SEGS Portal Nacional

Veículos

Ex-presidentes da Embratur reunidos em Webinar

  • Quarta, 29 Julho 2020 10:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marily Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Quadros de elite do turismo brasileiro, convidados do Movimento Supera Turismo Brasil, contribuíram para a reflexão e busca de rumos no pós-pandemia

Na tarde da última sexta-feira, 24 de Julho, encontro online com quatro ex-presidentes do órgão, recentemente transformado em agência promocional do turismo brasileiro, extrapolou a esfera do conhecimento e da expertise. Compartilhou com a audiência o testemunho emocionado dos convidados, que resgataram para o presente o caráter vivencial da experiência à frente da Embratur.

Com apoio técnico do Grupo R1 – Soluções Audiovisuais, o evento contou com Caio Luiz de Carvalho; Eduardo Sanovicz, Jeanine Pires e Vinícius Lummertz. Foi pilotado pelo jornalista Luiz Henrique Miranda, diretor da Agência Amigo e assessor de imprensa do Movimento Supera Turismo Brasil. Ao seu lado, o apresentador André Coutinho, do Partiu, BandNews!

A sucessão de perguntas e respostas foi antecedida por vídeo muito enxuto e significativo, que expõe o ideário do Movimento Supera Turismo Brasil. No tema musical da peça, destaque para o verso “Somos muitos países em um só país”.

Íntegra do Webinar: https://youtu.be/RLkzaZ0owQE

No início da sua participação, Caio Luiz de Carvalho sustentou que “nesse momento, cada um de nós busca, ao mesmo tempo, pensar, criar e fazer diferente, o que não é fácil. Há um consenso, inclusive entre os agentes de viagem, de que o caminho da retomada é o turismo doméstico”.

Lembrou o impacto provocado pelo atentado às torres gêmeas, em NY, em 2001, inclusive no que tange à governabilidade, como hoje também acontece, na gestão da pandemia. E que a adoção dos protocolos é fundamental, embora não seja tudo. “É preciso resgatar e reanimar o desejo de viajar”, salienta.

Eduardo Sanovicz assegura que “a cadeia produtiva tem vários atores reposicionando seu espaço e sua atuação. E o agenciamento tem papel especial, por conta da demanda nova que vai surgir e, também, do público a se buscar. Parte desse público compõe-se de pessoas que, nas últimas temporadas, viajou para o exterior. Conheceram atrativos estrangeiros, mas não conhecem Bonito, Iguaçu, Noronha – destinos nacionais”.

Segundo calcula Sanovicz, há mais de dois milhões de viajantes que, agora, devem ser estimulados para conhecer o Brasil. E esse papel cabe às operadoras e agências de viagens. Fala que só num segundo momento chegará a vez da retomada, gradativa, das viagens mais longas, inclusive das internacionais. Menciona o fato de que “há muitos brasileiros capazes de descrever os canais de Amsterdã e não conhecem Recife”.

Jeanine Pires ressalta que o momento é de atenção às pequenas e médias empresas de turismo, a grande maioria. “A volta das atividades será, ao que tudo indica, lenta, em etapas – e será diferente em cada lugar. E isso vai fazer com que mude o perfil do cliente. Além do desafio econômico, o agenciamento terá de entender quem será esse novo viajante”.

Na sua visão, a retomada das atividades pelo regional é uma forma de o agenciamento se reaproximar do viajante, escorado por pesquisas, estudos e alternativas concretas. Enaltece a valorização de iniciativas cooperadas, a exemplo do protagonismo do Movimento Supera Turismo Brasil. “Eu vejo que o turismo brasileiro avançou muito em tecnologia de gestão, mas precisa melhorar enquanto recurso favorável à experiência do cliente. Aliar o mundo da tecnologia à humanização das relações. Não é possível interagir, o tempo todo, com robôs”.

A caminho do Aeroporto Internacional de Guarulhos, no banco de trás de um automóvel, o secretário do turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, deu o seu testemunho enquanto ex-presidente da Embratur e figura de proa do setor. Congratulou-se com os três amigos participantes, os quais presidiram a Embratur com empenho e brilhantismo. “O momento para o agenciamento de viagens é difícil, dada a busca de redução de custos. Mas é uma oportunidade para aprimorar e refinar o atendimento; focar em novos nichos de mercado”.

Lummertz grifa que “o novo normal mal começou, está na sua infância”. Comenta que o século passado foi marcado por eventos de natureza ideológica. E que esse aponta para eventos de ordem biológica. Daí a necessidade de mudar a percepção sobre a vida, como um todo. ‘É preciso entender que a questão da saúde veio para ficar. Há que se lidar com as decorrências da superpopulação, onde nós somos parte das soluções e parte do problema”.

O Webinar, no seu todo, foi denso e rico em conteúdos para quem lida com a indústria do turismo. Tratou de grande parte das questões inerentes aos efeitos da pandemia – flexibilização com foco na segurança sanitária; a construção do novo normal desvencilhada da volta ao passado; o papel das lideranças; as ações mais relevantes que se dão no país e tudo que tem a ver com o desenho de futuro. Por isso, vale a pena assistir à gravação do Webinar, que se soma a outras iniciativas acertadas do Movimento Supera Turismo Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version