Logo
Imprimir esta página

Após longos períodos estacionados, aviões de pequeno porte pequenos precisam de reavaliação do combustível

Após longos períodos estacionados, aviões de pequeno porte pequenos precisam de reavaliação do combustível

A Intertek, líder em Garantia de Qualidade Total em Qualidade, Segurança e Sustentabilidade para a indústria, recomenda tomar medidas adicionais para avaliação de combustíveis de aviação armazenados por longos períodos

Com a drástica redução das viagens aéreas, e os pequenos aviões completamente parados por meses, o novo alerta não é sobre o avião no céu, mas sobre os aviões estacionados em solo. É recomendável revisar detalhadamente qualquer combustível parado por mais de 3 meses. Diversas são as áreas de estudo e ação relacionadas ao setor de transporte aéreo, principalmente em relação aos combustíveis.

Segundo a Intertek, fornecedora líder global de Garantia da Qualidade Total para indústrias do mundo inteiro, com mais de 1.000 laboratórios e escritórios e mais de 46.000 pessoas em mais de 100 países , após análises microbiológicas de aeronaves no Brasil que apresentaram problemas após os primeiros 150 dias de quarentena, observou-se a degradação do combustível dentro do tanque por bactérias presentes na água no produto. "Quando o petróleo é extraído da terra, ele entra em uma mistura de solo, areia, sedimento, água e gás. Quando separados, a gasolina, o óleo diesel sempre apresentam teor de água. Quando armazenada por muito tempo, a água, por ser mais pesada, vai para o fundo do tanque ", explica Edmundo Martins, gerente de operações da Intertek Brasil. "As empresas deveriam ter uma rotina de drenagem para retirar a água decantada dos tanques e detectar a degradação de bactérias. Mas quando este é decantado no fundo do tanque de uma aeronave não utilizada, recomenda-se um mergulho profundo para evitar qualquer problema ", reforça Edmundo.

De acordo com a Intertek, o combustível armazenado por períodos mais longos precisa de verificação e auditoria constantes. A empresa realizou análises microbiológicas durante o mês de julho em 36 situações de transporte aéreo no Brasil e constatou em algumas delas a presença de bactérias em níveis médio e baixo. Se não for tratada com biocida, a aeronave pode apresentar riscos.

Por não ser um item normalmente testado ou ter especificação da ANP (Agência Nacional do Petróleo), nem todo mundo está fazendo essa avaliação. A boa notícia é que as ações de conscientização lideradas pela Intertek com a distribuição de informações relacionadas à qualidade dos combustíveis para aviões, levam diferentes empresas a buscarem ajuda.

"Tivemos um aumento significativo nos pedidos de análise de combustível de acordo com a especificação da ANP, incluindo análises microbiológicas.". diz Edmundo.

Existe também uma demanda por aviação comercial e fiscalização de aviação em larga escala, que utiliza querosene, mas mesmo assim, se o produto estiver parado, precisa de atenção, já que combustíveis que estão parados há mais de 3 meses precisam ter sua qualidade retestada para ter certeza de que suas características importantes permanecem, de acordo com especialistas.

Sobre a Intertek:

A Intertek é uma provedora líder de Garantia Total de Qualidade para indústrias do mundo inteiro. Nossa rede de mais de 1.000 laboratórios e escritórios e mais de 46.000 pessoas em mais de 100 países oferece soluções inovadoras e personalizadas de garantia, teste, inspeção e certificação para as operações e cadeias de suprimentos de nossos clientes. A experiência da Intertek Total Quality Assurance, fornecida de forma consistente, com precisão, ritmo e paixão,permite que nossos clientes avancem com segurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto