Mitos e verdades sobre o recall: o que você deveria saber para salvar uma vida
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fabi Mattos
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
*Por Vinícius Melo
Existem muitas pessoas que evitam o uso de determinados termos por causa da carga negativa contida neles. Tem gente que não pronuncia palavras como “câncer”, “azar” ou até mesmo “Diabo”. São crendices populares, é claro, mas é bom lembrarmos que até muito pouco tempo atrás o recall automotivo – o mais famoso entre todos os recalls – sofria um tratamento bem parecido por parte dos envolvidos, sendo praticamente assunto proibido por parte das montadoras e, também, da rede de concessionárias. O legado disso foi que o brasileiro não adquiriu o hábito de atender aos chamados para reparar os defeitos de fabricação.
Olhando para o cenário atual e para esse legado da desinformação, é possível analisar que hoje há um misto da falta de conhecimento com falta de responsabilidade. Em julho de 2019, o governo federal passou a permitir a publicidade de recalls na internet, o que é grande avanço, mas não podemos perder de vista quão recente é essa medida e quantos anos de cultura de que “recall não é nada urgente” precisamos deixar para trás. A postergação dos reparos ainda é hábito no Brasil; esse costume – auxiliado pelas informações ainda precárias sobre o assunto – já causou duas vítimas fatais em 2020, devido ao caso dos airbags mortais tão propagado na mídia.
A grande mídia, aliás, seria aliada importante para a mudança de mentalidade, e ela, como um todo, vem cumprindo essa função, porém ainda se restringindo a casos extremos, como (além da divulgação do caso dos airbags) a decisão judicial a favor dos proprietários do Fiat Tipo, 20 anos depois; e, mais recentemente, quando o Novo Ônix, da Chevrolet, estava pegando fogo nas ruas brasileiras e o recall foi lançado urgentemente para sanar um problema no software do carro.
É difícil colocar o Brasil em um tipo de “ranking dos países que menos se atentam aos recalls”, mas é fato que, aqui, as informações mais precisas sobre o assunto são muito recentes e isso somado a algumas doses de irresponsabilidade faz com que muita gente não enxergue a importância de se atender a esses chamados e andar com toda a manutenção do carro em dia.
E você, já teve a curiosidade de verificar se o seu carro tem recall pendente? A democratização da informação sobre o recall está disponível em alguns sites de montadoras e em aplicativos gratuitos para smartphones, ficando ainda mais fácil manter a sua segurança e das pessoas ao seu redor.
*Vinícius Melo é CEO do Papa Recall, aplicativo de alerta e informações sobre recalls.
Sobre Papa Recall
Lançado em 2019, o Papa Recall é um aplicativo que informa e alerta os motoristas a respeito de uma importante questão no setor automotivo: o recall. Ele funciona de forma simples: o usuário faz o download em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a montadora fizer o chamamento do modelo e versão do seu automóvel. Dessa forma, a pessoa reduz o risco de acidentes e evita que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>