Flexibilização das normas de trânsito: como isso pode impactar a saúde do cidadão comum?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Thiago Almada
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
O Projeto de Lei Nº 3267/19, do Poder Executivo, que tramita em caráter de urgência na Câmara dos Deputados, sugere diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Entre elas estão as propostas de dobrar a pontuação limite para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação e ampliar de 5 para 10 anos a validade da CNH. Além disso torna a realização dos exames de aptidão física, mental e psicológica - atualmente atribuição exclusiva de peritos e entidades credenciadas - passíveis de serem realizados por quaisquer profissionais não credenciados pelos órgãos executivos de trânsito.
O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, por meio da Comissão Especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana, tem se mobilizado e se posicionado contra esse PL. A entidade acredita que essas mudanças terão como consequência uma redução do controle e da fiscalização do trânsito e aumento da precariedade dos serviços de avaliação e controle preventivo dos eventos no trânsito.
“As alterações propostas significam um enorme retrocesso às políticas e ações de combate aos acidentes e à mortalidade no trânsito, amplamente discutidas e argumentadas com bases de indicadores clínicos, sociais e epidemiológicos”, avalia a psicóloga Simone Ciotta, conselheira do CRP-SC.
Através de um olhar científico o CRP-SC se coloca à disposição para alertar a sociedade e profissionais psicólogos para a importância da manutenção e evolução do Código de Trânsito Brasileiro.
Sobre o CRP-SC
O Conselho Regional de Psicologia da 12° Região - Santa Catarina (CRP-12) faz parte de um sistema formado pelo Conselho Federal de Psicologia e outros 22 Conselhos Regionais distribuídos por estados e/ou regiões. Tem como funções primordiais orientar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de psicólogo no nosso Estado, zelando pela fiel observância dos princípios éticos e disciplinares da classe profissional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>