Como garantir o cumprimento da logística reversa de uma empresa? Tecnologia de rastreamento da eureciclo é uma saída
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fe Monteiro
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
O sistema acompanha o processo desde a homologação dos operadores de triagem até a destinação correta de embalagens. Neste ano, a empresa já compensou mais de 77 mil toneladas e remunerou mais de 100 cooperativas com mais de R$4 milhões.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a destinação correta de pelo menos 22% da massa de embalagens que as empresas de todo o país colocam no mercado. Mas garantir que esses resíduos estão sendo encaminhados para o local correto, principalmente após o descarte do consumidor, é um grande desafio. Por isso, a eureciclo, maior certificadora de logística reversa do país, desenvolveu uma tecnologia que permite o rastreamento completo de todo o processo.
Tudo é realizado por uma plataforma robusta que localiza e armazena dados sobre a reciclagem, possibilitando a certificação pelas Notas Fiscais emitidas por cooperativas e operadores privados. Mas como isso funciona? Para garantir que não haja inconsistências, o primeiro filtro após o recebimento das notas e dos dados é a checagem das notas na Receita Federal, além de análises estatísticas realizadas por um software de machine learning, com o qual verificamos as informações. A tecnologia aplicada é inteligente e permite que a eureciclo aprenda os padrões das notas e dos operadores e alerte quando algum dado é inconsistente ou fraudulento, tornando a cadeia de reciclagem ainda mais completa e segura.
Com esse processo finalizado, os comprovantes fiscais são quantificados por ano e por região em cadeias de blockchain. As informações não podem mais ser alteradas e ficam disponíveis para os órgãos fiscalizadores, o que promove a integridade da documentação armazenada na plataforma. É este sistema que garante a origem e a destinação dos materiais das cooperativas e dos operadores de reciclagem.
"Um sistema como este facilita a gestão de logística reversa das companhias, pois permite o acompanhamento de todo o processo e comprova como está sendo, na prática, a atuação para diminuir impactos ambientais causados pelo negócio", diz Anauê Costa, chief technical officer (CTO) da eureciclo. O total de compensações e certificações realizadas pela eureciclo, em 2020, foi de 77.968 toneladas e a remuneração contemplou 108 cooperativas e operadores privados com mais de R$ 4,3 milhões até o momento.
Segurança para empresa e apoio para o profissional da reciclagem
A plataforma da eureciclo nasceu com o objetivo de auxiliar empresas de todos os portes. "Com uma atuação focada em segurança e confiança, queremos incentivar a inserção de cooperativas nesse sistema, para que as ações voltadas à sustentabilidade sejam cada vez maiores", explica Thiago Pinto, fundador e CEO da certificadora. "Além disso, precisamos seguir destacando o protagonismo dos profissionais de reciclagem na cadeia completa e fazemos isso com o pagamento justo pelo trabalho desafiador que cumprem no Brasil", completa o CEO.
Com todos os processos finalizados, a marca pode optar por usar o selo eureciclo e, dessa forma, informar seus consumidores sobre a preocupação ambiental que ela tem. Recentemente, foram lançados outros dois selos, além do que informa que as companhias cumprem a lei (22%): um que mostra a destinação correta de toda a massa de embalagens colocadas no mercado (100%) e outro para empresas que fazem mais do que isso (200%). "Sabemos que o consumo consciente é um caminho sem volta na sociedade e acontece no mundo todo, inclusive no Brasil. Se essa pessoa, ao procurar um produto, encontrar um que compense ambientalmente suas embalagens, ela dará preferência. Portanto, é necessário estar comprometido com a mudança", completa.
Sobre a eureciclo
A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente a das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem. A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa forma, as empresas que realizam a contratação da eureciclo e optam pela compensação a nível nacional, recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem. Todo o processo é auditado pela Ernst & Young. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>