Os 5 pilares de uma operação de transporte eficiente
Para uma operação de logística bem-sucedida, é importante a execução em etapas
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, o transporte rodoviário é responsável por cerca de 82% das entregas de cargas no País. Um dos fatores que tornam esse setor um dos agentes fundamentais no abastecimento da sociedade brasileira é uma gestão de logística de distribuição eficiente, uma vez que o principal objetivo no transporte de cargas é disponibilizar a quantidade de mercadorias corretamente no momento e no lugar certo. Além de analisar as demandas dos clientes, é necessário observar as características do produto a serem transportados, agregar serviços, como a armazenagem, conhecer as regiões a serem atendidas, agir com decisões estratégicas por rotas e decidir entre frota própria, agregada ou até mesmo as duas.
Portanto, o processo de transporte e distribuição de carga é complexo, e para lidar com isso de uma forma eficiente deve-se haver a execução em partes. Geovani Serafim, fundador presidente da Serafim Transportes e Logística, elenca e explica esse processo em cinco etapas:
1. Solicitar a coleta do material.
2. Realizar a transferência para o armazém.
3. Consolidar a carga.
4. Emitir os principais documentos, que são o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe), o Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT), a autorização de embarque e a liberação para viagem de transferência até a filial.
5. Realizar a descarga, a separação de rotas, a roteirização, o carregamento para entrega e a conclusão.
De acordo com Geovani, “seguir todos esses processos é importante, pois uma falha em alguma dessas etapas pode ocasionar em uma grande perda financeira para a transportadora ou até mesmo o rompimento de contrato do seu cliente”.
Dessa forma, fica evidente o papel dos colaboradores em todo o processo e a importância do investimento neles. “O diferencial de uma empresa para realizar uma operação de sucesso é não pensar que só o investimento em tecnologia vai fazer a diferença, mas que ela precisa investir também em pessoas com comprometimento e que trabalhem em conjunto para que a empresa alcance o sucesso”, conclui Serafim.
Sobre Geovani Serafim:
Geovani Serafim é formado em programa de desenvolvimento de gestão de frotas pela FATTEP, processos gerenciais pela UNIASSELVI e atua como Fundador Presidente da Serafim Transportes & Logística e Vice-coordenador da Comjovem Nacional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>