SAS Brasil leva Projeto de Telemedicina ao Rally dos Sertões
Em razão da pandemia, instituição humanitária itinerante preferiu cessar os atendimentos presenciais durante a competição e substituí-los por unidades de teleatendimento
Há sete anos, o SAS Brasil realiza expedições durante o Rally dos Sertões para levar acesso à saúde, com alegria e educação, a populações carentes por onde passa com o parceiro offroad. Este ano, contudo, será diferente. Devido à pandemia do novo coronavírus, a equipe de voluntários não acompanhará as caravanas presencialmente, como ocorria no modelo anterior. Desta vez, o atendimento médico será realizado a distância, por meio das Unidades de Teleatendimento (UTAs).
As unidades serão instaladas nas cidades anfitriãs do Sertões 2020, durante a realização da prova, de 31 de outubro a 8 de novembro, e entrarão em funcionamento somente após a conclusão da competição, para evitar a propagação do vírus. Os locais de atendimento serão divulgados oportunamente, para que aglomerações sejam evitadas. A expectativa é que 500 pessoas sejam atendidas mensalmente em cada um dos quatro municípios em que a organização montará as estruturas de atendimento. Os agendamentos deverão ser feitos com antecedência, por meio de um número de um WhatsApp, a ser divulgado nas comunidades.
"Quando houver necessidade de intervenções, expedições médicas reduzidas poderão ser programadas para os locais, de forma a concluir os atendimentos. Isso ocorrerá apenas quando houver a segurança necessária para que a população não seja exposta ao risco de contágio que a interação com os voluntários do SAS Brasil pode trazer", explica Adriana Mallet, diretora e fundadora do SAS Brasil.
O SAS Brasil já realiza o teleatendimento, por meio de um sistema próprio, em regiões periféricas de São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. Até o momento, o projeto já beneficiou quase 20 mil pessoas.
Atuação nos Sertões
O SAS Brasil nasceu em 2013, durante uma expedição do Rally dos Sertões e, desde então, vem sendo a ação social da competição, que conta com o apoio de diversas empresas e instituições para a realização de vários projetos. Ao todo, já foram realizadas mais de 9 mil consultas, em mais de 130 municípios, em 15 Estados. Os mais de 300 voluntários cadastrados oferecem atendimentos médicos, psicológicos, educação e atividades lúdicas às populações carentes dos sertões.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>