Logo
Imprimir esta página

Projeto incentiva maior presença feminina em transportadora

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Desenvolvido por transportadora especializada em transporte de combustíveis, projeto tem como objetivo aumentar o número de mulheres em mais 10% até o final de 2021

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com dados dos mais de 610 milhões de usuários da rede em 2019, as mulheres têm 13% menos chances de serem consideradas por recrutadores das empresas. Um estudo da Harvard Business Review apontou que para conseguirem as vagas, as mulheres precisam preencher 100% dos requisitos, enquanto os homens, de acordo com o levantamento, são aprovados atingindo apenas 60% dos pontos considerados pelo entrevistador.

Apesar das dificuldades encontradas, as mulheres têm conquistado seu espaço no mercado de trabalho. Segundo o IBGE de 2018, elas ocupam 45,3% das pessoas no mercado de trabalho no Brasil. Porém, algumas empresas não se sentem satisfeitas com os números e buscam atividades únicas para incentivar ainda mais o crescimento desse espaço às mulheres. Exemplo disso, é a TransJordano, especializada no transporte de combustíveis e cargas perigosas, que criou um projeto especial chamado Jordanetes, para unir as mulheres e entender como poderiam ajudá-las em seus desenvolvimentos dentro da organização.

Segundo Joyce Bessa, Head de gestão estratégica, finanças e pessoas da empresa e uma das idealizadoras do projeto, foi necessário um planejamento para a colocar as ideias em prática. “Mapeamos o número de mulheres que trabalham na TransJordano e criamos uma rede de contato com essas profissionais. Criamos grupos de whatsapp e email para mantermos as conversas e atividades sempre ativas. Atualmente realizamos encontros trimestrais com o principal objetivo de trocar experiência entre elas e temos a meta de aumentarmos o número de mulheres na empresa em mais 10% até o final de 2021, o que resultará em um total de 40% do quadro de colaboradores composto por mulheres”, afirma Bessa.

O setor de transportes de cargas é conhecido por ser um segmento muito masculinizado. Recentemente, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região – SETCESP, realizou uma pesquisa com mais de 640 mulheres que atuam no setor para saber como é o dia a dia delas nas empresas, 66% das entrevistadas afirmaram que existem mais colaboradores homens nas empresas que atuam e que 73% dos cargos de liderança executiva são ocupados por homens. Porém, apesar das discrepâncias, a pesquisa apontou que 79% das mulheres acreditam que o setor de transporte de cargas possui oportunidades profissionais que as permitirão alcançar uma posição maior que a atual.

Joyce acredita que as empresas do setor precisam incentivar mais a participação das mulheres e afirma que a equidade trará maiores ganhos para as organizações que realizarem esse trabalho bem feito.

“A maior equidade na empresa traz diferentes visões de mundo e pensamentos. LGBTs, heterossexuais e diferentes gerações encaram as situações de maneiras distintas de acordo com as suas experiências. Para uma empresa, ter essa pluralidade é essencial para as tomadas de decisões serem mais assertivas”, finaliza a executiva.

Sobre Joyce Bessa:

Formada em administração de empresas e pós graduada em Gestão em Negócios, Joyce Bessa atua como Head de Gestão Estratégica, Finanças & Pessoas na TransJordano, empresa especializada no transporte de combustíveis e como Vice Coordenadora Nacional da Comissão de Jovens Empresários do setor de Transportes – COMJOVEM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto