrocinadora Oficial de grandes clubes do futebol nacional, como Atlético/MG, Sport, Avaí e Paysandu, a administradora que mais cresce no Brasil tem milhares de consorciados que realizaram, com a compra de um consórcio, o sonho da moto, do carro, da casa própria e veículos agrícolas, por exemplo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>