SEGS Portal Nacional

Veículos

A importância dos lubrificantes para a indústria de vidros

  • Sexta, 04 Dezembro 2020 11:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Laura
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Por Carlos Muchão

Quando o assunto é a indústria de vidros, muito se discute sobre a sua importância para segmentos como automotivo, alimentício (food grade), farmacêutico e construção civil. De acordo com relatório “Considerações sobre a indústria do vidro no Brasil”, divulgado pelo BNDES, o Brasil está entre os principais produtores mundiais de vidro e conta com uma capacidade instalada anual de cerca de 3,1 milhões de toneladas. Mas, o que poucos sabem é que, para que esta indústria funcione de maneira assertiva, é preciso contar com lubrificantes adequados nos processos de fabricação de produtos de vidro como garrafas, potes, ampolas de garrafas térmicas, seringas, cartuchos, vidros automotivos, vidros planos, além dos vidros estruturais.

A importância dos lubrificantes nas máquinas que abrangem o processo produtivo do vidro representa um dos mais severos desafios da lubrificação. Isto porque, a combinação de temperaturas extremas e altas velocidades requerem soluções inovadoras dos fabricantes de lubrificantes. Esses requisitos são essenciais em todos estágios do processo de fabricação, por isso é necessário sempre atentar-se à utilização de lubrificantes de alta tecnologia e desempenho. Esses lubrificantes estão presentes em todo o processo de desenvolvimento e nos equipamentos, desde o silo de mistura das matérias primas até seu acondicionamento final.

Atualmente, existem no mercado lubrificantes específicos para a lubrificação dos equipamentos na fabricação de vidros para a indústria alimentícia, farmacêutica e medicinal. Utilizar embalagens de vidro não só proporciona melhor proteção no acondicionamento dos alimentos como causa menor impacto ao meio ambiente, uma vez que é 100% reciclável e segue um padrão de saudabilidade. No setor automotivo, por exemplo, os lubrificantes utilizados nos processos de fabricação de para-brisas e janelas dos automóveis entram nas operações de corte, perfuração e desbaste, tendo grande participação na refrigeração das ferramentas, além de fornecer acabamento ao produto final. Isso ocorre, porque existem lubrificantes que são projetados para garantir excelente limpeza durante todo o processo, lubrificando e refrigerando a ferramenta de corte. Além disso, existem produtos disponíveis no mercado que podem ser usados para todos os tipos de vidro plano, incluindo vidro com revestimento, vidro automotivo e estrutural, oferecendo desempenho ideal com base no tipo e espessura do material a ser cortado.

Como escolher o lubrificante ideal para a indústria de vidros

O primeiro passo para selecionar o lubrificante ideal é conhecer o produto a ser fabricado e suas aplicações, o equipamento a ser utilizado, o tipo de operação, bem como a necessidade de acabamento do produto. Alguns equipamentos que devem receber os lubrificantes são os ventiladores, misturadores, máquina IS, tesoura, distribuidores, transportadores, canaletas, moldes, pré-moldes, máquina de corte de perfuração e etc.

Para selecionar o lubrificante correto para os equipamentos da sua indústria é necessário atentar-se ao alto índice de viscosidade, ao desempenho frente ao desgaste, a menor formação de resíduos, a maior estabilidade à degradação térmica, a maior estabilidade à degradação oxidativa, as menores freqüências de lambaio, as maiores frequências de relubrificação, ao baixo nível de fumaça, ao melhor acabamento dos artigos, ao alto nível de lubrificação, a excelente molhabilidade e dispersão, a redução do nível de defeitos, ao aumento no nível de limpeza de moldes e a minimização a exposição do operador ao risco. Desta forma, caso não seja utilizado um lubrificante adequado você pode correr o risco de ter um alto nível de produtos rejeitados. Na fabricação de vidros planos não refrigerar corretamente a ferramenta de corte pode provocar provocando o seu desgaste e danificando o produto a ser cortado. Além disso, o acabamento do corte pode provocar trincas no vidro. Por isso, fique sempre vigilante ao selecionar o lubrificante ideal para a sua indústria.

Carlos Muchão é Coordenador de Desenvolvimento de Negócios da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version