SEGS Portal Nacional

Veículos

Sistemas de assistência ao motorista nem sempre são confiáveis a longo prazo, aponta estudo

  • Segunda, 02 Agosto 2021 11:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Pesquisa mostrou que o número estimado anual de eventos de risco - falhas que reduzem o desempenho desses sistemas devido ao mau funcionamento - pode chegar até 2,3 milhões

Os sistemas avançados de assistência ao motorista contribuem significativamente para a melhoria da segurança no trânsito e, portanto, estão se tornando cada vez mais obrigatórios. Porém, uma pesquisa realizada pela TÜV Rheinland, em parceria com o British Transport Research Laboratory (TRL) apontou que, em 2029, podem ocorrer mais de 790 mil eventos de risco por ano em estradas dos países da União Europeia (UE) - causados pelo desempenho reduzido dos sistemas.

No estudo, os especialistas usaram assistentes de permanência em faixa como um exemplo para investigar o impacto específico do desgaste relacionado à idade, danos ao sistema e acidentes, ou falta de calibração de câmeras externas do veículo. Conduzida em duas partes, a pesquisa contou com a análise de publicações sobre o tema, e também com testes de direção para investigar vários cenários diferentes.

Os sistemas de assistência também se desgastam

"Os sistemas de assistência devem funcionar de forma confiável por muitos anos. Porém, o estudo mostrou que os assistentes de permanência em faixa, por exemplo, podem funcionar de maneira limitada ao longo do tempo, trazendo consequências para o trânsito", afirma o Dr. Matthias Schubert, vice-presidente executivo de mobilidade da TÜV Rheinland.

Dependendo do cenário, o estudo mostrou que o número estimado anual de eventos de risco - falhas que reduzem o desempenho desses sistemas devido ao mau funcionamento - pode chegar até 2,3 milhões.

Ainda segundo o executivo da TÜV Rheinland, é preciso haver mais estudos sobre confiabilidade a longo prazo no que tange aos sistemas de assistência e desgaste. "Pouco se sabe sobre como acidentes, reparos inadequados ou desgaste afetam a funcionalidade dos sistemas de assistência e, portanto, a segurança rodoviária a longo prazo", destaca.

Cenários de teste

Para testar os sistemas de assistência, os especialistas da TÜV Rheinland simularam danos no para-brisa na área da câmera do assistente de permanência em faixa, calibração incorreta das câmeras após a substituição do para-brisa e interrupções na comunicação de dados no veículo durante a condução. Além disso, os componentes foram envelhecidos artificialmente. Em um dos testes, eles também fizeram alterações no chassi.

Durante os testes de direção, os especialistas compararam como o carro modificado se comportou em seções específicas da estrada (curvas e retas). O foco estava em situações em que nem as luzes indicadoras nem outros sistemas de alerta foram ativados.

Os pesquisadores observaram, por exemplo, que o funcionamento assistente de permanência em faixa se deteriorava em simulações de impactos de pedras no para-brisa e que, em raros casos, o sistema desligava sem aviso. Os especialistas também foram capazes de detectar a passagem sobre as marcações da faixa sem aviso ou reação do sistema.

Quando a transmissão de dados no veículo era interrompida intencionalmente durante a condução, o sistema era desativado imediatamente; o movimento de retorno abrupto subsequente do volante em direção à posição central pode pegar o motorista de surpresa. Em uma situação como essa, o sistema de faixas não dava qualquer aviso.

"A desativação espontânea de um sistema torna-se problemática se o motorista não estiver totalmente concentrado naquele momento ou não tiver as mãos firmemente no volante porque confiou totalmente no sistema", explica Rico Barth, head global da área de direção automatizada e conectada da TÜV Rheinland.

Além disso, existem situações que os motoristas vivenciam como um mau funcionamento, mesmo que o sistema de assistência esteja funcionando corretamente. Ou seja, o condutor pode deixar de ter uma ação corretiva na direção por um dado errado, por exemplo.

Soluções de mobilidade na TÜV Rheinland

A equipe internacional "Future Mobility Solutions" da TÜV Rheinland trata das principais questões de mobilidade do futuro. O grupo reúne especialistas em todo o mundo para desenvolver projetos em áreas como e-mobilidade e tecnologias de tração alternativas, segurança aprimorada de veículos e sistemas de assistência com "Visão Zero", direção automatizada e autônoma e novos conceitos de mobilidade. Na certificação de tecnologias inovadoras - como para a direção autônoma ou novos sistemas de assistência ao motorista - a TÜV Rheinland está envolvida como parceira em inúmeros projetos. Além disso, a empresa tem uma rede global de instalações de teste e capacidades em várias pistas de teste na China, Hungria e Alemanha, entre outros lugares. Os testes de direção para o estudo sobre o desempenho de sistemas avançados de assistência ao motorista foram realizados no "ZalaZONE Automotive Proving Ground" húngaro.

A TÜV Rheinland Brasil é acreditada pelas autoridades Europeias para o processo de Type Approval, e possui expertise para apoiar localmente o acesso a testes de engenharia, homologação ou treinamentos em ADAS (Advanced Driver Assistance System) e ELKS (Emergency Lane Keeping Systems).

Sobre a TÜV Rheinland

TÜV Rheinland significa segurança e qualidade em quase todas as áreas de negócios e da vida. Fundada há cerca de 150 anos, a empresa é uma das principais fornecedoras de serviços de teste do mundo, com mais de 20.000 funcionários e receita anual de 2 bilhões de euros. Os especialistas altamente qualificados da TÜV Rheinland testam sistemas e produtos em todo o mundo, apoiam inovações em tecnologia e negócios, treinam pessoas de várias profissões e certificam sistemas de gestão de acordo com padrões internacionais. Dessa forma, os especialistas independentes geram confiança nos produtos, nos processos das cadeias globais que agregam valor e no fluxo de commodities. Desde 2006, a TÜV Rheinland é membro do Pacto Global, das Nações Unidas (ONU), para promover a sustentabilidade e combater a corrupção. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version