Cinco lições da pandemia que viraram tendência para 2021 no mercado de seminovos e usados
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Vinicius Maranduba
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
Por Luca Cafici *
A expressão lição pode carregar diferentes significados, mas um deles se mostrou mais relevante durante a pandemia de covid-19: o ensinamento obtido a partir de experiências vividas. Não há dúvidas de que o período que atravessamos impactou o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, mas a questão é que, agora, não se trata mais de saber os efeitos de uma doença que já faz parte de nosso dia a dia, mas sim quais lições tiraremos disso tudo. O segmento dos veículos seminovos e usados soube assimilar isso como poucos, não só pela rápida recuperação econômica - com as vendas no mesmo patamar de 2019 em poucos meses -, mas pelos ensinamentos que se tornaram tendências para o próximo ano.
Nesse aspecto, podemos listar os cinco mais importantes. São eles:
1 – A Digitalização veio para ficar
Quando o novo coronavírus chegou com força no Brasil, não restou alternativa às revendedoras senão suspenderem a operação devido às medidas de distanciamento social. O fechamento da loja física, contudo, não significa fechamento do negócio em si. Lojistas que já atuavam em canais digitais conseguiram reduzir o prejuízo ao intensificarem o trabalho efetuado em diferentes ferramentas, como site, plataformas on-line e até mesmo aplicativos de mensagens. Já aqueles que não adotaram essa tática ficaram para trás e demoraram para se recuperar no mercado.
2 – Fique de olho em oportunidades de novos negócios
Uma das principais consequências da pandemia de covid-19 foi a desaceleração econômica. A grande maioria dos países viu seus indicadores recuarem. Quando isso ocorre, é comum empresários segurarem investimentos para não correrem riscos. A questão é que, para o mercado de veículos seminovos e usados, os primeiros meses da pandemia se revelaram fundamentais na estratégia de negócio. Os lojistas que conseguiram reforçar o estoque de automóveis puderam realizar ótimos negócios com o aquecimento do setor a partir do segundo semestre de 2020.
3 – Carros individuais estarão em alta
No período pré-pandemia, era comum encontrar profissionais que decretavam a queda do mercado automotivo em relação a outras formas de mobilidade, como transporte público e carros compartilhados via aplicativo. O novo coronavírus, contudo, recolocou os automóveis na prioridade das estratégias de mobilidade nos grandes centros. O motivo é bem simples: a necessidade de garantir o isolamento social e prevenir o contágio da doença. Pegar trem, metrô ou ônibus com outras pessoas não é uma tática recomendada. Assim, estimativas mostram aumento no interesse dos usuários em comprar um veículo próprio para se locomover pela cidade.
4 – Experiência do cliente em primeiro lugar
A venda de seminovos e usados está em alta, e nem mesmo os preços mais caros nas revendas estão afastando os compradores interessados. Há diferentes fatores que explicam isso, mas um em especial se destaca: a experiência do consumidor. O preço segue importante, sem dúvida,, mas o motorista não acha ruim pagar um valor que seja considerado justo. Muitos lojistas souberam explorar muito bem essa questão durante a pandemia, buscando se relacionar com o cliente para fidelizá-lo quando o mercado voltasse a abrir.
5 – Apoio da tecnologia
A digitalização citada no primeiro tópico não deve se restringir apenas à equipe de vendas. Hoje, há inúmeras soluções tecnológicas que, quando bem utilizadas, potencializam o negócio dos revendedores de veículos seminovos e usados. Isso inclui desde softwares de gestão financeira, ideais para qualquer segmento, até plataformas de intermediação que possibilitam o lojista a comprar carros de motoristas espalhados pelo Brasil com preços vantajosos para ambas as partes.
* Luca Cafici é CEO da InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação na venda de veículos – e-mail:
Sobre a InstaCarro
Criada no fim de 2015 e baseada em São Paulo (SP), a startup atraiu um exigente grupo de investidores para apoiar seu projeto inovador no Brasil, recebendo um dos maiores aportes de capital para uma empresa de internet nesse estágio até hoje no país. Faça uma avaliação profissional e oferte seu carro para mais de 1.500 lojas e concessionárias do Brasil sem sair de casa – o vendedor recebe múltiplas ofertas, escuta a maior e, se aceitar, é pago no mesmo momento. Além disso, não é preciso se preocupar com laudo de transferência, já que a InstaCarro cuida do processo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>