SEGS Portal Nacional

Veículos

Viaduto em São Paulo recebe nome de engenheiro mackenzista

  • Terça, 22 Dezembro 2020 10:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Antonio Moliterno foi reconhecido com a denominação por seu trabalho e trajetória na cidade

Recentemente, o viaduto que fica sobre Avenida Santo Amaro, no cruzamento com a Av. Jornalista Roberto Marinho, recebeu a denominação de Engenheiro Antonio Moliterno. O decreto Nº 59.699/2020 da Prefeitura de São Paulo carrega em si muito mais do que apenas um nome, mas sim o reconhecimento do trabalho de um homem, sua contribuição para sociedade e o legado de um engenheiro civil formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Antonio Moliterno foi aluno do curso primário na Escola Americana, hoje conhecida como Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo. Como conta seu filho, Marcos Moliterno, desde aquela época, o Mackenzie já introduzia na sociedade brasileira algumas características fundamentais, como a importância da praticidade e do planejamento. "Características que moldaram a personalidade de meu pai, seja como engenheiro, seja como professor, ou mesmo em suas relações pessoais", diz.

Moliterno, o pai, foi também professor universitário, lecionando na Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) por muitos anos, instituição na qual também se formou. "Posso dizer que, como professor, ele estava muito à frente de seu tempo", destaca o filho, que também é engenheiro civil. Marcos lembra que Moliterno iniciava suas difíceis aulas de resistência dos materiais pela história, mostrando aos alunos que a expansão do império romano deu-se pelas vias calçadas e pelos aquedutos. "Daí passava para os arcos de sustentação dos aquedutos, que eram construções em pedra, e chegava à matéria que lhe cabia. Sua missão, dizia, era ensinar. Suas aulas sempre estavam lotadas", relata.

Trabalho de destaque

Dentre os diversos trabalhos de Moliterno na cidade de São Paulo, um dos mais importantes, está o cálculo do rebaixamento do Reservatório Elevado da Vila do Encontro. O reservatório era um pleito antigo da população do Jabaquara, que sofria muito com a contínua falta de abastecimento de água tratada, e levou quase uma década para ser construído. No entanto, por conta dos novos modelos de aeronaves que aterrissavam no Aeroporto de Congonhas à época, a altura do reservatório se tornou um risco.

"Discutia-se abertamente a demolição completa do reservatório que acabara de ser construído, e meu pai desenvolveu a solução que permitiu o rebaixamento do reservatório sem que fosse necessária sua demolição. Por ocasião do 1º Simpósio de Engenharia Sanitária do Estado de São Paulo, ele foi agraciado com um prêmio por este trabalho", exemplifica Marcos.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da UPM, Patricia Barboza da Silva, também destaca que a homenagem ao engenheiro Antonio Moliterno é o reconhecimento, renovado, da cidade de São Paulo a uma de suas mais importantes instituições de ensino. Como ressalta ela, a Escola de Engenharia do Mackenzie, de 1896, ocupa a mesma sede desde os primeiros anos da República, quando o tecido urbano era restrito ao que hoje conhecemos como centro. Para se ter uma ideia, a Av. Paulista tinha sido inaugurada apenas cinco anos antes, em 1891.

"Muito do que a maior cidade da América Latina realizou em termos de infraestrutura urbana (saneamento, transportes) e expansão imobiliária se deve à atuação dos profissionais formados na Escola de Engenharia da UPM, muitos deles alunos do professor Antonio Moliterno, expoente da área de estruturas entre as décadas de 1950 e 1990", comenta Patrícia.

História feita por pessoas

A história de Antonio Moliterno é indissociável da UPM, ao mesmo tempo, a cidade de São Paulo e sua construção também estão conectadas à trajetória da Escola de Engenharia. Como lembra a professora Patrícia, no ano de 2021 a Escola de Engenharia comemorará 125 anos de existência e, como o curso de Engenharia Civil foi o primeiro da Escola, estes 125 anos também são do curso.

"Estamos programando diversos eventos comemorativos, dentre eles um seminário sobre as Pontes e Viadutos de São Paulo, tratando sobre a expansão urbana da cidade ao longo do tempo e a sua relação com as pontes e viadutos, passando também sobre a importância dos engenheiros civis mackenzistas nestas obras, além de falar um pouco sobre a componente curricular ‘Pontes’ e sua importância na formação dos egressos de nossa Escola", antecipa ela.

Além de Antonio Moliterno, outros mackenzistas figuram entre profissionais homenageados e que foram marcantes no desenvolvimento de São Paulo ao longo dos anos. "Pode-se começar com o engenheiro Roberto Rossi Zuccolo, que empresta o seu nome à Ponte Cidade Jardim (sobre a Marginal Pinheiros) e que foi o ‘pai’ do concreto protendido no Brasil, tecnologia que permite a transposição de vãos de grande magnitude, hoje indispensável, por exemplo, para a construção de pontes e viadutos", coloca Patrícia.

Além de Zuccolo, ela destaca o engenheiro Romeu Chap Chap, presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI-SP) por várias gestões e importante incorporador imobiliário da cidade; vários presidentes do Instituto de Engenharia de São Paulo, inclusive o atual, engenheiro Eduardo Ferreira Lafraia.

"Ainda temos o engenheiro Oscar Americano, fundador da Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), importante empreiteira do século XX que nomeia avenida no bairro do Morumbi; e o engenheiro Luis Carlos Berrini, cujo nome é o título de uma das mais importantes avenidas da Zona Sul de São Paulo", adiciona a coordenadora do curso de Engenharia Civil.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version