SEGS Portal Nacional

Veículos

Fumante infectado com coronavírus tem 14 vezes mais chances de morrer do que uma pessoa não fumante, alerta a SOCESP

  • Quarta, 27 Mai 2020 12:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laner Antonio Andrade Azevedo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Na semana do Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP promove uma campanha de conscientização.

O cigarro é responsável pela maior incidência de infartos e eleva em três vezes as chances de morte súbita. Os dados são da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, que estima que o tabaco responda por 25% dos casos de infarto, cerca de metade dos derrames cerebrais e aumente em três vezes o risco de morte súbita. Entre as mulheres, esses riscos podem ser ampliados em até cinco vezes.

Diante desse cenário alarmante e aproveitando a mobilização do Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio, a SOCESP organizou campanhas virtuais, com postagens diárias, em seu site www.socesp.org.br/publico e mídias sociais, voltadas à conscientização sobre os perigos de fumar. Para se ter uma ideia, os danos que o cigarro provoca no organismo podem ser comparados com os prejuízos da forma mais grave da COVID-19, com a diferença que o tabagismo fará a parte dele no decorrer de um tempo mais longo – são sete milhões de mortos no mundo, a cada ano, por patologias relacionadas ao tabaco – enquanto a doença provocada pelo coronavírus faz os mesmos estragos em poucos dias.

“Trata-se da principal causa evitável de morte e encurta a vida de homens em dez anos e de mulheres em 12 anos”, lembra o presidente da SOCESP, João Fernando Monteiro Ferreira. “O fato de os fumantes estarem mais propensos às infecções virais e a probabilidade de morte 14 vezes maior quando a COVID-19 infecta fumantes, de acordo com estudos realizados, faz deste um bom momento para se pensar em tratamentos antitabagismo.”

O tabagismo enfraquece o sistema imunológico, tornando a reação protetiva do corpo frente às infecções mais lenta. Doenças pulmonares ou capacidade pulmonar reduzida – comuns em fumantes - também aumentam o risco de desenvolver as formas mais graves das infecções.

A cardiologista e assessora científica da SOCESP, Jaqueline Scholz, reforça o fato de o tabagismo ser uma patologia, assim como a diabetes e a hipertensão, por exemplo. “Um fumante disposto a largar o vício precisa de acompanhamento médico e de uma estratégia terapêutica, com uso de medicações para ter mais sucesso”, diz. Os tratamentos antitabagismo também são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente.

O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de tabagistas, com 7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens. Mas o número de brasileiros que mantém o hábito de fumar caiu 38% no período de 13 anos. Em 2019, 9,8% afirmavam ter o hábito de fumar, enquanto em 2006 o índice era de 15,6%. A prevalência de fumantes é menor nas faixas extremas de idade: entre adultos com 18 a 24 anos (7,9%) e adultos com 65 anos e mais (7,8%).

A boa notícia é que a recompensa por vencer a luta contra o tabagismo chega rápido: dados da SOCESP apontam que 20 minutos depois do último cigarro, a pressão e a frequência cardíaca já normalizam; entre 24 e 72 horas, os pulmões já oxigenam o sangue melhor. Depois de alguns dias, o olfato e o paladar estão mais aguçados. “Um ano sem tabaco e o risco de infarto é reduzido pela metade e, entre cinco e 10 anos, a probabilidade de um infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou”, estimula Jaqueline Scholz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version