Logo
Imprimir esta página

Klabin e Valmet montam força-tarefa para transportar peças de grandes proporções do Porto de Paranaguá até Ortigueira (PR)

Locomoção de 21 cargas especiais aconteceu entre os meses de junho e julho

As restrições sociais impostas pela pandemia do novo coronavírus têm impactado vários serviços essenciais na rotina da indústria brasileira. No setor logístico não é diferente. Segundo recente levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), houve uma queda de 43,9% no volume de carregamentos nas rodovias brasileiras durante este período.

As causas do impacto no mercado de cargas vão desde a diminuição da demanda por transporte, gerada pelo fechamento de comércios e diminuição de atividades da indústria e da circulação de pessoas, até as normas de isolamento social.

Mesmo com esses percalços, a Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, segue o atendimento em tempo integral aos clientes. A companhia realizou uma grande operação logística que transportou, gradualmente, 21 cargas especiais do Porto de Paranaguá, no litoral paranaense, até a fábrica da Klabin, no município Ortigueira, a 255 km de Curitiba.

O carregamento, oriundo da China, chegou ao Brasil no dia 27 de maio e foi composto por um digestor e um Impbin, que compõem a mais recente tecnologia de cozimento contínuo de cavacos de última geração da Valmet, o CompactCooking G3™. O sistema de dois vasos, que proporciona excelente qualidade de polpa de celulose, com baixo teor de rejeitos, aumentará ainda mais a capacidade produtiva da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis embalagens do Brasil

O analista de Operações Logísticas da Valmet, Cesar Hein, explica que a operação de locomoção das peças, com largura de 5,80m e altura de 4,80m, necessitou de licenças de fretamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e também liberações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para eventuais ‘comboios’ durante o trajeto.

Operação

Por se tratar de equipamentos de grandes proporções, que requerem autorizações especiais para sua condução, diversas medidas foram tomadas pela equipe de logística da Valmet durante o trajeto, que passou pelas BRs 277 e 376. Ao todo, o traslado de todas as 21 peças tiveram duração de, aproximadamente, dois meses. “Foi um deslocamento especial. Como são peças grandes, tanto em altura quanto em largura, prevemos que teríamos dificuldades para passar por pontes e pela Serra do Mar”, explica. “Além disso, foi necessário cortar cabos de energia e telefonia, assim como desmontar postos de pedágio, para que os caminhões pudessem prosseguir o itinerário”, completa.

Toda essa operação foi acompanhada pela PRF e impactou o tráfego tanto na BR-277 quanto na BR-376, até o município de Ortigueira (PR), onde se encontra o Projeto Puma II, que receberá o moderno maquinário. “A Valmet cumpriu todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades. Nossas operações aconteceram apenas durante o dia. Em caso de chuva, neblina ou qualquer condição meteorológica adversa, não houve o transporte”, completa.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto