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Setor rodoviário deve apresentar um crescimento de até 55% em 2021

Levantamento da ClickBus aponta que o ramo deve ter uma retomada mais forte a partir do segundo semestre em relação a 2020

Estimativas da ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, mostram que o setor deve apresentar um crescimento de 45% a 55% em 2021. A empresa estudou o comportamento de buscas dos consumidores e também na recuperação de setores afins em outros países, para chegar a este número.

Dado o novo agravamento do quadro do país em relação à Covid-19, em março de 2021 houve queda de 45% na emissão de passagens online. Já em abril, as vendas superaram as do mês anterior em 3%. Quando comparado ao mesmo período de 2020 a venda online de passagens rodoviárias cresceu seis vezes no mês. Análises realizadas pela ClickBus estimam uma leve recuperação no acumulado do ano a partir de junho, intensificada por conta das férias do meio do ano e pelo avanço da vacinação no país.

"Ainda estamos passando por um momento delicado e de incerteza, mas, diferentemente do ano passado, desta vez não fomos pegos de surpresa pela pandemia e já conseguimos nos planejar melhor. Com isso, tivemos iniciativas para garantir o conforto e a segurança de todos aqueles que precisaram utilizar o rodoviário, seja para trabalhar ou cuidar de um parente", conta Fernando Prado, Fundador da ClickBus. O executivo também reforça que, com a evolução da vacinação, os impactos nas vendas devem causar maiores efeitos no segundo semestre, a partir de setembro.

Balanço do setor em 2020

Dada a pandemia de coronavírus, que afetou fortemente o setor de turismo e transporte no mundo todo, a ClickBus realizou um levantamento para verificar o impacto da crise no setor rodoviário brasileiro. De acordo com o estudo, a venda online de passagens diminuiu 39% em 2020 em comparação com 2019.

Por conta do cenário e com a necessidade de menos contato físico, houve, no entanto, um aumento na digitalização do setor no período. As vendas online, que antes representavam cerca de 12%, ultrapassaram os 20%. Também é válido ressaltar que há 10 anos o número de tickets comprados pela internet era muito baixo e sem representatividade, o que destaca o crescimento ocorrido no período.

O ano de 2020 deveria ser marcado pelo crescimento do setor, já que, em janeiro, foi registrado um aumento de 31% no volume de passagens ante o mesmo mês de 2019. Porém, com a chegada da Covid-19 ao Brasil, os impactos começaram a ser percebidos em abril quando a queda nas vendas online chegou a 90%, em comparação com o ano anterior.

Maio de 2020 também manteve o índice elevado com 86%, no comparativo com 2019. No entanto, quando comparado a abril de 2020, o mês apresentou uma recuperação de 41% nas vendas online de passagens rodoviárias. Com a abertura gradual de algumas cidades e estados, as viagens também passaram a ocorrer mais, mesmo que para destinos mais próximos ou visitas a familiares, fazendo com que a retração no último trimestre de 2020 ficasse em uma média de 31%.

Destinos

Quando se trata da recuperação por destinos, é possível perceber que as cidades litorâneas (exceto capitais) foram as que tiveram uma maior recuperação, de acordo com dados sobre a intenção de viagem dos consumidores no comparativo de 2020 com 2019.

Apesar de estar entre os destaques de recuperação, as viagens para os destinos litorâneos foram as que sofreram maior queda, de 44% em 2020, na comparação com o ano anterior. Viagens para capitais tiveram retração de 41% e destinos interioranos apresentaram diminuição de 29% no período.

Segurança

Em tempos de pandemia, o setor rodoviário segue sendo o modal de transporte pago mais democrático e considerado um serviço essencial à sociedade, transportando pessoas que realmente precisam viajar. Para seguir ligando 78% do Brasil em um momento de pandemia de coronavírus, a ClickBus criou em 2020 o Selo de Segurança Reforçada, que garante que medidas de higiene e segurança estão sendo aplicadas pelas viações em todas as etapas da viagem.

Sobre a ClickBus

A ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, é o principal agente de mudança de comportamento de compra de passagens de ônibus no Brasil, trabalhando de forma ativa em todas as pontas do ecossistema digital para facilitar a vida de quem viaja de ônibus: como um agregador (GDS), uma plataforma online (OTA) e operador de sites de empresas de ônibus e rodoviárias (Gestor de Whitelabel). Com cerca de 150 empresas em seu portfólio que levam para mais de 4.6 mil destinos, a plataforma trabalha como um facilitador entre os viajantes e as empresas de ônibus. Até o final de 2020, vendeu online mais de 25 milhões de passagens rodoviárias.


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