Projeto de realidade aumentada da DHL para Canon inova processo de picking em centros de distribuição
• Com base em testes internacionais, DHL Supply Chain passou a utilizar óculos de realidade aumentada no e-commerce de câmeras da Canon no Brasil
• Ferramenta foi totalmente customizada para o projeto pela provedora de soluções Ubimax
• Intuitivo e fácil de usar, os óculos agilizam o processo de picking e reduzem erros
A DHL Supply Chain, líder em armazenagem e distribuição, e a Canon, empresa multinacional de câmeras, lentes e impressoras, fizeram uma parceria para trazer ao Brasil uma das tecnologias mais promissoras para o mercado de logística: o seletor de visão com lentes de realidade realidade aumentada. Os óculos inteligentes são aplicados na área de armazenagem da divisão de e-commerce de câmeras da Canon no Brasil que, em conjunto com novas configurações sistêmicas do software de gestão de armazenagem (WMS) e melhorias no layout operacional, proporcionaram uma redução de 60% no tempo médio de coleta, sem mencionar o ganho quanto à assertividade do processo graças à sua interface mais amigável. O modelo utilizado é o Google Glass Enterprise Edition, executando o seletor de visão xPick, cujo software foi totalmente personalizado para operação com desenvolvimento da provedora de soluções Ubimax.
Os óculos inteligentes, cujos testes aplicados a logística foram iniciados pela DHL na Holanda, são usados por quatro colaboradores simultaneamente, em dois turnos. O equipamento mostra nas lentes as informações do produto que deve ser recolhido, sua localização no armazém e seu local de posicionamento no carrinho de coleta (veja no gráfico). Os produtos manipulados são registrados com um escâner em formato de anel, deixando as mãos livres.
"O equipamento é fácil de usar, visual e intuitivo, dispondo ainda de recursos de ativação por voz e recomendação dos melhores trajetos dentro do armazém. Com isso, aprimoramos nossa eficiência operacional, acuracidade de picking e reduzimos erros, o tempo de escaneamento e, drasticamente, o período de treinamento de colaboradores", afirma Norton Batista, diretor de Operações da DHL Supply Chain.
A inovação faz parte de um projeto maior que envolveu a renovação antecipada do contrato da DHL com a Canon, a troca da plataforma de gestão e a quase eliminação do uso de papel no trâmite dos produtos dentro do armazém. A DHL presta uma ampla gama de serviços a Canon que inclui recepção, armazenagem e expedição de produtos, etiquetagem e re-embalagem, gestão de inventário, e-commerce para câmeras e peças de reposição. No Centro de Distribuição da DHL, são armazenados impressoras, plotters e seus suprimentos, câmeras e peças.
O projeto de implantação dos óculos de realidade aumentada começou em dezembro de 2018, com o desenvolvimento do hardware e da interface em português. Em fevereiro e março de 2019 foram realizados os primeiros testes, com o equipamento entrando em operação completa em abril de 2019.
"Temos planos de expandir a utilização dos óculos para outras linhas de produtos da Canon no Brasil, especialmente para facilitar a contagem cíclica de inventário. Além disso, essa tecnologia tem muito potencial no Brasil e estamos conversando com outras empresas interessadas", conclui Norton Batista.
DHL - The logistics company for the world (DHL - A empresa de logística para o mundo)
A DHL é a marca líder mundial no setor logístico. Nossas divisões da DHL oferecem um portfólio único de serviços de logística que abrangem desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, as soluções de operação e transporte de comércio on-line, remessas expressas internacionais e os transportes marítimo, aéreo e rodoviário até o gerenciamento da cadeia de suprimentos industriais. Com os 380.000 colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta as pessoas e os negócios de maneira segura e confiável, o que possibilita fluxos de comércio global sustentáveis. As soluções especializadas para os mercados e setores em crescimento, que incluem os de tecnologia, ciências da vida e saúde, engenharia, manufatura e energia, automobilístico e de varejo colocam a DHL significativamente na posição de "The logistics company for the world (A empresa de logística para o mundo)".
A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL. O Grupo gerou receitas de mais de 63 bilhões de euros em 2019. Com práticas empresariais sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo contribui positivamente para o mundo. Até o ano 2050, o Grupo Deutsche Post DHL planeja alcançar uma logística sem emissões.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>