SEGS Portal Nacional

Veículos

Setor de transporte ferroviário discute cenário atual e revela perspectivas para a pós-pandemia

  • Quarta, 02 Dezembro 2020 11:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valeria Bursztein
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Evento digital NT Expo Xperience reuniu profissionais e autoridades públicas do segmento de transporte de cargas e passageiros por trilhos para debater o futuro e o papel do modal na economia do país

O cenário do transporte ferroviário de cargas e passageiros e as perspectivas para o momento pós-pandemia da Covid-19 foi a temática que liderou o conteúdo exclusivo de painéis ao vivo e apresentações da NT Expo Xperience, evento 100% digital, que aconteceu na última semana, de 24 a 26 de novembro.

"O NT Expo - Negócios nos Trilhos é um dos mais tradicionais eventos do setor ferroviário do país. E a transformação em uma experiência online foi um desafio que a equipe multidisciplinar da Informa Markets, com a contribuição de importantes parceiros, como a Revista Ferroviária, curadora do conteúdo das palestras, conseguiu superar. A estreia da NT Expo Xperience foi um sucesso, que alcançou o objetivo principal ao manter o debate sobre o setor aquecido com a participação de especialistas, de autoridades públicas e da iniciativa privada", comemora o diretor da NT Expo, Hermano Pinto.

Ao longo dos três dias de evento, a plataforma Xperience registrou cerca de 1.300 acessos e aproximadamente 18 mil visualizações (pageviews). Em 2021, a NT Expo será realizada na versão Summit, com palestras e uma área de negócios, de 31 de agosto a 2 de setembro, no São Paulo Expo, capital paulista. O evento acontecerá em paralelo à Intermodal South America.

Conteúdo -- A programação exclusiva do NT Expo Xperience ofereceu, durante os três dias de realização, mais de 20 horas de conteúdo, com a participação de mais de 60 palestrantes. A pauta do evento 'trilhou' dois segmentos do transporte ferroviário: cargas e passageiros.

O painel de abertura contou com a participação do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Davi Barreto, o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias - empresa pública ligada ao Ministério da Infraestrutura -, André Kuhn e o diretor do Departamento de Transportes Ferroviários no Ministério da Infraestrutura (Minfra), Ismael Trinks. Eles falaram sobre os novos modelos de concessões de ferrovias para a iniciativa privada, como o investimento cruzado, e o andamento de empreendimentos chave, como a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Para Barreto, há sinais claros da capacidade que os investimentos privados possuem para contribuir para a retomada econômica do Brasil no cenário pós-pandemia. Neste sentido, também participaram do evento representantes das principais concessionárias de transporte ferroviário de cargas do país: MRS Logística, Rumo Logística, Vale e VLI Logística, para abordar as expectativas de planos e projetos para o futuro.

A indústria ferroviária ganhou destaque na programação, com painéis mediados pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate. Entre os temas abordados, o foco foi a descarbonização dos ativos do setor ferroviário e as soluções para a eletrificação do sistema de transporte, como o desenvolvimento da primeira locomotiva 100% elétrica pela empresa Vale e parceiros, que está em fase de testes desde setembro, no pátio da empresa na unidade de Tubarão, em Vitória (ES).

Outro tema de debate foi a luta das associações ligadas à indústria ferroviária para equilibrar a competição entre os fabricantes nacionais e estrangeiros. A questão central é a reivindicação por isonomia tributária. Isso porque alguns estados brasileiros têm aplicado a imunidade tributária na importação de trens, o que leva a uma concorrência injusta com o produto nacional.

Transporte de passageiros sobre trilhos

O impacto da pandemia da Covid-19 na mobilidade urbana foi o ponto principal dos painéis e apresentações que aconteceram sobre o segmento, com a mediação de representantes da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, e o secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, defenderam que é preciso criar novas fontes de subsídios federais para o transporte público coletivo e saber a orientação sobre qual será o plano federal para o modal em 2021.

Já os operadores privados de trens e metrôs falaram sobre as perdas sofridas e alertaram para a necessidade de modernização nos contratos de concessão, em especial na cidade do Rio Janeiro. Para o presidente da SuperVia, concessionária de trens urbanos, Antonio Carlos Sanches, e o presidente do MetrôRio, empresa que faz a operação das linhas de metrôs, Guilherme Ramalho, a reversão do status atual só será possível com uma combinação de medidas pensadas, de curto a longo prazo.

Para agora, seria necessário um aporte financeiro emergencial providenciado pelo governo estadual do Rio, que permitisse o equilíbrio financeiro entre custos e despesas. E, no médio e longo prazo, a repactuação e modernização dos contratos, com mecanismos de custeio de tarifas que considerem a flutuação da demanda, políticas de financiamento para investimentos e a organização, regulação e integração do transporte coletivo metropolitano.

O diretor de Mobilidade da CCR - empresa que é um braço do grupo CCR, responsável pela operação na Via Quatro (Linha Amarela) e Via Mobilidade (Linha 5 Lilás) do metrô de São Paulo e do metrô de Salvador, na Bahia -, Luís Valença, colaborou abordando o potencial de modelos de concessões diferentes, como os conduzidos pela CCR em São Paulo e na Bahia, que foram estabelecidos por PPPs (Parcerias Público-Privadas).

Inovação -- A procura por novas tecnologias que facilitem o dia a dia e melhorem a experiência dos usuários dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos no eixo Rio-São Paulo também foi destaque da NT Expo Xperience. O gerente de execuções financeiras do Metrô de São Paulo, Edvaldo Pedreira Sobrinho, falou sobre inovações nas formas de cobrança e pagamento de passagens pelos usuários. No primeiro trimestre de 2021, a novidade será o pagamento por meio da tecnologia de QR Code.

Já a especialista de planejamento estratégico do MetrôRio, Ingrid Rocha, falou sobre o recente lançamento do modelo de pagamento de passagens por aproximação de qualquer acessório que esteja dotado da tecnologia, como cartões de crédito, celulares, relógios, entre outros. E o diretor de operações do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) Carioca, Paulo Ferreira, ressaltou o sistema integrado de bilhetagem, que faz a validação das passagens diretamente nos trens do VLT.

O VLT também entrou em pauta no evento em outro painel, em que especialistas debateram o papel do sistema como modo de transporte estruturante no planejamento urbano das médias cidades (entre 100 e 300 mil habitantes). Segundo os participantes, o maior desafio para a implantação de VLT’s no Brasil é que o tema não entrou no radar das autoridades de forma permanente, comprometendo o potencial da participação da iniciativa privada.

Empresas patrocinadoras

Também participaram do evento com a apresentação de conteúdos as empresas patrocinadoras do evento: L.B. Foster, fabricante de equipamentos de construção, manutenção e componentes para via permanente; Thales, empresa francesa que comercializa sistemas de informação e serviços para as indústrias aeroespacial, de defesa, transportes e segurança; Dellner, empresa sueca líder global na produção de sistemas de conexões para trens; Cisco, líder mundial em tecnologia da informação e redes e Marcopolo Rail, nova marca da Marcopolo para o segmento metroferroviário.

Sobre a NT Expo Xperience

A Informa Markets, organizadora da NT Expo - Negócios nos Trilhos, principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina, inova e oferece um evento virtual para todos os profissionais ligados a operadores e à cadeia de fornecedores de equipamentos, tecnologia e serviços para o setor ferroviário: a NT Expo Xperience.

Trata-se de um evento digital exclusivo que promete reunir todos os players dos segmentos do universo da NT Expo em um único canal virtual e promover o intercâmbio de conteúdo, geração de negócios e interação. Em 2020, o encontro aconteceu de 24 a 26 de novembro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version