Logo
Imprimir esta página

Fórmula 1: Saiba como as roupas dos pilotos são feitas resistentes ao fogo

Grande parte da proteção contra o calor deve-se ao material chamado Nomex

Desde novembro de 2020, quando o piloto francês Romain Grosjean tocou no carro que estava à sua direita e foi jogado no guard rail a uma velocidade de 220 km/h, a roupa do piloto de Fórmula 1 passou a ser ainda mais valorizada. Na ocasião, devido ao impacto, o carro partiu-se em dois e explodiu, o que fez Grosjean ficar preso entre as chamas, preso ao cinto de segurança, durante 28 segundos. A história só acabou bem porque o piloto usava uma roupa resistente ao fogo, como aquela usada por Bombeiros. Afinal de contas, como são feitos esses uniformes resistentes ao fogo usados em corridas de carros?

Os desafios de dirigir em alta velocidade e os perigos que isso representa modificaram ao longo dos anos a roupa dos pilotos de corrida, da cabeça aos pés. Durante a maior parte da história das competições de carro, o maior perigo era o incêndio, agravado pelos tanques de combustível danificados, com vazamento do produto e o perigo de um motorista ficar preso nos destroços em chamas.

“Ser resistente ao fogo quer dizer que o material deve obedecer às normas da NFPA (National Fire Protection Association - Associação Nacional de Proteção Contra Fogo dos EUA), ou seja, esse material tem alta resistência à temperatura para não se degradar, derreter, nem pegar fogo. Num incêndio, se o piloto for exposto ao fogo, essas roupas não impedirão as queimaduras, mas proporcionarão tempo para ele conseguir escapar com o mínimo de danos possível”, comenta o Prof. Dr. Guilherme Wolf Lebrão - Engenheiro Metalurgista formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Material antifogo

Uma das principais matérias-primas utilizadas nas roupas dos pilotos é o Nomex, um polímero da família das aramidas (Nylon) muito resistente a cortes e rasgos, em relação a tecidos comuns, além de sua resistência ao fogo, pela sua estrutura química mais complexa.

“As aramidas vão-se degradar acima de 500 °C, mas, ao fazerem isso, transformam-se em carbonáceos, isolantes térmicos que também suportam temperaturas maiores, em torno de 900 °C. Podemos destacar nessas roupas, também, a presença de algumas fibras da família das aramidas, as meta-aramidas (conhecidas como Kevlar), empregadas como proteção balística (blindagem). Dessa forma, podemos ver que esse material oferece alta resistência térmica e mecânica”, explica o professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT - promove o ensino científico-tecnológico há 59 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto