Em nove Estados brasileiros, tem início em janeiro os prazos para pagamento do IPVA 2021
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Milka Veríssimo
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
Saiba quando e como realizar o pagamento de seus débitos de trânsito em 2021, mesmo que estejam atrasados evitando a apreensão do veículo
Em 2020, muitas pessoas tiveram dificuldades para acertar os pagamentos relacionados aos débitos de trânsito. Mas, para esse ano, os Detrans de alguns Estados já definiram os prazos para pagamentos como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, multas, entre outros débitos.
Os condutores dos Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo já têm os calendários de pagamento definidos e poderão realizar os pagamentos de seus débitos de trânsito em janeiro de 2020, em cota única ou a primeira parcela, nos casos em que o condutor opta por dividir o valor total.
Normalmente, os dias de pagamento são definidos de acordo com a região e o final da placa de cada veículo. A quitação do valor do imposto pode ser dividida em até três vezes, com parcelas distribuídas entre os meses de janeiro e março e o contribuinte também pode optar por pagar em uma única parcela com desconto. Nos outros Estados este calendário de pagamentos para 2021 também será aprovado nos próximos meses.
Para quem precisar consultar se possui mais alguma dívida com o Detran e fazer o parcelamento, é possível acessar o site da Zapay, uma startup especializada no parcelamento de débitos de veículos junto aos órgãos de trânsito, ter acesso a todos os seus débitos e pagar as dívidas do seu carro em de até 12x no cartão. As transações realizadas pelo site da Zapay, também podem ser feitas quando o prazo de pagamento estipulado pelo Detran já tiver acabado.
O Código de Trânsito Brasileiro estipula multa de R$ 293,47 para o condutor flagrado dirigindo sem o licenciamento. A infração é considerada gravíssima, com o lançamento de sete pontos na CNH e a apreensão do veículo. Para regular a situação, o motorista deve pagar o IPVA, o DPVAT, a taxa de licenciamento e as multas.
Enquanto o condutor não regulariza o pagamento do IPVA, não pode fazer o licenciamento do veículo. E, quem é pego com o licenciamento irregular, também corre o risco de ter o carro apreendido. O condutor também pode ter seu nome negativado, no entanto, no caso de dívidas com o governo, a negativação não acontece junto ao SPC ou Serasa. A pessoa tem o seu nome incluído na dívida ativa, que é uma execução fiscal onde ele poderá até perder o carro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>