SEGS Portal Nacional

Veículos

Azul, vermelho e violeta: a história por trás das cores e do logo BMW M

  • Sexta, 05 Junho 2020 10:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Veloso Jr.
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Os modelos BMW M1, M3 e M5 são admirados por muitos aficionados de carros de corrida e as cores do logo “M” são extremamente familiares para todos eles. É bem conhecido entre os entusiastas que “M” na sigla “BMW M” refere-se a Motorsport, tratando-se, portanto, da nomenclatura atribuída às versões esportivas da marca. Mas poucos sabem de onde surgiu a inspiração para o logo e utilização das cores nesta divisão da BMW.

O lendário logotipo, com as três listras encostadas no M, tem como objetivo enfatizar a velocidade e o dinamismo da série BMW M. Já a cor azul, da Baviera, pode ser óbvia devido à cor do logotipo da BMW, mas de onde vêm o vermelho e o violeta?

Toda história de grande sucesso tem um mito associado a ela, e o mesmo vale para o logotipo e as cores do BMW M. Os seguintes funcionários da BMW estiveram envolvidos na seleção das cores para o design da divisão de automobilismo da BMW em 1972: Jochen Neerpasch, então diretor de corridas e co-gerente da BMW Motorsport GmbH; Wolfgang Seehaus, designer de interiores da BMW na época; e Manfred Rennen, então designer exterior da BMW.

BMW M GmbH

A BMW M GmbH foi fundada em 1972 como uma unidade de negócios para produtos esportivos da marca. Naquela época, o nome oficial ainda era BMW Motorsport GmbH. A recém-criada divisão de carros esportivos foi criada para combinar e profissionalizar as atividades de corrida da BMW sob uma identidade corporativa unificada.

O designer Seehaus fazia parte da equipe e foi ele quem criou as cores BMW M: azul, violeta e vermelho, onde azul significa BMW, vermelho representa o automobilismo e violeta simboliza a combinação única dos dois. O ex-diretor de corrida da BMW Jochen Neerpasch afirma que Seehaus também escolheu essas cores devido à boa diferenciação nas fotos em preto e branco.

A derivação das cores do BMW M (Motorsport) é tão simples quanto engenhosa. Raramente uma combinação de cores gerou tanto valor e reconhecimento da marca.

O logotipo tricolor da BMW M rapidamente chegou aos carros de corrida da Bayerische Motoren Werke. O design de cores marcantes foi lançado em 1973 no BMW 3.0 CSL, que também se tornaria um ícone da BMW. Segundo Neerpasch, o designer gráfico externo Pierre Mendell foi responsável pelo desenho final do veículo em cooperação com o designer da BMW Rennen. Até hoje, os carros de desempenho na divisão de corrida ainda ostentam as renomadas cores M em vários tamanhos e modelos.

O que é frequentemente esquecido é que o esquema de cores (azul, violeta e vermelho) do BMW M existe há muito mais tempo do que o próprio "M". Enquanto as cores foram usadas a partir da série BMW M de 1973, a letra "M" foi incorporada ao logotipo em 1978, com o lançamento do BMW M1. Desde então, o esquema tricolor e o “M” sempre foram usados ​​juntos e são estampados em todos os veículos BMW M.

BMW M logo

O lendário logotipo usado desde 1978, com as três listras encostadas no M, tem como objetivo enfatizar a velocidade e o dinamismo da linha BMW M. Concebido pelo estúdio de design Italdesign, sob a direção de Giorgio Giugiaro, também é conhecido como o "Giugiaro M".

Ao longo dos anos, o design do logotipo M e das listras M foi cuidadosamente refinado. “As faixas tricolores da BMW M continuam a definir a identidade da BMW M GmbH e BMW M Motorsport até hoje”, afirma Marc Thiesbürger, do BMW Group Classic.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 05, 2025 Veículos

Haval H6 2026 chega a MG em apresentação exclusiva na…

Dez 05, 2025 Veículos

Mercedes-Benz implementa nova campanha Because It’s…

Dez 05, 2025 Veículos

Jeep mantém ritmo forte de vendas em novembro e passa…

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Dez 03, 2025 Veículos

Revisão do sistema de freio do veículo garante…

Dez 03, 2025 Veículos

Férias e estrada? Veja como os gases industriais…

Dez 03, 2025 Veículos

Tecnologia de Realidade Aumentada TeamViewer acelera…

Dez 02, 2025 Veículos

Luciana Felix dá 5 dicas de manutenção preventiva para…

Dez 02, 2025 Veículos

5ª edição do Autoconcept 2025 traz ao Brasil os maiores…

Dez 01, 2025 Veículos

Dia perfeito para Piastri enquanto a disputa pelo…

Dez 01, 2025 Veículos

Procura por veículos utilitários de trabalho 0KM sobe…

Dez 01, 2025 Veículos

Vai lavar o carro? Dicas para escolher o melhor local

Nov 28, 2025 Veículos

Kia PV5 conquista o prêmio de "Van Internacional do Ano…

Nov 28, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO celebra sua primeira participação no…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version