Logo
Imprimir esta página

Roberto Faria faz balanço da F3 Ásia e garante boas expectativas para a F3 Britânica

Créditos: F3 Asian Championship Créditos: F3 Asian Championship

Participação no torneio asiático teve como objetivo ganhar experiência e ficar menos tempo parado até começar a temporada da F3 na Inglaterra

Depois de 23 dias de muita velocidade nas pistas de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a F3 Ásia terminou no último final de semana. Em menos de um mês, os pilotos participaram de 15 provas divididas em cinco etapas. Único brasileiro na edição deste ano, Roberto Faria, 17 anos, terminou em 15º lugar com 10 pontos, seis desses conquistados na última etapa, realizada em Yas Marina, na última sexta (19) e sábado (20).

“Esse é um campeonato intenso e de altíssimo nível. Em menos de um mês, andei mais da metade do que faço numa temporada inteira da F3 Britânica”, afirma Roberto, que na Ásia competiu pela Motorscape e na Inglaterra é piloto da Fortec Motorsports.

Na última etapa, o jovem piloto carioca conseguiu a melhor posição até então ao terminar em P8 na corrida 2. Até então, P9 era a melhor colocação de Roberto - posição essa que ele conquistou três vezes, duas em Yas Marina e uma em Dubai. Infelizmente, ele não terminou as outras duas corridas desta etapa.

“Sabe quando você escolhe fazer o ENEM ainda no 2º ano (do Ensino Médio) para ver como é?! Foi assim que encarei esse torneio. Vim pra ganhar experiência, confiança e quebrar o gelo, além de não ficar parado até maio, quando começa a nova temporada da F3 Britânica, que é a minha prioridade para 2021”, avalia o piloto que chegou a largar de P5 duas vezes e numa dessas provas ocupou a quarta posição.

Pronto para voltar para a Inglaterra, no entanto, Roberto decidiu voltar para o Brasil neste momento. “Já que lá está de lockdown e sem previsão para voltar ao normal, eu não vou poder sair da escola e, se estivesse lá, estaria assistindo aula de dentro do meu quarto. Logo, é melhor estar na casa dos meus pais, perto deles e dos meus irmãos. A única coisa que preciso ter é disciplina para viver sob o fuso de lá”, brinca.

O planejamento é voltar para o Reino Unido assim que as atividades lá forem voltando ao normal, como ter aulas presenciais e poder voltar a treinar nas pistas. A expectativa é grande para essa temporada já que 2021 será o segundo ano de Roberto na F3 Britânica. No ano passado, ele entrou no meio da temporada e na última etapa, em Silverstone, conquistou o inédito pódio com P2.

“O ano de 2020 me ensinou que não posso ter controle de tudo. A gente está vivendo essa pandemia, o calendário das competições foram alterados, eu mudei de categoria e no final conseguimos resultados surpreendentes. É assim que estou encarando 2021. Deu para participar da F3 Ásia neste ano? Sim. Ótimo. É melhor ficar no Brasil e assistir à aula à distância? Sim. Quando estiver liberado para treinar na Inglaterra, vou treinar e dar o meu melhor nas pistas. E quando o campeonato começar vou brigar por pódios a cada corrida”, comenta Roberto.

A temporada 2021 da F3 Britânica está prevista para ter oito etapas, sendo a primeira delas para começar em maio. Confira o calendário completo aqui: www.britishf3.com

Histórico de conquistas

Roberto Faria começou no futebol como quase todo menino brasileiro, chegou a ser Campeão Brasileiro Sub09, pela Futebol7, e campeão do Go Cup Sub10, em 2014. Ao longo de toda sua trajetória, o maior objetivo sempre foi o seu desenvolvimento constante, ainda que isso lhe custasse ser o mais novo ou um dos mais novos atletas nas categorias em que participava.

Com 10 anos ingressou no kart, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.

Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, onde era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral com 99 pontos, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica. Meia temporada de experiência foi o suficiente para que na última corrida, em Silverstone, Roberto garantisse seu primeiro pódio campeonato, terminando em segundo lugar num dos circuitos mais tradicionais do automobilismo.

Pela F3 Britânica, Roberto Faria é atleta da equipe Fortec Motorsport pelo segundo ano e patrocinado pelo Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto